Em uma escala de 0 a 10, o quanto se considera sensível? Saiba que cerca de 20% da população é formada por pessoas altamente sensíveis, que recebem estímulos emocionais de forma muito mais intensa do que o restante dos indivíduos. Aqueles que se encaixam nesse perfil podem, muitas vezes, se sentirem confusos ou acharem que são fracos ou inferiores em relação aos demais, o que não é verdade. Cada um de nós tem os seus pontos fortes e os que podem ser desenvolvidos, não existem pessoas melhores ou piores porque somos todos diferentes e únicos. Contudo, a sensibilidade apurada é um dom que se usado de forma assertiva pode tornar a vida muito mais bonita e completa.
Contents
10 Características Comuns às Pessoas Altamente Sensíveis
Para te ajudar a descobrir se você faz parte do grupo de pessoas altamente sensíveis, preparei uma lista com as 10 principais características desse perfil comportamental. Ao ler a respeito de cada uma delas, poderá refletir a respeito da forma como se sente, se conhecer melhor e lidar com os seus sentimentos de uma forma muito mais positiva.
1 – Sentem de Forma Mais Intensa
Todos os seres humanos experimentam sensações de alegria, raiva e tristeza, por exemplo. Contudo, aqueles que são altamente sensíveis sentem tudo isso de uma forma bem mais intensa do que os demais. É como se a mente levasse mais tempo para processar e digerir toda aquela emoção. Para os que estão de fora, a reação de um indivíduo sensível pode soar como exagerada e sem sentido, o que não é verdade. Cada um tem a sua forma de sentir e lidar com as situações, respeitar essa diferença é fundamental.
2 – São Mais Empáticas
Por conta do seu alto grau de sensibilidade, as PAS, sigla para pessoas altamente sensíveis, conseguem se colocar no lugar do outro de uma forma mais intensa. Dessa forma, tendem a se preocupar bastante com o bem-estar de todos à sua volta. Se esse é o seu caso, é importante tomar cuidado para que o desejo de ajudar não te leve a se envolver demais com os problemas de terceiros. Manter certa distância irá permitir que ofereça apoio sem comprometer o seu bem-estar emocional.
3 – Sentem-se Incomodadas Com Barulho Excessivo
Como são mais sensíveis aos estímulos externos, as PAS costumam se sentir incomodadas em ambientes com muito barulho. Passar muito tempo tendo que ouvir ruídos repetitivos e irritantes faz com que se sintam altamente sobrecarregadas, é como se o som fosse capaz de sugar a sua energia. Por esse motivo, preferem locais tranquilos, principalmente para trabalhar, porque precisam do silêncio para se concentrar e se dedicar ao que estão fazendo.
4 – Gostam de Passar Algum Tempo Sozinhas
Um dos principais pontos positivos em relação às pessoas altamente sensíveis é que elas costumam lidar bem com a solidão. Claro que se relacionar com outros indivíduos é importante, contudo, elas costumam não depender de terceiros para realizarem atividades que lhes são agradáveis, como ler, ouvir música ou praticar uma atividade física.
Saber apreciar a própria companhia é um sinal de que se está bem consigo mesmo e de que, quando está na companhia de alguém, consegue apreciar aquele momento sem uma relação de dependência.
5 – Vivem Relacionamentos de Forma Mais Intensa
Como disse anteriormente, as PAS sentem tudo de uma forma mais intensa, o que também se reflete em suas relações. Quando gostam de alguém, seja em uma amizade, em um relacionamento amoroso ou em relação a familiares, demonstram o que estão sentindo com veemência e realmente se dedicam a ver o outro feliz. Ter algum tipo de relação com uma pessoa altamente sensível é um grande presente e a certeza de sempre poder contar com a sua dedicação e lealdade.
6 – Choram Com Maior Facilidade
O choro é uma das reações mais comuns quando se está triste, feliz ou emocionado com algo que aconteceu ou presenciou. Trata-se de uma forma saudável de liberar certos tipos de emoções. Como as PAS sentem tudo com maior intensidade, consequentemente, costumam também chorar com maior facilidade. Os motivos mais comuns podem incluir alguma chateação, uma grande alegria ou mesmo um filme ou comercial de TV.
7 – São Bastante Sensíveis a Críticas
As críticas apresentam um ponto bastante delicado para uma pessoa altamente sensível. Isso porque uma avaliação negativa sobre ela ou algo que tenha feito, geralmente é recebida de uma maneira muito mais intensa. Então, como forma de se proteger, ela passa a se esforçar ao máximo para agradar aos demais e evitar ser criticada. É muito importante tomar cuidado nesse ponto, para que o desejo de agradar terceiros não se torne prejudicial. Grande parte das críticas não é pessoal e entender isso é a chave para aprender a lidar com elas de uma forma mais positiva.
8 – São Bastante Atentas aos Detalhes
Sua grande sensibilidade faz com que as PAS costumem ter uma grande atenção aos detalhes em relação ao que estão fazendo e ao mundo de uma forma geral. Essa característica é positiva porque estimula a criatividade e as leva a sempre buscarem dar o melhor de si em tudo o que fazem. Apenas é necessário se atentar para que a busca pela perfeição não se torne exagerada e comprometa a ação e realização das coisas.
9 – Demoram Para Tomar Decisões
O fato de serem detalhistas faz com que as pessoas altamente sensíveis demorem mais para tomarem decisões, mesmo as mais simples, como escolher um prato em um restaurante, por exemplo. Isso acontece porque elas precisam pensar em todos os detalhes e possíveis resultados de suas escolhas para que se sintam verdadeiramente seguras para, então, se decidirem. É importante respeitar essa necessidade, mas, ao mesmo tempo, treinar a mente para que, aos poucos, consiga fazer escolhas mais rapidamente.
Quer saber como está a sua felicidade nas áreas:
Profissional, pessoal, qualidade de vida e relacionamento?
Clique aqui e faça nosso teste.
.
10 – Se Sentem Incomodadas ao Serem Observadas
O fato de saberem que estão sendo observadas pode ser bastante estressante para as pessoas altamente sensíveis e levá-las a se sentirem pressionadas. Por esse motivo, costumam evitar falarem em público e dão preferência para esportes individuais, como corrida, ciclismo e natação, por exemplo, ao invés das modalidades em grupo. Basicamente, elas não se sentem confortáveis quando são o centro das atenções.
Ser uma pessoa altamente sensível não significa que se tenha algum tipo de distúrbio que precisa ser tratado, mas sim que processa estímulos sensoriais de uma forma mais profunda, o que é muito interessante também. Reconhecer esse traço presente em sua essência e personalidade pode ajudá-lo a desenvolver uma melhor consciência a respeito de si e de suas necessidades, possibilitando que utilize suas características ao seu favor. Reconheça a força presente na sua sensibilidade e permita que ela te leve além!
Copyright: 504503110 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stock-asso