O planejamento operacional, também chamado de PO, é derivado da palavra “operação” que significa execução metódica ou combinação sistemática. Trata-se de um documento que empresas e organizações criam determinando todas as metas e objetivos que buscam atingir bem como o que deve ser feito para alcançar os resultados almejados em um determinado espaço de tempo.
Ele nada mais é um plano que tem como principal objetivo “organizar a vida de uma empresa”, aumentando o rendimento dos colaboradores, diminuindo despesas e economizando o tempo gasto nas atividades diárias.
Este documento deixa claro todas as ações, técnicas e táticas que deverão ser utilizadas por cada departamento, gestor e colaborador a fim de atingir os objetivos planejados pela empresa.
É importante salientar que o plano operacional não só estipula o que deve ser feito como também possibilita acompanhar o andamento das tarefas e, ainda, avaliar se tudo está correndo de forma eficaz. Sendo assim, se uma atividade não está sendo realizada de forma satisfatória, por exemplo, o gestor da empresa tem a possibilidade de mudar as estratégias no decorrer do planejamento operacional.
Este documento é fundamental não só para otimizar a produção e maximizar os resultados de uma empresa como também organizar processos, controlar a produção e acelerar o alcance de resultados.
Contents
Dicas de como fazer um Planejamento Operacional
Confira algumas dicas de como realizar o planejamento operacional e, consequentemente, aumentar a produtividade de profissionais e equipes:
-
Avalie quais são as metas da organização –
O primeiro passo para criar um planejamento operacional e avaliar quais são os objetivos da empresa e a atuação situação onde ela se encontra: sua atuação no mercado, sua cartela de clientes, os lucros obtidos, suas dificuldades e necessidades, seus maiores problemas e tudo o que for relevante para a vida da empresa.
-
Estipule objetivos imediatos –
Após identificar a atual situação da empresa é hora de determinar quais são os objetivos e metas mais urgentes que deverão ser realizadas de forma prioritária.
-
Tenha uma equipe competente –
Não adianta nada criar um planejamento operacional eficiente se não houver profissionais qualificados e habilitados a realizar cada tarefa. Por isso, ter uma equipe competente é um fator fundamental.
-
Determine metas específicas para cada tarefa –
Após conhecer as necessidades da empresa, determinar objetivos prioritários e ter uma equipe qualificada é hora de determinar metas para cada tarefa e atividade especificada no plano operacional. Isso inclui avaliar os custos, gastos, tempo e recursos que serão necessários para o desempenho de cada atividade.
-
Defina os prazos –
Além de determinar as metas tanto individuais quanto da equipe, é importante também definir os prazos para a realização de cada tarefa, assim, a empresa poderá controlar melhor a execução dos planejamentos.
-
Avalie pontos fortes e de melhoria –
Durante a execução do plano operacional é importante avaliar os pontos fortes, de melhoria, erros e acertos durante todo o processo de execução para nortear o que precisa ser mudado ou reavaliado. Se for preciso determinar novas mudanças, faça. O importante é que tudo saia conforme o planejado e os resultados sejam realmente obtidos com sucesso.
E você já realizou ou fez parte de um planejamento operacional? Quais foram os resultados obtidos? Deixe o seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.