Quando foi criado e servia apenas para fazer chamadas de voz, o telefone celular já trouxe um grande benefício, que era o de facilitar a comunicação através de ligações sem a necessidade de ter um aparelho fixo por perto. Entretanto, o que era bom se tornou extraordinário com a invenção dos smartphones, que hoje realizam uma série de tarefas como: fazer fotos instantâneas e chamadas de vídeos; dá acesso aos e-mails, mensagens de voz e redes sociais, com apenas alguns cliques.
Contudo, mesmo com tantas vantagens, ficar sem celular durante algum tempo se mostra necessário para que se possa ter uma relação saudável com ele, sem excessos ou dependência. E aí, você conseguiria ficar algumas horas sem o seu telefone? Reflita e compartilhe seu comentário ao final do texto.
Contents
Por Que é Necessário Ficar Sem Celular Durante um Tempo?
Os celulares nos conectam com pessoas através de mensagens, chamadas de voz e vídeo, nos permitem realizar transações bancárias, ler notícias, pesquisar sobre qualquer assunto, fazer anotações e cálculos, enfim, uma infinidade de coisas. Tudo isso é maravilhoso e devemos ser muito gratos a aqueles que contribuíram para essa criação extraordinária. Porém, quando usado exageradamente pode se tornar um problema comparável à dependência.
Todas as coisas boas deixam de ter um efeito positivo quando são utilizadas com excesso e isso se aplica a exatamente tudo. O equilíbrio é sempre o melhor conselheiro, pois ele possibilita que desfrutemos das coisas na medida, sem exageros que, em muitos casos, se transformam em vícios como a nomofobia, que é a dependência do celular.
Portanto, não é porque o celular é algo bom que deve substituir os seus momentos com a família e amigos, o descanso, os estudos, a dedicação no trabalho, suas horas de sono e todos os outros elementos que fazem parte da sua vida.
7 Dicas Para Utilizar o Celular de Maneira Equilibrada
Se você está sentindo que anda passando mais tempo do que deveria ao celular, confira dicas que irão te ajudar a lidar com essa relação de dependência e passar a fazer uso do aparelho de forma saudável e equilibrada.
1 – Reflita a Respeito da Sua Relação Com o Celular
O primeiro passo para mudar a forma com a qual se relaciona com algo é refletindo a respeito do assunto. Nesse sentido, é importante que pense sobre o papel que o celular está exercendo em sua vida. Pergunte a si mesmo se tem deixado de realizar outras atividades por conta dele, se percebeu que sua produtividade no trabalho reduziu, se seus familiares e amigos têm comentado sobre isso. Essa reflexão irá permitir que se conscientize a respeito da necessidade dessa transformação e se prepare para, de fato, mudar.
2 – Desabilite as Notificações Sonoras
Grande parte das pessoas que tem smartphones utiliza diversos aplicativos que são capazes de realizar as mais diferentes funções. A maioria deles conta com funcionalidades que notificam o usuário através de avisos sonoros. Então, o aparelho passa o dia todo pedindo a atenção do seu dono, comprometendo sua tranquilidade e concentração. A solução para evitar que isso aconteça é bastante simples e consiste em desabilitar essas notificações, deixando apenas aquelas que forem realmente importantes.
3 – Passe um Dia Todo Sem Celular
Sempre que for fazer um passeio, desfrutar de momentos especiais ao lado da família e amigos ou quiser simplesmente relaxar, permita-se ficar sem celular e viver essas experiências na essência e com atenção plena. Se possível, prolongue isso por um final de semana ou quaisquer outros dias em que for possível. Fazer isso irá te mostrar que é possível ser feliz mesmo sem estar com o aparelho em mãos. Afinal, mais importante do que postar fotografias bonitas nas redes sociais é desfrutar do que está vivendo em plenitude.
4 – Monitore as Horas Que Passa no Aparelho
A tecnologia é tão extraordinária que nos oferece antídotos para nos proteger do seu veneno, que no caso vem na forma de uso excessivo e inadequado. Em se tratando de celulares, isso se dá através de aplicativos que monitoram as horas que se passa utilizando o aparelho. Assim, ao ver essas informações claramente, irá tomar ainda mais consciência da necessidade de limitar o uso e passará a aproveitar o seu tempo de outras maneiras.
5 – Encontre Outros Tipos de Passatempo
Hoje em dia, o celular se tornou o passatempo mais utilizado pela maioria das pessoas. Basta ter um tempo livre para que logo tirem o aparelho de bolso e passem horas navegando nas redes sociais, em sites e jogos. Se esse é o seu caso, é interessante que encontre outros tipos de atividades para fazer. Ler um livro, assistir um filme ou série, visitar um amigo, praticar algum esporte são exemplos de opções que irão te trazer diversos benefícios e te mostrar que existe vida fora do smartphone.
6 – Verifique o E-mail Profissional Apenas Quando For Necessário
Ao mesmo tempo em que o celular facilita o trabalho e possibilita que se leia e responda e-mails em qualquer hora e local, isso também pode se tornar prejudicial. Ficar a todo o tempo verificando se há uma nova mensagem faz com que muitos não consigam se desligar de suas funções mesmo quando estão de folga e deveriam descansar. Por isso, o ideal é deixar para utilizar o e-mail da empresa apenas quando estiver trabalhando e fazer isso fora do expediente somente quando for realmente necessário.
7 – Deixe o Celular de Lado Quando Tiver Companhia
Uma cena bastante típica da atualidade é ver várias pessoas reunidas em uma mesa, cada uma olhando para a tela do seu celular, sem interagir. Se já fez isso alguma vez na sua vida ou tem amigos que façam, que tal repensar essa atitude? O aparelho poderá ser usado a qualquer hora, já aquele momento, com a presença dessas pessoas tão especiais, não. Nesse sentido, o melhor a fazer é que todos deixem seus smartphones de lado e desfrutem verdadeiramente da companhia uns dos outros.
Ao colocar cada uma dessas dicas em prática irá se conscientizar a respeito do uso consciente do celular e da tecnologia de uma forma geral. Lembre-se que é natural ter uma dependência funcional em relação a ele, por se tratar de algo que usamos para realizar diversas funções. Fique atento aos perigos da nomofobia!
Contudo, quando essa dependência se torna algo emocional, é necessário recuar, refletir a respeito, procurar uma ajuda de especialistas no assunto e rever o papel que o aparelho está ocupando em sua vida. Com este apoio você poderá voltar a ter mais paz de espírito, cuidar melhor de sua saúde mental, física e emocional e ter de volta a vida tirada pela dependência do seu telefone. Aproveite estas dicas e faça o melhor por você!
Copyright: 740782234 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stevanovic