Bonecos de plástico representando o cenrário do psicodrama

Tatyana Dzemileva/Shutterstock O Psicodrama é uma excelente forma de ilustrar e resolver conflitos na empresa

O Psicodrama é um método poderoso que foi desenvolvido pelo médico romeno, Jacob Levy Moreno. Tem como objetivo ilustrar por meio da representação de cenas determinadas situações e, por meio, delas revelar quais são as atitudes, emoções, sentimentos e comportamentos que tanto podem potencializar como sabotar os resultados dos indivíduos.

No dia a dia de uma empresa, às vezes, é fato que pela falta de observações mais profundas dos acontecimentos, que alguns comportamentos errôneos dos colaboradores se tornem frequentes. Isso se mostra por meio dos problemas de relacionamento entre colegas e líderes, dificuldades na comunicação, desrespeito às normas, à hierarquia, desmotivação e baixa produtividade.

Na prática, isso é altamente negativo, pois cria um ambiente cujo clima não favorece o desenvolvimento dos profissionais, onde as diretrizes e valores não são claros e estes problemas são sempre frequentes. O Psicodrama Organizacional ajuda a mudar isso. Vamos entender como!

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Veja Como o Psicodrama Organizacional Funciona

Podemos dizer que o Psicodrama consiste em realizar um pequeno teatro a fim de mostrar aos participantes/colaboradores da empresa seu cenário atual, as perspectivas de cada um dentro daquela situação e de fazê-los entender como suas ações contribuem positiva ou negativamente para o fato. Para isso, existem três dimensões específicas que devem ser representadas e que são:

1 – Percepção da Identidade – Visão sistêmica da situação apresentada.

2 – Reconhecimento do Eu (Autopercepção) – Entendimento do meu papel, de minha participação na situação.

3 – Reconhecimento do Outro (Empatia) – Observação do problema apresentado a partir da visão do outro, de forma empática colocando-se em seu lugar.

Após todos tomarem esta consciência de seus papéis é hora de dividir o grupo e definir as funções de cada um dentro da encenação. Para isso são necessários cinco elementos específicos e que são respectivamente:

1- Cenário – Consiste no ambiente que o problema se dá ou local ( sala de trabalho, reunião, ambiente da empresa).

2- Protagonista – Representa a personagem central da história, que pode ser tanto um profissional como equipe em si e que figurará a situação.

3- Diretor – O psicoterapeuta do protagonista ( da equipe ou do colaborador).

4- Egos – auxiliares – Demais personagens (são uma espécie de figurantes que contracenam com o protagonista da história).

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5 – Plateia – Os demais colegas que observam a cena dramática apresentada.

Após definir todas as participações é hora de recriar a situação conflitante por meio de uma cena protagonizada pelos profissionais da equipe. Para isso, todos devem repetir as palavras e comportamentos exatos que causam o problema para que assim, todos possam ter uma visão também clara do acontecimento e compartilhar ideias que mudem a situação.

O Psicodrama Organizacional é uma peça de teatro em que os personagens são os profissionais e a empresa, mas com um final que pode ser mudado a partir das transformações do próprio grupo, o que é maravilhoso. De forma simples, ajuda a ilustrar os problemas e, especialmente, a visualizar soluções para eles, por meio do aprofundamento da visão e de uma autocrítica mais aguçada.

Assim, como numa encenação, quando todos os atores estão verdadeiramente comprometidos em fazer com que aquela iniciativa seja realmente sucesso, nesta abordagem também só depende de cada profissional dar seu melhor para implementar as mudanças emocionais e comportamentais que os levem a ser mais bem-sucedidos em seu trabalho e nas relações interpessoais!