O principal desafio do líder de uma equipe é conduzir pessoas com diferentes perfis para um objetivo comum. Neste sentido, dentre as personalidades mais desafiantes de liderar está o da pessoa emotiva, que sente tudo de forma mais intensa, age de forma mais emocional, pode se mostrar menos suscetível a seguir a liderança e, com isso, também influenciar os comportamentos e desempenho dos demais.

Ser uma pessoa sensível tem suas qualidades, entretanto, alguns indivíduos não conseguem dissociar o emocional do profissional e acabam misturando as coisas. Por isso, se em sua equipe você conta com colaboradores emotivos, saber como contornar situações extremas é fundamental para não prejudicar a sua gestão.

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Emotividade Não é Sinal de Fraqueza

Nem todo profissional que demonstra suas emoções no ambiente de trabalho é, necessariamente, uma pessoa 100% emotiva. Por isso mesmo, é essencial conhecer bem o perfil do funcionário para saber lidar com ele corretamente. Vale lembrar também que o ser humano não é uma máquina que consegue simplesmente desligar as suas emoções quando entra no escritório.

Todos nós podemos passar por algum período conturbado e, por isso, acabar deixando vir à tona nossa fragilidade e nossas vulnerabilidades, o que não quer dizer que sejamos sempre emocionais. Por isso é importante não confundir alguém que está numa fase complicada e uma pessoa emotiva no trabalho, pois elas poder ter características bem diferentes.

14 Dicas de Como Liderar Uma Pessoa Emotiva

Abaixo listei 14 dicas para que você tenha mais sucesso na liderança de uma equipe com pessoas emotivas no trabalho.

Saiba Identificar o Perfil do Profissional

Se emocionar não é um defeito, mas em se tratando do trabalho, o melhor é que isso não comprometa a produtividade da pessoa e limite os seus resultados. Como líder, observe as atitudes desse colaborador, converse com ele para saber o que está acontecendo e ofereça suporte para que possa aprender a lidar com suas emoções sem se prejudicar profissionalmente. Ter inteligência emocional é essencial a todos os profissionais e, com os emotivos, se faz ainda mais importante.

Ajude seu Colaborador a Trabalhar Suas Emoções

amadurecimento emocional leva certo tempo, entretanto, como gestor, como alguém mais maduro e experiente, você pode oferecer o suporte para que seus profissionais aprendam a lidar e controlar melhor as suas emoções no trabalho. Isso evita rompantes de raiva, crises de choro ou mesmo conflitos verbais entre colegas. Assim, ao reconhecerem os sinais de que suas emoções estão se elevando e, as consequências negativas delas, os emotivos podem desenvolver mecanismos mais assertivos para se autocontrolar e agir de forma correta.

Respeite Seus Momentos de Solidão

Muitas vezes confundida com a introspecção, as pessoas sensíveis, às vezes, preferem realizar atividades sozinhas. Em grupo, elas têm a sensação de que todo mundo está de olho nelas. Respeite esse momento de solidão se o trabalho que ela desempenha pode ser desenvolvido sozinha do grupo.

Ajude Seu Colaborador a Trabalhar Sua Intensidade

Pessoas sensíveis costumam sentir as coisas de forma mais profunda. Quando acontece algum problema, elas mergulham na sua intimidade e passam muito tempo pensando naquilo. Vivem de uma maneira quase intuitiva. Nesses momentos, é muito importante que você o ajude a trabalhar isso e enxergar melhor o problema.

Mantenha o Equilíbrio

Quando a pessoa é muito emotiva, suas reações costumam também ser mais emotivas. Talvez precise de sua ajuda para analisar mais friamente, mas de maneira empática, demonstrando grande preocupação, especialmente quando se trata de um amigo.

Esteja Presente nas Tomadas de Decisão

Pessoas emotivas podem demorar muito para tomar decisões. Eles possuem a percepção das sutilezas, mesmo quando não há algo “certo” ou “errado” a ser decidido, as pessoas sensíveis repensam constantemente as consequências de suas escolhas. Uma ajudinha na tomada de decisão pode ser pertinente neste momento e de grande valia.

