O que todo o empreendedor que decide abrir um negócio deseja é que ele se torne um sucesso, certo? Contudo, para que se tenha êxito é preciso contar com um plano de ação com metas bem definidas e, claro, com as estratégias que serão usadas para alcançá-las. Para te inspirar, darei alguns exemplos de metas de uma empresa para que entenda a importância de realizar esse planejamento na sua companhia.
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Exemplos de Metas de uma Empresa Para Resultados Extraordinários
Em primeiro lugar, é necessário entender que metas e objetivos possuem conceitos diferentes. Enquanto a primeira tem dia e hora para acontecer, o segundo é uma descrição mais vaga daquilo que se pretende realizar. Nesse sentido, expandir a empresa é um objetivo e abrir mais três filiais na cidade em um período de dois anos é uma meta. Perceba que ela dá um direcionamento para que as ações sejam tomadas.
Veja alguns exemplos de metas de empresas para buscar o sucesso e se inspire.
1 – Aumentar as Vendas em X% Durante os Próximos X Meses
O primeiro exemplo de meta se refere às vendas, que são o que irão levar uma empresa a alcançar o sucesso. Muitos empresários sempre dizem que desejam aumentar o faturamento, mas de maneira vaga, sem especificar o quanto querem que os resultados cresçam. Lembre-se sempre que é fundamental definir a porcentagem de aumento que se quer, que deve ser algo possível de ser alcançado, como isso será feito e o prazo.
É necessário manter sempre a atenção para verificar a necessidade de mudar estratégias e criar um novo plano de vendas. Afinal, para obter resultados diferentes dos atuais é necessário tomar atitudes diferentes, pois é assim, através de tentativas, erros e acertos que se encontra o caminho do sucesso.
2 – Reduzir os Custos de Produção em X% Até o Final do Ano
Vale lembrar que de nada adianta concentrar esforços para aumentar as vendas e o faturamento se os custos crescerem junto com eles. A implementação de soluções para a redução de custos em conjunto com a meta anterior será capaz de promover um impacto significativo nas contas da empresa e elevá-la a um novo patamar.
A participação dos colaboradores no processo de redução de custos é fundamental. Algumas medidas incluem: orientá-los a respeito de desperdícios de recursos como água, luz e matéria-prima, buscar descontos com fornecedores e rever processos para verificar se podem se tornar mais eficientes.
3 – Aumentar os Índices de Satisfação dos Clientes em X% em X Meses
Além de conquistar novos clientes, manter aqueles que já compram da empresa é fundamental para que os resultados sejam satisfatórios. Inclusive, é importante considerar que os custos para ampliar a clientela costumam ser bem mais altos do que os do pós-venda. Quando se fala em satisfação dos consumidores, existem dois pontos que são cruciais: a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e o bom atendimento.
Encontrar soluções para que o índice de reclamações reduza é importante principalmente nos dias de hoje, em que as redes sociais dão voz para que as pessoas compartilhem informações e experiências. Nesse sentido, um cliente satisfeito pode influenciar positivamente dezenas de outros, assim como os insatisfeitos também. Pense nisso!
4 – Investir R$ X em Treinamento Para os Colaboradores nos Próximos X Anos
Uma empresa de sucesso é aquela que sabe valorizar o capital mais valioso que possui: o humano. Sem o empenho e a dedicação dos colaboradores nenhuma meta poderá ser alcançada. Nesse sentido, encontrar formas de fazê-los se sentirem como uma parte importante da organização irá garantir muito mais produtividade, engajamento, dedicação e sucesso.
Os treinamentos são altamente eficazes porque, além de motivar os funcionários, os tornam ainda mais preparados para darem o seu melhor em suas funções. Através deles é possível adquirir novas habilidades, ampliar os conhecimentos e, também, desenvolver inteligência emocional, que é tão importante quanto a técnica.
5 – Reduzir o Turnover da Equipe em X% Durante os Próximos X Meses
É importante dizer que, antes de pensar em investir em treinamentos, é necessário verificar como anda o índice de turnover na sua organização, que é o mesmo que a rotatividade de colaboradores. Quando a troca de funcionários se torna rotina dentro de uma empresa é sinal de que algo precisa ser revisto.
A rotatividade, além de gerar custos desnecessários, compromete o entrosamento da equipe, que é fundamental para que se obtenha resultados satisfatórios. Adotar medidas para verificar a satisfação dos funcionários e entender as razões que levam muitos deles a pedirem demissão ou serem dispensados irá ajudar a encontrar as soluções para essa questão.
Utilize o Método SMART Para Definição de Metas
Para te ajudar a definir as metas para o seu negócio, sugiro que utilize a ferramenta SMART, que é bastante eficaz e irá facilitar todo o processo, lembrando você de todos os detalhes a serem considerados.
O nome SMART é um acrônimo para cinco palavras em inglês que são:
- Specific (Específica): Descreva claramente o que deseja realizar.
- Measurable (Mensurável): A medida que será utilizada para constatar que a meta foi alcançada.
- Attainable (Alcançável): Mesmo que seja ousada, a meta deve ser realizável. Para isso é importante verificar as condições relacionadas a ela, como, por exemplo, o mercado, o capital que tem para investir e a mão de obra.
- Relevant (Relevante): A meta precisa ter relevância, ou seja, realmente trazer algum benefício para a empresa.
- Time-bound (Temporal): Por fim, é importante determinar o tempo para colocar todo o planejamento em prática e atingir o objetivo. Essa etapa é fundamental para manter a motivação de todos os envolvidos na empreitada.
Utilizar essa ferramenta fará com que os seus objetivos em relação ao negócio se tornem muito mais palpáveis e deixem de ser ideias soltas, sem perspectiva. Enquanto especifica cada detalhe do que pretende realizar se sentirá cada vez mais próximo das metas da sua empresa.
Vale lembrar que o método SMART também pode ser usado para objetivos pessoais, como, por exemplo, comprar um imóvel ou um carro, fazer uma especialização, emagrecer, viajar para um destino especial, poupar para o futuro e o que mais desejar. Permita-se transformar os seus sonhos em realidade, você é capaz!
Espero que os exemplos e dicas para definir metas te inspirem a buscar o sucesso no seu empreendimento e que obtenha excelentes resultados. Quando as primeiras metas começarem a sair do papel verá o quanto é capaz de ir além do que imaginava. O céu é o limite para um empreendedor decidido a vencer. Seja disciplinado, mantenha o foco e a chama da realização sempre acessa e construa a base para a conquista dos seus resultados extraordinários!
E você? Preparado para tirar suas metas do papel para 2020? Assista meu vídeo.
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