A busca pela excelência é algo que deve ser constante dentro de uma empresa que deseja crescer e se destacar no mercado. Por isso, por melhor que sejam os seus produtos ou serviços, é sempre possível melhorar algum ponto. Além disso, com o constante avanço tecnológico e um mercado cada vez mais competitivo, um projeto de melhorias contínuas se torna ainda mais indispensável para que um negócio possa ser bem-sucedido.

Neste artigo, você compreenderá melhor o que é um projeto de melhorias contínuas, quais são os seus benefícios e como ele pode ser colocado em prática nas organizações. Continue a leitura e saiba tudo sobre o tema!

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Projeto de melhorias contínuas: o que é e qual é o papel do líder?

O objetivo principal ao implantar um projeto de melhorias não é tornar a produção mais rápida, mas sim encontrar um ritmo que funcione para a sua empresa e que mude a mentalidade de todos, a fim de encontrar melhores maneiras de realizar as demandas e atividades. Isso trará benefícios em produtividade, redução de desperdícios, otimização do tempo e maior eficiência produtiva.

Por isso mesmo, o líder é uma figura muito importante dentro do projeto, pois é o gestor quem deve guiar os colaboradores, inspirar, motivar e direcionar cada um deles no seu trabalho. Portanto, a sua participação é fundamental e de grande valor ao sucesso da organização. Dessa forma, a melhoria é implantada de forma eficaz quando os líderes têm participação ativa durante todo o processo, aprendendo e se desenvolvendo ao lado de seus liderados.

A ideia é que os líderes melhorem a si mesmos, de modo que sirvam de exemplo aos demais. Assim, se um líder deseja ver assiduidade, pontualidade, criatividade, produtividade, bom relacionamento interpessoal e ética nas ações da sua equipe, ele deve ser o primeiro a dar o exemplo de todas essas virtudes.

Qual a importância dos colaboradores nas melhorias contínuas?

Mesmo que o líder seja a figura central dentro do projeto de melhoria, os funcionários não são menos importantes. Os colaboradores também são peças essenciais na engrenagem do negócio, pois são eles que colocam as mudanças em prática.

É fundamental que os profissionais sejam ouvidos em todas as etapas, principalmente no que diz respeito à função de cada um. Eles vivem o dia a dia da empresa e, por estarem na linha de frente em determinadas funções, certamente têm muito a acrescentar com as suas experiências, ideias, feedbacks e conhecimentos. Aliás, frequentemente, os liderados têm percepções que nem passam pelas cabeças dos líderes.

Quando o projeto estiver todo traçado, é necessário apresentá-lo aos funcionários e explicar a razão por trás de cada mudança ou inovação. Isso é importante para motivá-los, a fim de que se sintam parte dele e para mudar qualquer pensamento e comportamento conflitante em relação ao trabalho e às melhorias a serem aplicadas. Quando apenas são dadas novas ordens, dificilmente eles se esforçarão para agir de forma diferente, pois desconhecem o motivo.

Por isso, veja os seus funcionários sempre como parte essencial dos processos de melhoria e construa resultados muito melhores com a sua participação ativa. Explique tudo o que está acontecendo para que a mudança ocorra.

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Como construir essa nova cultura nas empresas?

A cultura organizacional de uma empresa é formada por sua missão, visão e valores, que são informações que guiam o comportamento dos gestores e funcionários. Para que a melhoria contínua realmente passe a fazer parte da organização, é muito importante que ela esteja inserida na cultura da empresa.

Essa cultura deve incluir a não aceitação de problemas por parte de toda equipe. Dessa forma, sempre que algo aconteça diferente do planejado, todos devem se unir para resolver a situação da melhor maneira possível, sem perder tempo tentando buscar culpados e sem deixar o problema de lado.

Essa mudança de mentalidade precisa incluir a implementação de um novo comportamento, tanto dos colaboradores, quanto dos gerentes e gestores. É modificando a mentalidade das pessoas e a consciência delas que novos comportamentos se desenvolvem.

Quais são as etapas de um projeto de melhorias contínuas?

Não existe uma “fórmula mágica” para um projeto de melhorias, tendo em vista que as características dos negócios variam muito de uma empresa para outra. No entanto, podemos fazer um levantamento das etapas abaixo, de modo que cada organização consiga colocá-las em prática e adotá-las dentro do seu contexto particular. Confira-as na sequência.

  1. Definição dos objetivos a serem alcançados e das métricas de avaliação;
  2. Planejamento estratégico das ações/atividades;
  3. Execução das atividades;
  4. Verificação das métricas relativas às atividades em andamento — os objetivos estão ou não sendo alcançados?
  5. Reunião de equipe para identificar os aspectos que estão sendo positivos e que devem ser continuados, bem como os aspectos que precisam de melhorias;
  6. Feedbacks individuais para saber como cada um pode melhorar nas suas respectivas funções;
  7. Adoção das medidas de melhoria estratégica propostas: aquisição de novas tecnologias, promoção de cursos e treinamentos de capacitação, reformulação de processos organizacionais, redistribuição de demandas etc.;
  8. Nova avaliação para verificar se as medidas adotadas estão provendo as os resultados esperados, e assim sucessivamente.

Perceba que o processo é, na verdade, um ciclo, sem hora para acabar. Ele deve ser adotado como uma rotina nas organizações, de modo que elas consigam alcançar resultados cada vez melhores.

Conclusão

Como se pode ver, um projeto de melhorias tem muito a ver com o comportamento da equipe e do seu líder. É com planejamento estratégico e avaliações contínuas de desempenho que uma equipe consegue identificar os seus pontos positivos e os pontos em que as melhorias precisam ser obtidas. Coloque as informações acima em prática e alcance resultados extraordinários!

E você, querida pessoa, já colocou algum projeto desse tipo em prática na sua organização? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!