No dicionário, a palavra coragem é descrita como o ato de manter a firmeza perante situações de perigo, e essa força pode tanto estar relacionada ao lado físico quanto emocional. No artigo de hoje falarei especificamente sobre o segundo caso, que envolve a bravura daqueles que se permitem desapegar de coisas que não estão lhes fazendo bem. Afinal, desistir também é um ato de coragem, uma grande demonstração de força e de autoconfiança.
Contents
Entenda Por Que Desistir Também é um Ato de Coragem
Imagine um casal que esteja vivendo uma relação desgastada, em que as brigas se tornaram mais comuns do que os momentos de alegria e de cumplicidade. Se ambos forem pessoas acomodadas, certamente passarão a vida empurrando o casamento com a barriga, como costuma-se dizer popularmente. Entretanto, se tiverem a coragem de reconhecer que é hora de desistir da união e encerrar esse ciclo, terão a chance de recomeçar e serem felizes novamente, cada um seguindo o seu caminho.
O mesmo vale para um emprego que não traz satisfação, uma amizade tóxica, um estilo de vida, determinados costumes. Sem coragem, uma pessoa se torna refém do comodismo e da inércia, condenando-se a desperdiçar os seus dias preciosos vivendo uma realidade que não lhe completa. E quando falo que é necessário ter coragem é porque reconheço o quanto é delicado encerrar ciclos, sejam eles pessoais ou profissionais, pois criamos laços emocionais com aquilo que faz parte da nossa rotina.
É preciso ter a consciência de que desistir também é um ato de coragem porque muitos acreditam na ideia distorcida de que apenas covardes desistem, e isso não é verdade. É importante lembrar que a vida não possui uma cartilha com regras prontas a serem seguidas, por isso, devemos sempre considerar todo o contexto para chegarmos à conclusão do que é ou não certo, justo, corajoso, digno. Comece se conhecendo melhor e sendo honesto consigo mesmo e encontrará o melhor caminho.
7 Sinais de Que é Hora de Ter Coragem e Desistir
Se eu tivesse que resumir a receita da felicidade em algumas palavras, diria que é viver de acordo com as próprias expectativas e desejos. E o que parece tão simples quando dito, é um tanto quanto desafiador na prática, pois envolve desistir daquilo que não está trazendo felicidade e contentamento, e é exatamente aí que entra a coragem. Reconhecer que é hora de sair de cena, mudar de ares e traçar novas rotas é delicado e, por vezes, assustador, mas necessário. Para te ajudar nessa missão, preparei uma lista com sete sinais de que é hora de ter coragem e desistir, confira.
1 – Quando uma Área da Vida Está Comprometendo Todas as Outras
Por mais que trabalho, família e amizades correspondam a áreas distintas da vida de uma pessoa, é fato que todas estão interligadas, pois os resultados de uma refletem na outra. E é necessário ligar o sinal de alerta quando os problemas de uma área estejam comprometendo a harmonia das outras, como quando, por exemplo, a insatisfação profissional começa a comprometer os relacionamentos, o bem-estar e, até mesmo, a saúde.
2 – Quando Não Consegue Enxergar um Resultado Positivo
A ideia de que o melhor irá acontecer é o que motiva uma pessoa a continuar seguindo o seu caminho. Contudo, quando ela não consegue imaginar um resultado positivo para o futuro, talvez seja sinal de que é necessário rever as rotas e pensar se não é melhor abrir mão daquilo que a está angustiando. Porém, é importante refletir para diferenciar a ausência de perspectivas do pessimismo.
3 – Quando Não Sente Mais uma Vontade Genuína de Continuar
Um projeto profissional, um relacionamento amoroso, uma amizade, são coisas que precisam de vontade para serem mantidos, pois é esse o combustível que faz com que tudo funcione. Quando algo deixa de fazer sentido e esse desejo vai embora, pode ser um sinal de que é hora de desistir para ir em busca de algo que reacenda essa paixão e a vontade de fazer tudo dar certo.
4 – Quando Apenas Você Se Esforça em Algo Que Também Depende de Terceiros
Um casamento, uma sociedade empresarial e uma amizade são exemplos de coisas que dependem de esforço mútuo para acontecer. Quando apenas um dos lados demonstra interesse em fazer dar certo, a relação entra em desequilíbrio e a harmonia fica comprometida. Por isso, ao notar essa desigualdade de esforços, é interessante repensar suas decisões.
5 – Quando Percebe Que Suas Forças Estão Se Esgotando
Desistir é um ato de coragem, mas requer cautela, afinal, não é porque algo deu errado uma vez que se deve abrir mão e partir para outra. É preciso olhar para dentro de si e identificar qual é a sua vontade, se ainda tem energia para continuar tentando ou se realmente suas forças estão se esgotando. Se for a segunda opção, pense na possibilidade de se libertar dessa situação e ir em busca de algo que renove sua vontade de fazer dar certo.
6 – Quando Seus Planos Para o Futuro Não Condizem Com o Presente
Sonhar demais com um futuro que não condiz com o seu presente é um forte sinal de que talvez seja necessário repensar o presente. Afinal, é no hoje que tomamos as atitudes necessárias para construir o amanhã que sonhamos viver. Por essa razão, é sempre importante manter um diálogo interno, para que esteja consciente dos seus desejos e lute por eles.
7 – Quando Acorda Pela Manhã e a Situação em Questão Faz Com Que Se Sinta Desanimado
A cada manhã um novo dia começa, com novas oportunidades e escolhas a serem feitas. Quando uma pessoa desperta e sente desânimo ao se lembrar que irá se encontrar com determinadas pessoas ou realizar determinadas tarefas, pode ser um sinal de que aquilo não está mais se encaixando em seu plano de vida. Porém, é sempre importante refletir para diferenciar essa sensação de uma atitude de alguém quer que tudo aconteça ao seu modo, sem ser contrariado.
Muitas pessoas relutam em jogar a toalha em relação a sonhos e experiências de vida, pois investiram seu tempo, dinheiro e energia nisso. Contudo, é necessário enxergar todo o contexto e pensar nas lições que cada situação vivida foi capaz de ensinar, pois elas fazem todo esforço valer a pena. Lembre-se sempre que tudo está conectado, por isso, nada é perdido ou desperdiçado, tudo contribuiu para fazer de você a pessoa extraordinária que é hoje.
Copyright: 1308733258 – https://www.shutterstock.com/pt/g/hkhtt+hj