Tudo que existe no mundo, ao nosso redor tem uma energia. As pessoas,os objetos, o ambiente que compartilhamos no nosso dia a dia, tudo existe um campo energético que passa sensações, mudando os nossos sentimentos e o humor. Algo que traz bastante energia e influência, nós e as pessoas próximas, no trabalho, em casa ou em pouco tempo na distância da casa até o trabalho e vice-versa são as cores.
Sendo revelada de acordo com a luz, as cores podem mostrar a energia que sentimos naquele dia e momento. Pessoas com alguma tristeza interna, escolhem roupas, acessórios, de cores mais escuras como: Preto, Azul escuro, Verde escuro, Cinza. Pessoas mais alegres ou felizes preferem as cores mais claras e com um destaque: Amarelo, Azul claro, Branco, são alguns exemplos das escolhas. Estas sensações ao olharmos para as cores, são “traduzidas” pelo cérebro e de acordo com as ondas eletromagnéticas que o Azul, Vermelho, refletem enxergamos cores diferentes.
Veja a seguir sobre o significado das cores e os sentimentos/emoções que elas podem despertar:
Dourado (Dinheiro): Rapidamente associado ao ouro, o Dourado traz a sensação de riqueza, luxo e sofisticação. Uma cor muito utilizada por reis e rainhas antigos na decoração de castelos e templos para mostrar poder e nobreza. A cor mostra uma riqueza de bens, traz a sensação de prosperidade por normalmente estar associada ao passado de reinos e igrejas medievais que utilizavam do ouro para ter destaque e aparentar poder. O Dourado também traz charme, inteligência e energia.
Vermelho (Raiva): Cor forte que rapidamente tem destaque, o Vermelho passa diversas sensações inclusive a de Raiva. Também associado à Paixão e Sangue, é uma coloração que traz poder, sentimento de liderança e vitória. A cor tem forte destaque podendo ao mesmo tempo trazer a sensação de paixão, autoestima e violência, maldade, pois por meio de filmes e desenhos, crescemos com a identificação destes sentimentos relacionados a cor vermelha.
Amarela (Alegria): Logo após olhar a cor amarela, rapidamente existe a associação com o sol. Da mesma forma que a maior estrela da galáxia, o amarelo transmite calor, torna os ambientes mais leves e alegres. A cor, muito utilizada no final de ano para buscar prosperidade, traz exatamente esta sensação junto com otimismo. Usar a cor em roupas, objetos, ou ter essa cor em mente ajuda na criatividade e aumenta a positividade.
Marrom (Medo): Andando pelas ruas é difícil encontrar alguma pessoa ou locais que utilizem a cor marrom. Associada a cor da terra e de uma vida mais saudável, o Marrom passa a sensação de maturidade, segurança. Utilizada em peças publicitárias, em locais para o comércio, transmite seriedade no serviço e simplicidade. Os pensamentos associados a terra, campo, é muito próximo da cor marrom. Por este motivo, também a cor é ligada ao conforto, a madeira e a qualidade, seja roupa ou objetos.
Azul (Tristeza): A cor transmite a profundidade, o infinito, igual as duas fáceis associações feitas quando o azul é exposto: Oceano e Céu. A cor transmite pureza, harmonia e sinceridade. É associada à nobreza pelo termo de “Sangue Azul” e também passa e também passa tranquilidade, paz de espírito, por isso muitas pessoas prefere utilizar em ambientes a cor azul, buscando estas sensações, igual quando observa o céu ou o oceano na praia. É uma cor fria, e transmite isso por ter essa sensação serena, especialistas dizem em ser uma cor que é relacionada a baixa temperatura corporal.
Rosa (Amor): Cor delicada, associada ao romantismo, ao Amor. O Rosa representa beleza e também ingenuidade e tem fortes ligações com o mundo feminino, sendo a primeira cor que as mulheres usam na vida, logo ao nascer. Por ser uma cor mais leve que o vermelho, por ter mais o branco, ela passa mais ternura e suavidade. São diversos tons existentes para o Rosa, alguns podem transmitir sentimentos diferentes, como o Rosa-Pink que passa mais destaque, calor e alegria ou o Rosa Escuro que é associado à sensualidade e o Rosa Claro que é mais inocente, e a cor mais utilizada entre as garotas mais novas.
Verde (Esperança/Centralização): Associada a natureza, o verde vai além da sensação de esperança que todos conhecem. Por ser a cor das plantas, das árvores, a tonalidade esverdeada remete a fertilidade e a calma– sentimento facilmente identificado quando estamos em contato com o meio ambiente. O verde remete ao dinheiro. Expressão muito utilizada para falar de Esperança. Mas além deste pensamento, a cor tem forte ligação com a liberdade, renovação- o que traz a ideia de vitalidade e sempre estar disposto. Utilizar a cor verde em detalhes nos ambientes, em paredes ou até com plantas, traz o sentimento tranquilo e calmo para o local.
Branco (Paz/Vida): Forte ligação com a Paz, o Branco é muito ligado a questões mais calmas e de renovação. Diferente da cultura ocidental, o Branco é a cor utilizada para o luto na cultura oriental. Limpeza, sinceridade são pontos associados a cor branca. Nas questões espirituais tem a relação com a iluminação, clareza de pensamento e paz de espírito. A inocência também é característica desta cor, mas diferente das outras cores que trazem o mesmo sentimento, no branco a inocência é mais interior de cada um e não expressiva como uma criança, por exemplo.
Preto (Luto/Morte): Diversos significados existem na cor preta. A mais lembrada está pela morte ou luto. Em velórios a cor sempre é vista nas roupas dos parentes e amigos. Solidão, tristeza também são associados. Sempre em imagens que mostra depressão ou alguém isolado, existe um quarto escuro ou no canto da sala, onde normalmente é mais escuro. Mas, a cor preta vai além destes significados. Ela transmite respeito, qualidade e seriedade. Em festas da alta sociedade ou para impressionar em um novo trabalho, é comum utilizar roupas na cor preta pois transmite elegância. A cor preta pode ser associada também a distância de certa pessoa. Utilizar esta cor para determinar alguém próximo, é sinal de que algo ainda precisa ser concluído.
As Cores estão impregnadas de informações. Você deve estar se perguntando neste momento o que elas têm a ver com Constelação. A percepção das cores que você enxerga ou que são representadas na Constelação é o elemento mais emocional no processo visual dentro do campo energético e cenário onde acontece a Constelação.
Durante o processo, utilizar cores significa simbolizar visualmente o significado de vivências e sentimentos. A partir disso, o Constelado molda conforme cada cor representa para ele. Isso significa relacionar as cores às experiências, representando características e significados únicos e subjetivos.
Utilizar cores durante o processo facilita uma melhor compreensão de quem somos, como nos sentimos ou nossa percepção do outro naquele momento. Ouse ir além! Representar a Constelação usando cores pode facilitar a visualização e fazer com que você possa ter um outro olhar sobre quem você verdadeiramente é.
Copyright: 1008312436 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nataliyadruchkova