Quando falamos em planejamento do trabalho logo nos vem à mente as formas de organizar as demandas e os projetos dentro da organização. A ideia está correta, entretanto, este conceito vai um pouco mais além, pois segundo a Teoria do Planejamento do Trabalho, deve haver um cuidado com a forma como as tarefas são definidas e organizadas, pois elas podem tanto motivar os profissionais como também diminuir drasticamente o empenho e produtividade da equipe.
Como tal, as estratégias de trabalho das empresas devem ser muito bem pensadas para que a fixação de objetivos seja clara e congruente. Neste sentido, ainda de acordo com a Teoria do Planejamento do Trabalho, existem cinco elementos que precisam ser respeitados para que as metas sejam plenamente alcançadas e que são respectivamente: variedade de habilidades; identificação com a demanda apresentada; colocar significado na tarefa; conferir autonomia para executá-la e oferecer feedbacks em relação ao trabalho realizado.
Teoria do Planejamento do Trabalho
Quando todas estas etapas citadas acima são respeitadas o índice de assertividade nas atividades é muito maior, pois já no momento da delegação dos trabalhos, todos os pontos que são importantes para a motivação dos colaboradores estão sendo respeitados. Planejar as ações é essencial para isso.
Obviamente que nem sempre a empresa pode oferecer apenas as tarefas que são mais atrativas para os seus funcionários, entretanto, quanto mais próximo desta estrutura, maiores são as chances de engajar os profissionais, envolvê-los na realização dos projetos e fazê-los sentir-se verdadeiramente parte de algo maior e importante.
Neste sentido, uma das ferramentas mais importantes neste contexto é o feedback, pois é um modo do líder oferecer aos membros de sua equipe um retorno sobre seu desempenho no trabalho. É o momento de o profissional ser reconhecido nos pontos onde foi muito bem e também de ser orientado e corrigido naqueles em que precisa evoluir e melhorar ainda.
Por fim, podemos concluir que a Teoria do Planejamento do Trabalho é um instrumento poderoso e uma grande aliada dos gestores e dos seus liderados, uma vez um bom planejamento das atividades diárias, com metas claras, bem definidas e bem delegadas, otimiza drasticamente a realização das ações e o tempo consumido em cada uma delas. Isso é essencial ao aumento da produtividade e também contribui para aumentar o índice de satisfação dos profissionais na empresa.