Eu não posso; eu não consigo e não sou capaz: estes são exemplos de palavras negativas, ou melhor, de frases negativas que devemos veementemente evitar. Na prática, elas expressam crenças igualmente negativas, que se alimentadas diariamente, acabam sabotando nossa autoestima, nossa autoconfiança e os nossos resultados pessoais e profissionais. Portanto, fique atento e jogue fora palavras que não ajudam você!

Muitas vezes, sem nem mesmo percebermos, nós mesmos nos sabotamos quando repetidamente pensamentos negativos, como, por exemplo, os de que não somos bonitos ou bons o suficiente; que não merecemos ser bem-sucedidos financeira e profissionalmente. Isso também acontece quando antes de uma apresentação importante, sua mente diz que não vai conseguir sair-se bem. Quando diante de um encontro, com a pessoa que gosta; não consegue sentir-se confiante, pois, mais uma vez, sua mente diz que você não é bom ou boa, o bastante, para ela ou ele.

Entende o que eu quero dizer? Já se sentiu assim também? Estes exemplos mostram como as palavras negativas ecoam em nossa cabeça, nos fazendo acreditar em coisas ruins, alimentar medos e a nos limitar em vários sentidos. Portanto, não é simplesmente o que você diz, mas sim o que você pensa que faz com que se sabote tão constantemente e deixe de conquistar o que deseja.

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Dicas Para Evitar Palavras Negativas

Segundo a Psicologia Positiva, para cada pensamento negativo que temos, é preciso de pelo menos três ideias positivas para reverter à situação. Isso mostra a força que uma crença ruim tem sobre nossa forma de ser, pensar e agir e sua capacidade de influenciar e nossos resultados e felicidade.

Entretanto, isso não é motivo para perdermos as esperanças. Palavras negativas são ditas e ouvidas desde que nos entendemos por gente, porém, isso não é motivo para nos rendermos a esta situação e seguirmos repetindo os mesmos comportamentos nocivos. Isso quer dizer que você não precisa sucumbir ao “Efeito Manada” e, seguir fazendo tudo igual todo mundo faz. Vamos ver então o que podemos fazer na prática:

Evite Palavrões –

Por mais que seja uma forma de extravasar um sentimento, palavrões têm realmente uma carga de emoções muito pesadas e ruins, surgem em momentos nervosos, revelam nossa agressividade e, geralmente, são proferidos para ofender o outro ou a nós mesmos. Evite ao máximo usá-los!

Elimine Crenças Negativas –

As crenças negativas que temos sobre nós e os outros; são as maiores origens de palavras negativas, pois são por meio delas que externamos nossa autossabotagem, nossos pensamentos ruins em relação às pessoas ao nosso redor e acabamos crendo que, nós e os outros, somos tudo de ruim que povoa à nossa mente.

Evite palavras negativas no trato comercial

Evite abordar assuntos negativos principalmente nos e-mails. Pense que a pessoa do outro lado pode estar indisposta em ler seus e-mails. Quando for dar uma notícia pouco positiva, reformule a frase ou notificação para que fique mais leve. Exemplos de palavras negativas: Nunca, inevitável, incerto, medo, erros, problemas, irresponsável, infeliz, mau, falhas, atraso, limitado, fracasso, negligência, dificuldade, hesitação, dificuldade, obscuro. 

Tenha uma atitude centrada

Seja amigável, pense sempre no seu interlocutor quando for conversar ou passar alguma mensagem por escrito. Sempre se coloque no lugar do outro para ter uma atitude mais centrada. Entenda as razões do outro sendo mais empático. 

Evite elogios ao extremo

Evite usar adjetivos extremos quando for conversar com alguma pessoa. Seja gentil e profissional. Evite frases como “lamentável”, “lamento profundamente”, “tarde demais”. 

Evite palavras negativas

Tanto quanto possível, evite usar palavras negativas em seus e-mails. Eles podem assustar o público ou criar tensão desnecessária nas relações comerciais. Esteja ciente das percepções. A seguir, algumas palavras que você deve tentar evitar:

Use frases positivas para transmitir notícias negativas

Considere como você é receptivo às notícias negativas. Ninguém quer sentir mal com notícias negativas. Então, transforme o tom negativo em um tom positivo. Forneça um contexto para as notícias, dê as razões e depois dê as más notícias. Considere colocar as notícias negativas no meio da conversa. Não digo para esconder a notícia ruim, apenas tenha uma base suficiente para comunica-la. Fale sempre sobre as alternativas e a boa vontade. Ao oferecer alternativas e soluções, você está sendo proativo e prestativo. O segredo é não prometer demais e ser realista nas soluções. 

Fale do que pode ser feito

Você não irá ganhar nada falando às pessoas o que elas não podem fazer ou o que não pode ser feito. Em vez disso, seja construtivo e concentre-se no que pode ser feito. Em vez de falar sobre as limitações ou restrições, fale sobre possibilidades e oportunidades. Em vez de falar sobre falhas, fale sobre diferenças.

Mude a frase negativa para positiva

Evite frases que usa o “não”, por exemplo, quando for dizer: “não menos que”, prefira “pelo menos”, ou “não mais do que”, prefira dizer “no máximo”.  Pode não parecer mas causa um efeito muito mais benéfico. O principal problema da combinação de não com advérbios negativos é que os negativos duplos se anulam mutuamente, deixando-o com um significado positivo quando você provavelmente pretendia um negativo. Excluindo o advérbio negativo preserva o significado negativo pretendido. 

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Use antônimos

Uma estratégia bastante eficaz é usar antônimos. Por exemplo, ao invés de dizer: “não é necessário” diga, “necessário”. Também pode adicionar uma camada de significado que seria perdida se fosse alterada para a forma positiva.

 

Por fim, busque observar sua forma de comunicação. Avalie se você usa mais palavras positivas ou negativas e, caso sejam não muito boas, tente, com toda sua energia e inteligência, se policiar a partir de agora. Para isso, a cada vez que palavras ruins quiserem sair de você, faça um contra-ataque, e pense coisas positivas, trabalhe em ideias construtivas e evite proferir termos negativos, que apenas sabotam você, suas relações interpessoais e seus resultados profissionais e pessoais. Aproveite estas dicas e use e abuse das palavras positivas.

 

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