Quando falamos em Chairman vs CEO, você sabe quais são as diferenças entre esses dois perfis profissionais e o papel de cada um na empresa? Se ainda não sabe, fique tranquilo, pois vamos falar exatamente sobre isso neste texto, a fim de entendermos, na prática, quais são as funções e o poder de cada um na organização.
Por mais que essas duas palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos, é importante ressaltar algumas diferenças que existem entre elas. Para compreender os fatores que distinguem essas duas posições, é só dar continuidade à leitura a seguir!
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O CEO e o presidente são a mesma coisa?
Quando alguém diz que é CEO de uma empresa, muitas pessoas acham que é o presidente daquela organização. Entretanto, não é bem assim. Ser um Chief Executive Officer (CEO) representa ser um executivo do mais alto escalão, mas não necessariamente o presidente da instituição. É alguém que cuida da gestão do negócio, do planejamento estratégico e dos resultados da empresa.
Muitas vezes, uma organização pode ter um CEO, mas não um presidente, ou o contrário também. Porém, quando a organização tem os dois, pode haver alguns conflitos, pois, embora não façam exatamente as mesmas coisas, as suas funções e autoridades são muito próximas, e isso pode causar conflitos de interesses.
O que diferencia um CEO de um chairman?
Enquanto o CEO cuida da gestão organizacional e da expansão e desenvolvimento do negócio, o chairman é um profissional que faz parte do conselho da empresa e que tem a função de cuidar dos interesses dos acionistas da organização. Ele atua como o chefe dos conselheiros, e o seu papel é o de acompanhar as ações e os resultados da empresa, além de defender os investimentos dos demais conselheiros e investidores.
Pode-se dizer, então, que o CEO coloca a mão na massa e o chairman orienta as ações e, especialmente, fiscaliza se isso está surtindo realmente os efeitos esperados pelos seus representados. Portanto, podemos dizer que essas funções, embora tenham interesses comuns em relação ao sucesso do negócio, são completamente distintas.
Ações de responsabilidade de um chairman
- Comandar o quadro de conselheiros de uma empresa de capital aberto;
- Representar os interesses dos investidores (que são de diversas áreas, tanto de dentro quanto de fora da empresa);
- Equilibrar os interesses dos acionistas;
- Supervisionar as ações tomadas pelo CEO.
Ações de responsabilidade de um CEO
- Cuidar da execução das atividades diárias da empresa;
- Definir os objetivos e o planejamento estratégico da organização — fatores de médio e longo prazo;
- Implementar as decisões do conselho administrativo, respondendo diretamente ao chairman;
- Ser a autoridade máxima de um conglomerado empresarial, em que cada empresa tem um presidente que se reporta ao CEO.
Essas posições podem ser assumidas por uma mesma pessoa?
Em algumas empresas, o presidente é também o CEO. Também pode acontecer de o CEO ser também o chairman da organização. Se esse indivíduo que ocupa simultaneamente duas posições for realmente competente e experiente, isso pode até dar certo.
No entanto, a recomendação mais comum é que essa configuração não ocorra. Isso se deve ao fato de que excelência tática e a competência estratégica não costumam aparecer ao mesmo tempo em um mesmo indivíduo, sem falar no fato de que ele provavelmente ficaria muito sobrecarregado.
Além disso, se o CEO for também o chairman e se o conselho administrativo for formado em sua maioria por quem já faz parte da empresa, essa configuração também pode ser prejudicial, já que as decisões serão tendenciosas, não havendo representatividade de grupos com ideias e interesses distintos.
Unir para impulsionar os resultados da empresa
Por mais que o chairman e o CEO trabalhem de formas diferentes, o fato é que ambos são muito importantes dentro de um negócio que segue essa estruturação. Dos conselheiros, espera-se inteligência e eficácia ao propor ideias, aprovar projetos ou vetar ações consideradas ruins para o empreendimento.
Do chefe executivo, espera-se o mesmo: que respeite o conselho e administre a empresa de maneira eficaz, produtiva e eficiente — no que tange aos processos, às pessoas, ao alcance de metas e à lucratividade da organização.
Por fim, podemos dizer que, juntos, esses profissionais são muito mais fortes, pois podem impulsionar ainda mais os resultados do negócio. Dessa forma, quando a sua comunicação e relação interpessoal são positivas e quando eles se respeitam mutuamente, todos crescem, e toda a empresa ganha!
E você, ser de luz, já trabalhou em um ambiente com CEO e chairman? O que pensa sobre a separação dos poderes dessas autoridades organizacionais? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!