Muitas pessoas não se dão conta, mas possuem uma grande necessidade de sempre agradar a todos, o que faz com que elas tomem decisões pensando na aprovação alheia e não em suas reais convicções. Se esse é o seu caso, saiba que não precisa disso para manter aqueles que ama por perto, pois o seu valor está exatamente no fato de ser um indivíduo único. Além disso, ao tentar agradar aos outros estará correndo o risco de perder a sua essência e desagradar à parte mais importante: você.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia, acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Por Que Não Preciso Agradar a Todos?

Para se sentirem aceitos em grupos sociais, muitos indivíduos tendem a tomar decisões baseadas no que acreditam que esperam deles. Nesse sentido, acabam se sujeitando a situações que normalmente não aceitariam, mas o fazem com medo da rejeição. Quando em menor grau, por uma questão natural de pertencimento, esse comportamento é até certo ponto aceitável, porém, quando se torna frequente, pode se transformar em um problema. Conforme o tempo passa, essas experiências vão se transformando em frustração, desequilíbrio das emoções, uma grande sensação de não se conhecer verdadeiramente e de estar violando seus valores e desejos.

Realizar um gesto de gentileza para agradar uma pessoa que goste é muito positivo e, inclusive, recomendado. Contudo, é importante que quando se tratar de decisões que afetem diretamente a sua vida, as suas escolhas prevaleçam. Pessoas que não baseiam suas atitudes em receber aprovação de terceiros podem até ter menos amigos, entretanto, os que permanecem são aqueles que realmente valem a pena. Você não precisa agradar a todos porque a qualidade das suas relações pessoais é sempre muito mais importante do que a quantidade.

Sinais de Que Está Tentando Agradar a Todos

Em uma escala de 0 a 10, o quanto acha que baseia suas atitudes na tentativa de agradar a todos ou em suas próprias convicções e anseios? Veja os sinais abaixo e faça uma reflexão a respeito do seu comportamento.

  • Deixa de expressar uma opinião porque a pessoa com quem está conversando pensa de maneira diferente.
  • Suas emoções variam de acordo com a forma que te tratam, ou seja, apenas se sente feliz quando recebe aprovação;
  • Tem uma grande dificuldade em dizer não e, muitas vezes, acaba dizendo sim por medo da rejeição;
  • Arruma-se para agradar outras pessoas e não para se sentir bem consigo mesmo;
  • Está sempre se auto analisando para verificar se suas atitudes estão agradando os outros.
  • Teme mostrar o que pensa e sente verdadeiramente em relação a algumas situações e pessoas com medo de ser excluído ou julgado.

Caso tenha se identificado com essas atitudes, saiba que sempre é tempo de transformar um comportamento que esteja te prejudicando de alguma forma. É claro que será um desafio mudar depois de tanto tempo buscando aprovação, contudo, você tem total capacidade para isso, basta querer e dar-se uma chance de fazer diferente.

Como Parar de Tentar Agradar a Todos

Se você deseja promover essa transformação em seu comportamento, vai gostar das dicas que irei compartilhar a seguir. São atitudes simples que farão com que aprenda a valorizar a sua essência e colocá-la acima da necessidade de aprovação. Coloque-as em prática para ter uma vida mais feliz e mais condizente com quem é; o que sente e pensa.

Entenda Que Nem Todos Irão Gostar de Você

Uma das coisas mais libertadoras que podemos aprender na vida é que, assim como não precisamos gostar de todos, todos também não precisam gostar de nós. Afinal, em um mundo com bilhões de pessoas é natural que tenhamos mais ou menos afinidades com cada um. Por isso, o fato de alguém não gostar de você não te torna inferior a ninguém, pois se trata de uma simples questão de compatibilidade.

É importante deixar claro que vão existir situações em que é necessário conviver com pessoas das quais não gosta e que podem vir a não gostar de você também, como no trabalho, por exemplo. Entretanto, isso não deve ser motivo para te abalar, basta que tenham uma relação cordial e educada para tratarem os assuntos que forem necessários sem entrarem em conflito. Essa é uma grande demonstração de maturidade e profissionalismo.

Obtenha Aprovação de Si Mesmo

As pessoas costumam tentar agradar a todos porque desejam aprovação e isso faz com que se sintam amadas. Quando não se tem a autoaprovação, ou seja, o indivíduo não se conhece e não ama a si mesmo, a tendência é procurá-la nos outros. Entretanto, seguir por esse caminho não é o mais indicado, já que o custo disso é ir contra quem se é de verdade e sufocar a sua própria essência.

Por isso, ao invés de se punir e julgar o seu comportamento como inadequado, comece a se tratar da mesma forma com que lida com um amigo querido, pois você também merece carinho. Se alegre com suas qualidades e conquistas e saiba reconhecer que existem pontos que precisam ser aperfeiçoados. Assim, estará construindo a sua autoconfiança, que é um elemento fundamental para a autenticidade.

Não Leve Tudo Para o Pessoal

Quando alguém faz uma crítica relacionada a você ela não está, necessariamente, te desaprovando. É importante saber diferenciar a desaprovação de uma atitude da rejeição da pessoa em si. O fato de alguém ter uma opinião diferente da sua em relação à política ou qualquer outro assunto, por exemplo, não significa que ela te desaprove por completo.

Assim como quando o seu chefe faz alguma crítica ao seu trabalho ele não está querendo dizer que você é um péssimo profissional. Atente-se aos fatos para que as suas crenças não façam com que tenha uma ideia deturpada de algo que é simples. Além disso, lembre-se que cometer erros e ter opiniões diferentes de outras pessoas não torna você inferior a ninguém.

A Aprovação Acontecerá Naturalmente

Por incrível que pareça, a aprovação é algo que costuma acontecer quando não se está buscando por ela. Para constatar isso, pense nas pessoas que mais gosta em sua vida. Elas precisam forçar algum tipo de situação para conquistar a sua simpatia? Certamente foi algo que aconteceu de forma natural, pois é assim na grande maioria dos casos. Além disso, é bem provável que tenham várias diferenças de comportamento e ideias, afinal, por mais afinidade que existam entre vocês, cada ser é único.

Não há nada mais libertador do que ser você mesmo e poder se expressar de acordo com suas crenças e valores. Aprenda a apreciar as diferenças que tem em relação às outras pessoas e verá que tentar agradá-las a qualquer custo é uma grande bobagem. Já que o verdadeiro sentido da nossa existência está em ensinar e aprender com aqueles que passam pelas nossas vidas. Seja você sempre, pois sua essência é a sua maior riqueza. Valorize-se!

Copyright: 267371366 – https://www.shutterstock.com/pt/g/aetb