Trabalhando as Frustrações

Existe um fator secundário que sempre os acompanham. Um sentimento de culpa quando erram nas escolhas.  Também possuem medo de serem criticadas, fazendo de tudo para evitar críticas. Ajudá-la a levar a vida com mais leveza é um grande desafio, mas vale a pena para o crescimento de toda a equipe e para o seu desenvolvimento pessoal.

Trabalhando o Extremamente Detalhista

Coisas pequenas e que normalmente passam despercebidas para uma pessoa, podem ser bem irritantes para as emocionalmente sensíveis, como ruídos ou desorganização, por exemplo. Tente identificar os pontos fortes e fracos do colaborador emotivo e aproveite o que ele tem de melhor para potencializar o trabalho dele e de toda a equipe.

Veja o Lado Bom da Sensibilidade

pessoas mais sensíveis estão mais próximas do autoconhecimento por não terem o costume de ignorar seus próprios sentimentos, elas conhecem bastante do seu modo de ser e pensar. O que pode ser um grande facilitador para mudanças positivas. Conhecer seu jeito de agir é meio caminho andado para seu desenvolvimento pessoal.

Aproveite as Qualidades

A sensibilidade não é algo ruim no nosso dia a dia, não é um problema, ao contrário, dever ser vista como uma característica comum da personalidade e que nos faz ser quem realmente somos.

Pessoas sensíveis tem o hábito de desempenhar muito bem o seu trabalho quando conseguem dosar sua sensibilidade. Como possuem um pensamento profundo, conhecem bem aquilo que a carreira escolhida necessita. A sensibilidade as faz mais conscientes. A consequência disso são pessoas extremamente educadas e atenciosas.

Ajude na Sensibilidade Muito Aguçada

Uma sensibilidade aguçada é uma grande qualidade para determinadas carreiras que lidam com o cuidado do outro. Mas, em muitas pessoas essa sensibilidade se manifesta de maneira exagerada. Quando começa a tomar conta da vida, e a pessoa não consegue se desapegar de pensar emocionalmente questões que não devem ser levadas de maneira tão séria e pesada.

Como líder, você precisa ajudar essa pessoa sensível a compreender que nem sempre o outro pensa e sente da mesma maneira que ela. Que suas percepções têm a ver com o ponto de vista dela. Não ficar com medo de fazer algo porque não sabe como o outro vai reagir, vai pensar, ou ter medo de errar. Os erros fazem parte de nosso crescimento.

Estabeleça Mecanismos de Acesso à Informação

Uma equipe só funciona com efetividade quando todos os funcionários trabalham com a mesma sinergia e boa vontade em relação aos demais membros. Uma pessoa emotiva no trabalho pode se mostrar mais eficaz em fornecer informações para colegas de que goste e menos ágil com as pessoas de quem não gosta, prejudicando o desempenho da empresa. O líder deve evitar esse tipo de situação criando métodos de trabalho que facilitem o acesso a informações por todos.

Evite Momentos de Fofoca

Sabe aquela reunião na mesa do cafezinho da empresa? É o momento ideal para que uma pessoa emotiva, que esteja chateada com um colega, comece a desabafar com os demais. Ao perceber que está acontecendo esse tipo de conversa, o líder deve se aproximar mais da equipe e demonstrar que está aberto para ouvir, mas que não irá tolerar fofocas em paralelo e comportamentos negativos no grupo.

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Dê Bons Exemplos

O líder que precisa conduzir uma equipe que contém uma pessoa emotiva deve começar dando o exemplo. Sendo assim, mesmo que esteja com algum problema na empresa ou mesmo em casa, não deve comentar o assunto, pois o ambiente de trabalho não é o local adequado para falar sobre temas pessoais. Demonstre profissionalismo, discrição e tenha uma postura séria para influenciar positivamente os demais.

Gostou dessas dicas de como liderar uma equipe com uma pessoa emotiva no trabalho? Então compartilhe com os seus amigos gestores para que também possam ser assertivos nestes casos.

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