Uma comunicação organizacional eficiente é fundamental para o sucesso de uma empresa. Se os funcionários, gerentes e demais gestores não se comunicam de forma assertiva e pacífica, não irão conseguir alinhar suas ideias e ações com os objetivos do negócio.
Para te ajudar a melhorar a comunicação interna dentro da sua organização, eu trouxe sete dicas fundamentais e poderosas para que você possa aplicar na melhoria contínua deste elemento tão essencial em toda organização.
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7 Passos Para Melhorar a Comunicação Organizacional
Confira agora algumas estratégias que podem ser usadas para melhorar a comunicação entre seus colaboradores, líderes, clientes e empresa de maneira geral:
1 – Incentive a Boa Comunicação Organizacional
Dar feedbacks aos funcionários é fundamental para que eles saibam se estão agindo como o esperado e entender onde podem melhorar. Entretanto, tão importante quanto isso é incentivá-los a, também, dar orientações sobre as informações que recebem na hora de delegar, por exemplo. Essa comunicação faz com que os gestores e colaboradores se conheçam melhor, além de otimizar os processos dentro da empresa.
2 – Tenha Líderes Exemplares
Você incentivaria os funcionários a ficarem até mais tarde no escritório para trabalhar em um projeto e sairia normalmente às seis da tarde? Você falaria abertamente sobre dificuldades financeiras da empresa e, em seguida, compraria um carro de luxo? Espero que tenha respondido não para as duas perguntas, porque uma das melhores coisas que se pode fazer; como líder, é dar o exemplo. Portanto, se você quer que seus funcionários se comuniquem de forma eficaz, certifique-se de fazer o mesmo e ser congruente com suas palavras e ações.
3 – Ofereça Incentivos Pela Boa Comunicação
Liderar pelo exemplo é um bom começo, mas, às vezes, você precisa de um pouco mais para incentivar os funcionários a se comunicarem. A cada ano, milhões de reais são desperdiçados devido à falta de comunicação dentro das organizações. Este é um fato preocupante para os líderes, entretanto, muitas vezes, eles não conseguem conscientizar seus funcionários. Para convencê-los de uma vez por todas, ofereça algum benefício para os profissionais que se comunicarem com mais eficiência. Por mais simples que possa parecer; isso vai ser um incentivo a mais e pode fazer uma grande diferença no comportamento geral.
4 – Substitua Reuniões Improdutivas Por Relatórios Online
As reuniões são muito importantes para o sucesso de uma empresa, porém o excesso de encontros pode se tornar um desperdício de tempo. Por isso, pode ser interessante reduzir a quantidade de reuniões e substituí-las por ferramentas online de compartilhamento de informações.
5 – Estabeleça a Troca de Informações Regulares
Não dá para reunir os funcionários uma vez a cada três meses e despejar um caminhão de informações. As pessoas querem e, precisam de atualizações sobre o que acontece na empresa em tempo real. Portanto, faça da comunicação um processo com regras definidas de como, quando e por quem deve ser realizada. Esta centralização é importante para não deixar que a fofoca ou boatos se espalhem.
6 – Questione os Funcionários
Mesmo com todo o esforço da gestão, pode acontecer de muitos colaboradores insistirem em não expor sua opinião ou repassarem informações importantes. Nesse caso, é interessante fazer questionamentos regulares, que podem acontecer em forma de pesquisas anônimas ou em conversas para que eles exponham o que pensam a respeito de vários pontos em relação à empresa.
7 – Saiba Ouvir as Informações
Todas as etapas anteriores são inúteis, se você não souber ouvir com atenção cada nova informação que chega. Muitas vezes, dentro de uma empresa, ouvir é tão importante quanto passar novas informações. Aqui vale o velho ditado que diz que temos dois ouvidos e uma boca. Por isso, a empresa deve ouvir sues líderes, clientes e funcionários, avaliar bem as informações, mensurar a qualidade e eficiência da comunicação e buscar melhorá-la continuamente.
Gostou das dicas? Aproveite e use todas para aprimorar a comunicação organizacional dentro da sua empresa e melhorar, de forma contínua, resultados do seu negócio e a interação entre os seus funcionários.