Todos os dias, muitos profissionais passam por entrevistas de emprego e se deparam com a intrigante pergunta “Qual o seu objetivo na empresa?”, ficando, na maioria das vezes, sem saber ao certo o que responder.

Essa questão se mostra uma das mais desafiadoras, pois a sua resposta nem sempre é clara para quem está do outro lado da mesa, olhando nos olhos do entrevistador. Bastam dois segundos para começar o nervosismo e um turbilhão de pensamentos automáticos passarem pela mente do entrevistado, sem que muitos sejam úteis.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

3 recomendações sobre o que responder a “Qual o seu objetivo na empresa?”

Para te auxiliar na hora de responder a essa perigosa pergunta, confira três possíveis respostas, de acordo com a fase em que você estiver em sua vida profissional.

1. Aprender uma profissão

Se você estiver em seu primeiro emprego, você pode responder que deseja aprender tudo o que for possível a respeito da profissão a que está candidatando, mas também colocar em prática os seus conhecimentos. Se estiver estudando, mencione que precisa de uma oportunidade para testar e ver a teoria ganhando vida.

O mesmo vale se você estiver tentando entrar numa nova área. Mostre que você deseja aprender e aproveitar o contexto de uma nova empresa para mergulhar de vez nessa nova área profissional em que você deseja entrar. Contudo, procure também mostrar se, de alguma maneira, os seus conhecimentos prévios em outras áreas podem ser úteis nessa nova oportunidade.

2. Crescer numa carreira já iniciada

Outro cenário possível é o de quem já tem uma profissão, mas está à procura de crescimento. Você pode responder dizendo que já possui certa bagagem, mas que já aprendeu tudo o que tinha para aprender nas experiências passadas e que deseja dar um novo passo numa empresa nova.

Demonstre que você possui uma ambição positiva, isto é, que deseja aperfeiçoar as suas habilidades e também adquirir conhecimentos novos. Quem sabe não é o momento de alcançar um cargo mais alto, não é mesmo? Mostre que você deseja trazer os seus conhecimentos para auxiliar o crescimento da empresa e também que deseja crescer profissionalmente junto com ela.

3. Desenvolver novas competências

Uma terceira possibilidade é traçar um comparativo entre a vaga em questão e as suas experiências profissionais prévias. Você pode citar que essa nova oportunidade será ideal para lapidar e desenvolver novas competências, o que não ocorreu nos empregos passados. Também pode dizer, se for o caso, que uma empresa maior ou num novo segmento de mercado são a oportunidade ideal para o seu momento de carreira.

Mostre também que você deseja ampliar os seus horizontes, experimentar novos desafios e testar as suas habilidades profissionais num novo contexto. Tente dar exemplos de como esse novo cargo ou vaga podem permitir que você cresça profissionalmente.

3 Recomendações do que NÃO fazer

Além de saber o que responder, também é interessante conhecer algumas gafes que podem acontecer se você não se cuidar. Isso é necessário porque alguns aspectos podem não ser vistos com bons olhos pelo recrutador, dependendo da resposta que você der. Por isso, confira três recomendações de coisas que não devem ser ditas.

1. Não vá para a entrevista sem conhecer a empresa

Parece óbvio, mas algumas pessoas entram num ritmo de fazer inúmeras entrevistas de emprego em seguida e acabam perdendo o fio da meada da carreira. Antes de sentar na cadeira para responder às perguntas do entrevistador, conheça a empresa (seu segmento, seu porte, sua história, sua cultura, as vagas disponíveis etc.) para não falar besteira e para alinhar os seus objetivos àquilo que a organização tem a oferecer.

Em alguns momentos, a motivação mais forte é a necessidade financeira, mas, mesmo nesses casos, deve haver algo a mais que te faça querer esse trabalho (um propósito), uma realização a ser alcançada. Analise o perfil da empresa e encontre aquele motivo que te fará levantar da cama todos os dias, mostrar seu potencial ao mundo e construir seus resultados.

2. Não cultive aspirações megalomaníacas

Saber o que te motiva a querer trabalhar na organização para a qual está sendo entrevistado é excelente, mas tenha cuidado com respostas que tenham traços megalomaníacos.

Por exemplo, se você estiver sendo entrevistado para uma vaga de telemarketing e responder que tem como objetivo ser o gestor da área em menos de dois anos, essa “ousadia” pode indicar uma ambição desmedida.

A resposta mais indicada é a de que você deseja desenvolver ao máximo possível as suas qualidades e, em paralelo, a qualificação profissional necessária para alcançar postos mais altos na empresa.

3. Não critique o seu emprego anterior

Algumas pessoas aproveitam o ensejo da pergunta sobre o seu objetivo na empresa para começar a tecer uma série de críticas à organização da qual estão saindo ou ao emprego anterior.

Se você teve uma experiência profissional negativa, saiba que isso deve ser usado como base para você desenvolver as suas novas funções com mais equilíbrio na nova companhia, mas você não deve verbalizar isso para o recrutador. Está tudo bem em ter o objetivo de fazer tudo diferente no novo trabalho, mas, ao responder ao entrevistador, diga apenas que objetiva aprender mais e assumir novas responsabilidades nesse novo capítulo da sua carreira, agora num novo lugar.

Percebe como apresentar os seus objetivos pode ser bem mais fácil se você conhecer bem a empresa e a si mesmo? Isso fica bem menos complicado quando você tem respostas concisas e coerentes dentro do que um profissional sensato responderia.

Aproveite estas dicas em suas próximas entrevistas. Por fim, agora que você está mais preparado para responder, de forma precisa e confiante, qual o seu objetivo na empresa, tenha muito boa sorte em seus caminhos profissionais!

Se você tiver mais dicas sobre o que responder ou sobre o que não fazer diante dessa pergunta, não hesite em deixar suas recomendações no espaço abaixo. Além disso, não se esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais, impactando positivamente a vida profissional de todos os seus amigos, colegas e familiares.