Muitas pessoas têm uma grande insegurança em relação ao envelhecimento, principalmente porque vivemos em uma cultura que supervaloriza a juventude. Esse sentimento causa a chamada crise da meia idade, que pode acontecer quando um indivíduo se vê dando adeus à jovialidade e chegando à maturidade. Se está passando por isso, entender o que essa fase envolve é fundamental para lidar com ela de forma positiva e aprender a aceitar essa etapa da vida que, assim como todas as outras, pode ser maravilhosa.

Entendendo a Crise da Meia Idade

Em 1965, o médico canadense Elliott Jaques criou a expressão “crise da meia idade” para se referir às pessoas que se sentem perdidas quando veem que a fase da juventude realmente chegou ao fim, o que, geralmente, acontece por volta dos 40 aos 60 anos. Trata-se de um sentimento que mistura insegurança, frustração, medo em relação às transformações físicas e a sensação de não ter aproveitado o suficiente. Na maioria dos casos, pode durar de três a dez anos entre os homens e de dois a cinco entre as mulheres.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Passar por isso é mais comum do que parece. Inclusive, muitas pessoas próximas podem estar sentindo tudo isso sem que você perceba. Se está acontecendo contigo, acalme-se, pois, não está só e, assim como qualquer outro obstáculo pelo qual passou na vida, esse também pode ser superado e te trazer muitos ensinamentos. Por mais assustadora que essa fase possa parecer, através dela é possível descobrir que é capaz de continuar sendo feliz e realizar coisas extraordinárias, independente da idade que tiver.

Os Sinais Mais Comuns da Crise da Meia Idade

A melhor maneira de encontrar soluções para o que está sentindo é entender o que se passa em seu interior. Nesse sentido, conhecer os sinais mais comuns da chamada crise de meia idade é fundamental para que saiba como passar por ela da melhor maneira possível.

Desânimo em Relação à Vida Atual: as coisas que antes faziam sentido, como a carreira e os relacionamentos, por exemplo, parecem ter perdido o seu encanto. Há muitas dúvidas em relação às escolhas feitas no decorrer da vida.

Saudade do Passado: em muitos casos, o desânimo em relação ao presente vem acompanhado de uma grande nostalgia em relação ao passado. Surge uma vontade de fazer uma viagem no tempo e fazer escolhas diferentes, principalmente em relação à profissão e relacionamentos amorosos.

Grande Preocupação Com a Aparência: o medo de envelhecer fisicamente também acontece e muitos começam a se vestir de forma mais jovial e, também, recorrem a procedimentos estéticos para minimizar as marcas deixadas pelo tempo.

Sentir-se Inferior em Relação aos Outros: outra atitude comum entre aqueles que estão passando pela crise da meia idade é se comparar com outras pessoas que tenham a mesma idade. Assim, acreditam que todos são mais felizes e bem-sucedidos e se sentem inferiores.

Ter Sentimentos Semelhantes aos da Depressão: todas essas incertezas e inseguranças podem levar o indivíduo a apresentar sintomas comuns da depressão, como desânimo, falta de energia, perda ou ganho de peso em um curto espaço de tempo, entre outros.

Dicas Poderosas Para Superar a Crise da Meia Idade

Depois de conhecer mais a respeito da crise da meia idade, chega o momento de conferir dicas que irão te ajudar a passar por esse período transitório de forma positiva, a fim de superar todas as incertezas e inseguranças e ser feliz. Cada fase da vida tem a sua beleza, os seus desafios, aprendizados, e, principalmente, são diferentes umas das outras. Portanto, fazer comparações entre a juventude e a maturidade, por exemplo, não faz sentido. Escolha viver ao máximo cada etapa e extrair o melhor que ela pode te oferecer.

1 – Reconhecer o Momento Pelo Qual Está Passando

O primeiro passo para resolver qualquer questão é reconhecê-la e entendê-la. Nesse sentido, se realmente perceber que está passando pela crise da meia idade, assuma isso para si e não se julgue. O envelhecimento faz parte da natureza e se assustar com ele também, então não se sinta inferior por estar passando por isso. Aceitar sua realidade atual lhe dará toda a força que precisa para lidar com ela de forma construtiva.

2 – Procure Apoio

Poder contar com apoio para passar por essa fase de transição é fundamental e isso inclui ter amigos com quem desabafar ou mesmo buscar ajuda especializada se for necessário. Falar a respeito do que está sentindo irá te ajudar a se entender melhor, além disso, é importante conversar com as pessoas próximas para que elas também compreendam o que está passando e possam contribuir com o seu bem-estar.

3 – Descobrir o Lado Positivo da Situação

Apesar de se chamar crise, essa fase pode ser bastante positiva e te levar a ter novas ideias, descobrir outras formas de ser feliz e se reinventar. É grande o número de pessoas que decidem abrir um negócio durante esse período ou dar qualquer outro tipo de guinada na carreira, por exemplo. Por isso, procure utilizar esse momento para se conhecer melhor e, claro, refletir para não tomar decisões das quais possa vir a se arrepender.

Quer saber como está a sua felicidade nas áreas: profissional, pessoal, qualidade de vida e relacionamento?
Clique aqui e faça nosso teste.

4 – Cuide da Sua Saúde e Bem-estar

Estar com a saúde em dia é fundamental para que se sinta bem e tenha disposição para viver. Dessa forma, adote medidas para ser mais saudável, como cuidar da alimentação, praticar atividades físicas e, se for te fazer feliz, cuidar também da aparência. Não há problema algum em querer se sentir mais bonito, desde que esteja cuidando também do que está em seu interior, afinal a beleza vem de dentro.

5 – Faça Coisas Que Te Deixam Feliz

Durante essa fase da vida, alguns já se aposentaram ou estão próximos disso, os filhos já são adultos e independentes, e, então, se torna possível desfrutar dessa liberdade para realizar coisas que sempre quis, mas que antes não conseguiu. Se deseja fazer uma viagem, mudar de cidade ou realizar qualquer outro projeto pessoal, esse pode ser o momento ideal! Planeje-se, trace metas e vá em busca da realização dos seus objetivos, pois é isso que te dará energia para continuar.

A crise da meia idade é uma fase que se mostra desafiadora, mas que pode ser vencida e superada. Tenha orgulho da história que construiu até aqui e continue se empenhando e dando o seu melhor nos próximos capítulos que virão. Afinal, ainda existem muitas páginas a serem preenchidas com momentos de alegria, aprendizado e realização. Permita-se viver intensamente cada nova fase, pois com certeza, o melhor sempre está por vir!

Copyright:  776225419 – https://www.shutterstock.com/pt/g/belchonock