Profissional sendo aplaudido por seus colegas e mostrando como ser carismático

Wavebreakmedia/Shutterstock Um profissional carismático sempre se destaca!

Se para alguns profissionais mostrar como ser carismático no trabalho é tarefa fácil e natural, para outros saber como demonstrar esta habilidade é realmente um grande desafio. Para os mais tímidos isso pode ser ainda pior, pois como são mais introvertidos, têm mais dificuldades de socializar e de exercer este poder cativante que uma pessoa carismática tanto tem.

Mas o que é carisma? Por que algumas pessoas têm mais e outras menos? Bem, esta palavra tem origem na Grécia, no termo grego: “Charisma”, que na tradução representa – agradar. No trabalho podemos identificar um profissional carismático facilmente, pois é aquele que agrada quase todo mundo com seu jeito de ser expansivo, cativante, bem – humorado e fácil de lidar.

3 Dicas de Como Ser Carismático no Trabalho

Não é porque muitas pessoas são naturalmente mais carismáticas que você não pode desenvolver esta habilidade e agir de forma mais sociável também em seu dia a dia na empresa. Tudo depende, é claro, de sua abertura e permissão para se relacionar com seus colegas e superiores de forma mais aberta, atrativa a agradável. Neste sentido veja minhas dicas poderosas para ser mais carismático no trabalho:

Vença sua Timidez

Para mostrar seu carisma no trabalho é importante que vença sua timidez e passe a interagir mais com seus colegas e líderes. Mesmo que aos poucos e, no seu tempo, respeite seus limites, mas procure conversar com as pessoas ao seu redor, interaja com elas, se mostre disposto a ajudar os demais, compartilhe suas ideias e seja o mais natural que puder. Não precisa forçar nem ser insistente, naturalmente e à medida que for se mostrando e superando a timidez, os demais vão gostar de você por mostrar melhor quem é.

Sorria Mais

Uma profissional cativante tem sempre um sorriso no rosto, que na verdade é um dos melhores convites à interação interpessoal. Por isso, experimente sorrir mais, pois esta é uma forma positiva de mostrar-se aberto a se comunicar com seus colegas e clientes, fazer rapport por meio de uma conexão visual e conquistar sua confiança para estabelecer relacionamentos amistosos.

 Esteja Aberto

Carisma é uma qualidade muito importante, por isso para desenvolvê-lo é importante estar aberto a interagir com todos os tipos de pessoas, colegas e clientes e a desenvolver com eles relações positivas, produtivas e amistosas. Um profissional carismático é assim com todo mundo, aberto, expansivo, sorridente, bem-humorado e aberto a colaborar com o seu melhor.

Vê como não é simples desenvolver características carismáticas? Tudo depende de sua abertura, de vencer a timidez e também de não ter preconceitos quanto às pessoas ao seu redor, pois um profissional carismático é assim de modo geral, ou seja, interage com todo mundo sem reservas. Tanto é que seu poder de comunicação e sua habilidade no relacionamento interpessoal: são grandes diferenciais competitivos em sua carreira.

Há quem goste e quem não goste disso, mas o certo é que ele verdadeiramente tem o poder de chamar a atenção aonde quer que vá e de cativar as pessoas com muita facilidade. Se você deseja ser assim também aproveite estas dicas e desenvolva seu carisma no trabalho e em qualquer lugar onde esteja.