Tom Jobim compôs uma canção belíssima chamada “Wave” que ficou mais conhecida pelo trecho que diz “fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho”. Cada um pode interpretar essas palavras de uma maneira e aqui irei compartilhar a minha percepção, diferenciando a solidão física da emocional. Então, se quer saber como viver sozinho sem necessariamente se sentir só, é só continuar fazendo a leitura deste artigo.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e baixe meu ebook!

Viver Sozinho Não Precisa Ser Sinônimo de Solidão

O primeiro ponto a ser tratado é a diferença entre estar só fisicamente e emocionalmente. No primeiro caso, uma pessoa pode morar só por escolha ou necessidade, por exemplo, mas sem se isolar dos seus amigos e familiares. Para mim, a canção de Tom Jobim diz que é impossível ser feliz sozinho no sentido de isolamento social e afetivo, de se fechar para o mundo e não experimentar o amor em suas mais diferentes formas.

Um indivíduo pode morar em uma casa cheia de gente e ainda assim se sentir só. Assim como outro pode morar sozinho e carregar dentro de si sentimentos fantásticos gerados através de suas relações com os seus entes queridos. Então, como se pode ver, se trata de algo extremamente relativo, que tem mais a ver com as emoções do que com as circunstâncias físicas propriamente ditas.

Estar só na sua casa, em uma viagem ou em um passeio pelo parque pode ser sinônimo de liberdade ou de solidão, e é você quem irá decidir qual o significado disso em sua vida. Se escolher a primeira opção, certamente terá momentos agradáveis quando estiver na companhia de outras pessoas e, também, quando sua única companhia for você mesmo. Lembre-se que é tudo uma questão de perspectiva, de saber enxergar o lado bom de cada situação.

Dicas de Como Viver Sozinho de Forma Saudável e Equilibrada

Se deseja saber como desfrutar da sua presença sem se sentir solitário, coloque as dicas a seguir em prática. Através de cada uma delas aprenderá cada vez mais a transformar a solidão em solitude, liberdade e autoconhecimento.

1 – Valorize a Sua Liberdade

PSC

Estar na companhia de alguém é maravilhoso, mas é um tipo de situação que requer negociação para tomar decisões em conjunto. Já estar só, por outro lado, oferece a você a liberdade para fazer escolhas, desde as mais simples, como o menu do jantar, como as mais grandiosas, como mudar de cidade ou fazer uma viagem inesperada no final de semana. Ser livre é maravilhoso e quando se der conta disso deixará de se preocupar com o medo da solidão, para se concentrar em desfrutar de cada instante da sua liberdade.

2 – Descubra Atividades Prazerosas

Existem inúmeras opções de atividades que são ótimas para se realizar sozinho. Assistir a um bom filme ou série, ler um livro, sair para correr ou caminhar, fazer um lanche no seu restaurante preferido, cuidar de si mesmo. Na realidade, são poucas as coisas que não dá para se fazer só, pois sempre é possível adaptar os programas. Se você tem algum tipo de preconceito, como “sair para jantar sem companhia é sinal de solidão”, procure desconstruir essas ideias que servem apenas para te limitar.

3 – Valorize os Relacionamentos Pessoais

Uma pessoa pode morar sozinha por opção, porque seu relacionamento chegou ao fim ou por diversos outros motivos. Entretanto, o fato de não dividir a casa com alguém não precisa ser sinônimo de solidão. É totalmente possível morar só e estar sempre na companhia de amigos ou familiares, inclusive isso é bastante saudável. Portanto, valorize ao máximo as suas amizades e a relação que tem com seus pais, irmãos, primos, tios, enfim, com os seus entes mais queridos.

4 – Conecte-se Com o Seu Eu Interior

Quando se está a todo o momento rodeado de pessoas é natural acabar se esquecendo de ouvir a si mesmo. Por esse motivo, ter momentos apenas seus pode ser uma grande oportunidade de silenciar para se conectar com o seu eu interior e se conhecer melhor. Práticas como a meditação e a ioga podem te ajudar nessa tarefa e permitir que aprenda a se escutar e, assim, viva de acordo com a sua essência e os seus valores, sem se deixar levar por pressões e influências externas.

5 – Procure Companhia Quando Sentir Necessidade

Não há nada de errado em reconhecer que está se sentindo sozinho, isso não te torna fraco ou inferior a ninguém. Saiba que até mesmo aquelas pessoas que são super bem resolvidas em relação ao fato de viverem sozinhas também têm essa necessidade, pois se trata de algo que é comum a todos os seres humanos. Por essa razão, ao sentir vontade de estar na companhia de alguém, envie uma mensagem para um amigo ou um familiar e marque um encontro, sem se julgar.

6 – Adote um Animal de Estimação

Essa é uma sugestão muito especial, mas que requer reflexão, afinal se trata de uma vida pela qual você se tornará inteiramente responsável. Então, caso perceba que tem condições de acolher um animalzinho em sua casa, faça isso. Cães e gatos são companhias fantásticas e te oferecerão um amor incondicional, que certamente irá encher o seu coração de alegria. São ótimos para aqueles que passam uma boa parte do tempo sozinhos e desejam ter um serzinho de luz sempre ao lado.

A autoconfiança só é possível se você está de bem com a vida.
Quer saber em qual nível está a sua felicidade? Clique aqui

7 – Crie uma Rede de Apoio Com os Seus Vizinhos

Se, por algum motivo, precisou mudar de cidade ou ir morar em uma região distante dos seus amigos e familiares, procure criar uma rede de apoio com os seus vizinhos. É sempre bom saber que tem a quem recorrer em casos de emergência ou para compartilhar um prato saboroso que preparou, por exemplo. Desse modo, evite se isolar, seja simpático com aqueles que moram perto de ti. Assim, aos poucos, poderão se aproximar cada vez mais e, quem sabe, construir laços poderosos de carinho e amizade.

Dito tudo isso, podemos concluir que, sim, é possível viver sozinho, desde que mantenha fortes laços com os seus entes queridos. Afinal, o amor e o carinho podem existir mesmo entre pessoas que não vivem sob o mesmo teto, já que são sentimentos que transcendem as barreiras físicas e nascem na alma de cada um.

Créditos da Imagem: Por Fahroni – ID da foto stock livre de direitos: 1056048977