A liderança organizacional é um conceito que se refere à importância do papel do líder dentro de uma empresa. É ele o responsável por :guiar, instruir, delegar, corrigir, dar feedbacks, reconhecer e coordenar os colaboradores, de forma que eles saibam o que devem fazer, como, quando e de que forma, além de se sentirem motivados para isso. Continue acompanhando e saiba mais sobre o tema e sua importância.
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O Papel da Liderança Organizacional
Um líder tem diversos papéis, dentre eles os mais importantes são:
- Definir os objetivos da organização em curto, médio e longo prazo.
- Motivar os seus colaboradores e cuidar do clima organizacional.
- Cuidar para que a equipe se mantenha unida, engajada e empenhada em atingir os objetivos.
- Promover desenvolvimento, crescimento e grandes resultados para a empresa.
- Defender a cultura organizacional e os valores da empresa e disseminá-los junto aos seus colaboradores, clientes e aos públicos externos.
- Promover boas práticas de liderança e gestão de pessoas e processos;
- Ser um exemplo profissional e pessoal positivo para a sua equipe.
- Representar a organização e seus colaboradores externamente.
- Promover a renovação de sistemas dentro da organização.
- Ter foco no crescimento sistêmico e em resultados extraordinários.
Neste sentido, é importante ainda que o gestor seja capaz de visualizar os objetivos da empresa de forma clara, a fim de traçar estratégias para que eles sejam alcançados e para que consiga manter a calma, ou seja, a inteligência emocional, mesmo nos momentos mais críticos, e assim tomar sempre as melhores decisões. Além disso, cabe ao líder verificar se as ordens dadas estão sendo cumpridas, se os profissionais estão satisfeitos com seu trabalho, aptos a desenvolvê-lo e produtivos.
Em se tratando da equipe, o líder precisa entender a importância de ter colaboradores de diferentes perfis, para que um complemente o trabalho do outro. Saber identificar o que cada um faz de melhor é fundamental na hora de delegar funções e definir papéis.
Os Principais Tipos de Liderança nas Empresas
Liderança Autocrática –
Nessa abordagem, os líderes tomam todas as decisões e os liderados não têm voz ativa. O líder age de forma dominadora, apenas dá ordens, causando o temor dos funcionários. O medo é negativo porque, geralmente, a equipe só trabalha com empenho quando o gestor está por perto.
Os trabalhadores liderados com a abordagem autocrática costumam produzir sob pressão, o que gera frustração. Além disso, como eles não são ouvidos, a organização perde a oportunidade de se desenvolver e buscar a melhoria contínua.
Liderança Liberal –
No modelo de liderança liberal, o líder dá total liberdade de tomada de decisões aos colaboradores. É uma abordagem com foco no grupo, em que o líder se envolve pouco. Empresas que optam pela liderança liberal costumam experimentar situações complicadas, que envolvem desentendimentos entre funcionários, insatisfação e pouco respeito ao líder.
O excesso de liberdade acaba se tornando negativo e as pessoas se sentem perdidas, sem um norte para seguir. A figura do líder como guia acaba fazendo falta para definir metas, traçar estratégias e motivar a equipe.
Liderança Democrática –
Os dois modelos citados anteriormente são os dois extremos, e aqui está o chamado caminho do meio, em que há equilíbrio entre liberdade e autoritarismo. Na abordagem democrática, o líder tem uma interação positiva com a equipe, de forma que todos se sentem motivados a melhorar cada vez mais.
Na tomada de decisões, o líder ouve o que os seus colaboradores têm a dizer, e, então, busca o melhor caminho a ser seguido. O resultado é uma maior produtividade e comprometimento por parte de todos. Por fim, destaco também a Liderança Coaching, onde o gestor também é um coach e atua promovendo tanto o desenvolvimento contínuo de seus profissionais como também criando estratégias para que a empresa cresça e alcance resultados extraordinários.