Duas pessoas dadas as mãos ilustrando o poder da empatia

Redpixelpl/Shutterstock A Empatia é o que conecta as pessoas e as coloca na mesma frequência

Muito se refere ao poder da empatia, quando se diz respeito à aproximação interpessoal, pois a empatia é a habilidade de se ligar ao outro de maneira verdadeira e profunda e, por isso, os seus benefícios são inúmeros. É ainda a arte de demonstrar afeto, carinho e amor pelo outro, que nada mais é do que a base do método Self Coaching, no qual o coach (profissional especializado em Coaching), ao conectar-se com o coachee (cliente), doa todo seu melhor, sua luz, ou sua divindade e juntos caminham com destino ao estado desejado.

Desenvolver a empatia parece trivial, no entanto, ainda gera certa confusão se a ela é uma peculiaridade individual, ou se depende de um estado de espírito. Ou seja, é uma habilidade interna de cada pessoa, ou ainda depende de como a pessoa se sente no momento.  Não à toa, a empatia já é objeto de estudo em diversas áreas, as quais ter tal capacidade é o ponto-chave para se ter resultados positivos, como, por exemplo, na medicina, assim como no Coaching, onde entender como a outra pessoa sofre é tão importante quanto entender do que a pessoa sofre.  .

Significado da Palavra Empatia

O termo empatia deriva do grego, empátheia, que significa “paixão”. O seu significado no dicionário diz que empatia é “faculdade de compreender emocionalmente um objeto (um quadro, por exemplo.); capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela; e capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende, etc”.

Contudo, não se pode cometer o erro de confundir empatia e simpatia. Enquanto a empatia é o ato de colocar-se no lugar do próximo, a simpatia envolve em “sentir pena” e, portanto, pensar em como eu me sentiria no lugar da outra pessoa. A simpatia promove a desconexão, já a empatia conduz à conexão.

Assim, apesar de ambas possuírem três componentes, um afetivo, que envolve os sentimentos, do Self 2, um componente cognitivo, onde há a observação e o processamento racional, do Self 1 e um componente comunicativo expressado através das palavras de compreensão; elas se diferem na maneira que o ouvinte se coloca perante a situação ocorrida.

Os 4 Atributos da Empatia

Diante de todo esse cenário, para se desenvolver a empatia são necessárias quatro características:

  1. Olhar o mundo através dos olhos do próximo” – ou seja, no contexto em questão, você de fato ser a pessoa que está te falando, olhara história do ponto de vista dela, não o seu;
  1. Não julgar” – onde não existe pré-julgamento diante das diferenças de mundo entre você e o outro;
  1. “Compreender os sentimentos do próximo” – além de ver a situação com os olhos do próximo, vocêdeve sentir o que ele sente; se colocar na pele dele;
  1. “Comunicar o entendido” – é de extrema importância para que se desenvolva a empatia ter a destreza de dizer, de maneira clara, tudo o que ouviu.

O Poder da Empatia no Processo de Coaching

Em uma conversa na qual o ouvinte se dispõe a ouvir na essência o próximo, se colocando no lugar dele, sentindo o que o outro está sentindo, além de não julgar e depois falar para o próximo o que entendeu de como o outro está se sentindo, é uma prática superpositiva da empatia.

Desenvolver essas quatro habilidades está de mãos dadas com algumas das competências do coach, entre elas “ouvir na essência”, “realizar feedback construtivo e realista” e “suspender todo tipo de julgamento”, por exemplo.

Portanto, um coach poderoso sabe que precisa desenvolver o talento da empatia com excelência, pois será diariamente utilizado nas sessões.  Por isso, quando executados os quatro atributos da empatia, além de conceber uma conexão intensa, são satisfeitas as quatro necessidades básicas do ser humano.

Primeiramente, para quem ouve; a intenção genuína de se colocar no lugar e ajudar o próximo que se encontra em uma situação difícil, gerando vínculo e possibilitando ao próximo refletir, motiva a satisfação, o reconhecimento e um sentimento de plenitude. Já a pessoa que recebe o ato de empatia e, é ouvida na essência, além de refletir, esta reflexão causa nela a compreensão do seu direito de errar e fazer diferente. Por fim, ambos acolhidos mutuamente, se sentem pertencentes àquele contexto, ou sistema que criaram.

Satisfazer as quatro necessidades básicas do ser humano, em sintonia com os atributos da empatia pode ainda contribuir na compreensão da complexidade do dia a dia, pois nos ajuda a nos engajarmos ainda mais nos cinco fundamentos da Mente Integrativa de Bob Deutsch, que são: (a) viver o sentimento, (b) ser curioso, (c) estar receptivo/aberto, (d) utilizar metáforas e (e) entender o paradoxo.

Por conseguinte, desenvolver as quatro essências da empatia é de extrema relevância para se tornar um coach expressivo e significativo na vida dos coachees e gerar resultados extraordinários. A empatia abrange competências do coach, além de corresponder às necessidades básicas do ser humano e ainda, discorre dentro dos preceitos da mente integrativa, estabelecendo uma vida mais profunda, completa e significativa, onde você aprende a honrar e respeitar a sua história e a história do próximo, buscando viver ainda mais os seus sentimentos.