Empresária feliz, fazendo sinal de positivo ao ter a necessidade do cliente atendida em sua loja

Iakov Filimonov/Shutterstock Ouvir e entender a necessidade do cliente é primordial! Veja como o Coaching pode ajudar nisso!

Qual é a principal necessidade do cliente? Se você tem uma empresa ou pensa em empreender; esta deve ser uma das primeiras perguntas que você deve responder. Sem dúvidas, o cliente é o principal recurso de todo negócio, sem ele nenhum empreendimento existe ou resiste no mercado. Você pode ter dinheiro para investir, bons colaboradores, uma excelente estrutura física, mas sem consumidores de nada adianta investir energia e tempo, pois ele é o combustível de todas as empresas e, como tal, é essencial.

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Muitos empreendedores não entendem esta lógica e colocam seu gosto pessoal à frente das necessidades e desejos dos clientes. Com isso, acabam comercializando produtos e serviços que eles acreditam serem os melhores, entretanto sem perguntar aos seus consumidores se eles querem ou realmente precisam daquilo. Não por acaso, este é um dos erros estratégicos mais comuns e que também mais ajudam a levar as empresas à falência.

Para evitar que isso aconteça à estratégia é muito simples e efetiva: ouvir seus clientes. O que isso significa? Que os empresários ou aqueles que desejam empreender devem buscar conhecer as reais necessidades de seu público – alvo, perguntar o que eles querem e esperam de uma empresa, quais produtos ou serviços buscam para atender suas demandas e trabalhar em cima de informações e dados reais.

Achismo no universo do empreendedor é sinônimo de amadorismo, pois se existem ferramentas para pesquisar o mercado, conhecer os anseios dos clientes, as tendências em seu comportamento; decidir levado apenas pela intuição é um erro que pode custar muito a qualquer empresário. Portanto, seja inteligente, estratégico e sagaz ao definir o escopo do seu negócio para que ele realmente atenda necessidades reais e tenha mais condições de crescer e se destacar em seu segmento.

Como o Coaching Pode Ajudar a Entender a Necessidade do Cliente?

Na essência do Coaching está o entendimento do comportamento humano, de suas particularidades, do mindset das pessoas em determinados momentos e situações. Este conhecimento sobre a forma de ser, pensar e agir do ser humano pode ser um grande aliado dos empreendedores, em sua busca por identificar e conhecer as reais necessidades do cliente e para aprende como atendê-las plenamente.

Abraham Maslow e as Necessidades Básicas do Ser Humano

Uma das ferramentas usadas no processo consiste na teoria do psicólogo americano, Abraham Maslow, sobre as Necessidades Básicas do ser humano. Estas por sua vez são: Biológicas (ligadas à nossa sobrevivência física), de Segurança, Pertencimento, Estima (relacionada ao reconhecimento), Estética (autoimagem, autoestima e como vemos nossa beleza e a beleza do mundo), Cognitiva (ligada à necessidade de aprendizado e de adquirir novos conhecimentos) e, por fim de Autorrealização, ou seja, de alcançar nossos sonhos e desejos pessoais e profissionais.

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Quando o empreendedor também passa a compreender estas necessidades, ele pode observar seu cliente por diversos pontos de vista e orientar suas estratégias para atender seus desejos, dos mais básicos aos mais existenciais. Isso permite definir com mais clareza também quais são os produtos ou serviços que tem mais ou menos a ver com cada perfil de público e ser mais assertivo na abordagem ao cliente.

Outro ponto em o Coaching pode ajudar muito é na forma de comunicação, pois este é um ponto essencial para o sucesso de todo e qualquer processo de vendas. Para isso, evidencia quais são as melhores formas de se comunicar com um cliente, de acordo com seu perfil comportamental, e o que incluir e excluir nesta interação para conseguir chamar a atenção do público, usar os tons de voz, palavras e argumentos certos para que feche sua compra.

Como podemos ver o Coaching é um aliado dos empresários que buscam ouvir e atender a necessidade do cliente e desenvolver um negócio antenado com seus desejos e que realmente seja aquilo que os seus consumidores desejam ter e consumir.