Don Juan de Marco é um personagem bastante conhecido da literatura espanhola, sendo citado em diversas lendas. Sua característica mais marcante é a forma sedutora com a qual lida com as mulheres, conquistando-as apenas pelo prazer de tê-las aos seus pés. Trazendo essa situação para a vida real, existem homens que possuem a chamada síndrome de Don Juan, o que seria uma compulsão pela sedução. Se deseja saber mais a respeito do assunto e entender o que leva uma pessoa a agir dessa maneira, é só continuar acompanhando o artigo.
Contents
Entenda a Síndrome de Don Juan
Quando se fala em Don Juan, muitos imaginam uma figura romantizada, um homem galante e seguro que conquista mulheres por onde passa. Entretanto, em muitos casos, esse comportamento é resultado de um transtorno psicológico, que inclusive está categorizado na CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) sob o código F52.7.
Também conhecida como donjuanismo ou satiríase, a síndrome de Don Juan é um problema de ordem psicológica que faz com que um homem sinta a necessidade de seduzir um grande número de mulheres. Para isso, o indivíduo se utiliza de jogos de sedução e falsas promessas, tudo para provar aos outros e a si mesmo que é capaz de gerar interesse no sexo oposto.
Como se pode perceber, a figura de um indivíduo seguro de si que muitos associam ao mito Don Juan não condiz com a realidade. Afinal, o homem que tem esse tipo de comportamento o faz por conta de uma grande insegurança que carrega dentro de si. Essa falta de confiança pode ser motivada por diversos fatores, como autoestima baixa, problemas em relação à masculinidade, medo de se envolver emocionalmente, entre outros.
Vale lembrar que, apesar de o nome estar diretamente relacionado aos homens, mulheres também podem apresentar esse comportamento. Nos dois casos, é fundamental procurar ajuda especializada para que o profissional possa ajudar o indivíduo a encontrar o caminho para contornar essa situação. Afinal, viver de forma tão superficial não é saudável nem para si e nem para as outras pessoas.
É claro que ter casos breves e sem nenhum tipo de compromisso é algo comum na sociedade atual e todos são livres para fazer suas escolhas e se relacionarem da maneira que bem entenderem. Contudo, é essencial que ambos os envolvidos estejam em comum acordo com a ausência de laços emocionais para que ninguém seja enganado com falsas promessas de amor.
Os Principais Sinais da Síndrome de Don Juan
Identificar um indivíduo que tenha uma atitude sedutora a nível patológico pode ser um tanto quanto desafiador, principalmente se houver um envolvimento entre vocês. Porém, se permitir que a razão fale mais alto com a emoção, poderá identificar se ele apresenta algum dos sinais a seguir, confira.
1 – Demonstrar Querer Seduzir Todos ao Redor
Um autêntico Don Juan não se contenta em conquistar uma única pessoa, ele precisa ir além e age como se quisesse seduzir alguém a todo o momento. Desse modo, está sempre lançando olhares, fazendo elogios e outros gestos, tudo para atrair quem quer que seja. Toda essa gentileza pode acabar se tornando um risco para as pessoas mais sensíveis, que se envolvem com facilidade.
2 – Ausência de Preocupação Com Sentimentos Alheios
Um cuidado que a grande maioria das pessoas toma ao agir é se preocupar com os sentimentos alheios, para evitar magoar alguém. Entretanto, quando se trata de um Don Juan, essa preocupação simplesmente não existe. Esses indivíduos são completamente despidos de empatia e são incapazes de se colocar no lugar daqueles que podem magoar com suas falsas promessas de amor.
3 – Mudança Repentina na Forma de Tratar a Outra Pessoa
No início, é bastante comum que o sedutor faça de tudo para surpreender e encantar a pessoa que deseja conquistar. Para isso, pode se utilizar de medidas como ligações inesperadas, flores, presentes, jantares. Porém, após perceber que conseguiu o que queria, simplesmente desaparece, deixa de responder mensagens, não atende o telefone. Faz isso porque o seu objetivo já foi alcançado e, então, pode partir para a próxima conquista.
4 – Lidar Com Pessoas Como Se Fossem Descartáveis
A forma com a qual um sedutor lida com as outras pessoas demonstra que ele as vê como se fossem descartáveis. Não há nenhum tipo de cuidado ou consideração, pois ele pensa apenas em si e na sua necessidade de conseguir o que deseja. A síndrome de Don Juan faz com que um indivíduo se esqueça que uma pessoa tem sentimentos e é mais do que um meio para ele se sentir mais seguro.
5 – Buscar o Prazer Acima de Tudo
A síndrome de Don Juan pode ser comparada a um vício, pois se trata de uma busca incessante pelo prazer, que geralmente está ligado ao sexo e, também, ao poder da conquista, de se sentir capaz de atrair quem desejar. Desse modo, o indivíduo pode se valer de um comportamento maquiavélico, em que os fins para conseguir o que quer justificam os meios utilizados para tal.
6 – Quanto Mais Difícil For a Conquista, Melhor
Os conquistadores gostam de desafios, pois quanto mais difícil for uma conquista, mais forte será a sua auto afirmação de virilidade e capacidade de sedução. Assim, gostam de se envolver com pessoas comprometidas ou que tenham algum outro tipo de obstáculo que torne o processo mais difícil. Porém, essa não é uma regra tão clara, já que existem aqueles que gostam de se aproximar de mulheres mais frágeis, que se envolvem facilmente.
7 – Egocentrismo Exacerbado
Por fim, uma característica bastante forte do donjuanismo é o egocentrismo exacerbado, pois o indivíduo está a todo o momento exaltando as próprias qualidades. E essa necessidade constante de autoafirmação é, na realidade, fruto de uma forte insegurança, que pode estar relacionada à aparência física ou ao lado emocional.
Se informar e saber ouvir os conselhos daqueles que te querem bem é fundamental para que evite se envolver com uma pessoa que apresente esse transtorno emocional e acabe sofrendo. Prefira ter ao lado indivíduos que respeitem os seus sentimentos e te valorizem, pois isso é o mínimo que qualquer ser humano merece.
Copyright: 575909164 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pathdoc