Você é uma pessoa mais comunicativa ou reservada? Bem, pergunto isso porque, como bem sabemos, enquanto algumas pessoas gostam de se comunicar de forma eloquente, outras preferem se manter mais concisos. E apesar de sua discrição, acredite: as pessoas quietas acabam também chamando a atenção daqueles que se incomodam com o seu temperamento. Muitos fazem julgamentos, dizendo que ser muito calado não é normal e acreditam até que seja sinal de um problema psicológico. O que você pensa sobre esse assunto? Para que forme a sua opinião com maior embasamento, te convido a continuar acompanhando as informações a seguir.
Contents
Qual é a Definição de Pessoas Quietas?
Em primeiro lugar, é importante definirmos como seriam essas pessoas quietas, já que se trata de uma expressão bastante ampla. Geralmente, aqueles que são chamados assim são tímidos ou introvertidos. No caso da timidez, realmente pode haver um problema, já que há uma insegurança que impede o indivíduo de se socializar da forma como ele gostaria. Já a introversão é diferente, porque não se trata especificamente de um impedimento, mas de uma nuance de sua personalidade.
Diferente dos extrovertidos, que gostam de estar em ambiente agitados, os introvertidos possuem um cérebro mais sensível a estímulos, o que faz com que prefiram locais mais tranquilos, para que possam organizar melhor suas ideias. Isso não significa que eles tenham aversão à interação, mas sim que preferem interagir com mais calma, para ter conversas mais interessantes e profundas.
Independente da razão que leva uma pessoa a ser mais quieta, julgá-la apenas fará com que se feche cada vez mais. Quando alguém critica um indivíduo tímido o leva a se sentir mais retraído e inseguro para se expor. No caso do introvertido, faz com que uma característica de sua personalidade seja vista como uma inadequação, como se ele fosse obrigado a mudar apenas para ser aceito. Por isso, ao se relacionar com alguém que é mais quieto, troque o julgamento pela compreensão, pois assim poderão chegar ao entendimento e criar uma amizade muito verdadeira, respeitosa e positiva.
Pontos Positivos de Ser Uma Pessoa Quieta
Em primeiro lugar, é importante considerar que esses pontos positivos estão relacionados às pessoas que são quietas porque são introvertidas, ou seja, elas estão felizes e estão bem consigo mesmas, apenas preferem ambientes mais tranquilos e com menos estímulos.
1 – São Pessoas Discretas
Assim como são discretas em relação à sua própria vida e só conversam sobre assuntos íntimos com aqueles em quem realmente confiam, agem da mesma forma em relação ao que ouvem. Por isso, os introvertidos são pessoas em que se pode confiar para compartilhar confidências, pois dificilmente irão repetir o que alguém lhes disser.
2 – Ouvem na Essência
Pessoas introvertidas não gostam de conversa fiada, do tipo que se costuma ter em lugares cheios e agitados. Elas preferem estar com menos gente e conversar a respeito de assuntos que consideram mais interessantes e profundos. Dessa forma, conseguem dedicar toda a sua atenção e ouvir na essência o que o outro diz e também têm o espaço que precisam para falar o que pensam.
3 – Dão Maior Atenção aos Detalhes
Apesar de muitos acreditarem que os extrovertidos são melhores líderes, pesquisas já comprovaram que os introvertidos têm algumas características que os diferenciam, fazendo com que tenham uma visão mais próxima de seus liderados. O fato de estarem sempre atentos aos detalhes faz com que consigam extrair o melhor que cada colaborador tem a oferecer e respeitem o espaço deles.
4 – Pensam Antes de Agir e Falar
As pessoas quietas dificilmente agem de forma impulsiva, e preferem pensar bem antes de tomarem uma decisão. Com isso, evitam riscos, tanto em relação às suas atitudes quanto palavras, que, quando ditas de forma impensada, podem magoar alguém. Contudo, é necessário encontrar o equilíbrio entre pensar e agir para não desperdiçar tempo demais planejando.
5 – Transmitem Tranquilidade
A forma tranquila com que as pessoas mais quietas agem e falam é transmitida para aqueles que convivem com elas. Por isso, são ótimas companhias para indivíduos agitados, principalmente em momentos de maior tensão. Costumam ter sempre uma visão mais racional a respeito da situação, mostrando que pode ser menos assustadora do que parece.
Pontos de Atenção em Relação às Pessoas Quietas
Para se certificar de que uma pessoa que é mais quieta tem ou não um problema, é necessário verificar alguns pontos do seu comportamento. Se você é mais reservado, aproveite para fazer uma autoanálise e verificar até que ponto se trata apenas de uma característica da sua personalidade.
- A necessidade de se manter quieto começa a atrapalhar de alguma forma a vida do indivíduo, como o desempenho na vida profissional, acadêmica e também as interações sociais;
- A pessoa evita todo tipo de contato social por se sentir insegura;
- Mantém-se reclusa na maior parte do tempo, em qualquer lugar que esteja;
- Não tem muitos amigos e dificilmente conversa com alguém;
- A necessidade de interagir com outras pessoas gera estresse e pânico.
Um indivíduo que se identifique com algum dos pontos que citei, talvez apresente um quadro de timidez severa. Para tratar isso, buscar ajuda profissional e contar com o apoio de familiares é fundamental para vencer essa barreira e conseguir desenvolver a autoconfiança necessária para se libertar dos medos e da insegurança.
Como Lidar Com uma Pessoa Quieta
Caso esteja convivendo com uma pessoa quieta, existem algumas formas de lidar com ela de forma positiva, respeitando as suas características. O primeiro ponto a ser considerado deve estar presente em qualquer tipo de relação, e é o respeito. Nesse sentido, evite criticá-la por causa de seu comportamento e o seu modo de ser e agir. Tentar forçar uma situação que contrarie sua essência não é positivo e pode fazer com que ela se distancie cada vez mais.
O segredo para se entender com um indivíduo quieto é estimular ao invés de forçar. Por exemplo, quando estiverem em uma roda de pessoas e ela expuser a sua opinião, evite dizer coisas do tipo: “Que milagre, você falou algo!”. Isso fará com que ele se sinta pressionado e volte a se calar. Prefira esperar outro momento, de preferência em que estejam a sós, e comente que achou bacana ele ter dado sua opinião. Percebe a diferença? É assim que se incentiva alguém, de forma natural, sem pressão e com respeito.
Espero que as informações que compartilhei tenham feito sentido para você e te ajudem a se conhecer melhor, caso seja você a pessoa quieta, ou a compreender mais o outro. Ser quieto não é um defeito, mas sim um traço da personalidade. Respeite isso e apenas fique atento para que o fato de ser reservado não acabe comprometendo o seu desenvolvimento, autoconfiança e felicidade. Seja o melhor que pode ser, especialmente, para si mesmo!
Copyright: 88958596 – https://www.shutterstock.com/pt/g/bds