Saber ouvir as pessoas é tão necessário quanto falar, afinal, não tem nada mais desagradável do que conversar com alguém que parece estar em outro planeta, olhando para o horizonte ou mexendo no
celular. Por isso, convido-lhe a fazer uma reflexão: como estão as suas habilidades de ouvinte? Acredita que tem ouvido as pessoas na essência, dando verdadeira atenção para o que elas dizem?
Nesse sentido quero me dedicar a falar sobre ouvir na essência e para isso lhes faço uma pergunta; “Você sabe ouvir na essência? ”. Por mais que ouvir seja algo natural a todos nós, ouvir na essência é realmente um grande desafio, digo isso porque nos dias de hoje as pessoas estão mais preocupadas em falar, independente do conteúdo, e menos propensas a ouvir o que os outros têm a dizer.
Essa lógica invertida fez com que muitos valores fossem modificados, o egocentrismo passou a tomar lugar central nas nossas vidas, fazendo com que falte espaço para sentimentos de reciprocidade e amor ao próximo sejam manifestados. Saber ouvir na essência é uma habilidade importantíssima a todas as pessoas, e quando aplicada nos meios profissionais ela se apresenta como mecanismo fundamental para criar um ambiente de trabalho harmonioso e propício ao crescimento.
Para nós coaches saber ouvir na essência é condição sine qua non para propagar a nossa filosofia de vida para o máximo de pessoas possíveis, criando uma rede de pessoas que buscam ouvir e compreender profundamente a si mesmas e a todos que os cercam. Segundo um estudo desenvolvido pelo Dr. Albert Mehabrian, o processo de comunicação se dá não só através da fala, mas também por outros elementos, assim ele apresenta que:
38% através de certos elementos vocais; 55% através de elementos não verbais; 7% através de palavras constituídas.
Esses dados embasam a ideia que ouvir na essência está muito além de apenas detectar os sons do ambiente ou os proferidos por alguém. Para ouvir na essência é necessário ter a habilidade de ir além, é preciso ter curiosidade de entender e aprender com o meio, com as pessoas, gestos, postura, entonação da voz etc.
Assim como toda habilidade pode ser refinada e treinada, a habilidade de ouvir também pode ser desenvolvida de forma a melhorar a sua atuação como profissional coach, e também enquanto ser humano inserido num mundo cheio de informações e ensinamentos sendo transmitidos.
Nas linhas seguintes apresento para vocês como podemos ouvir estruturalmente na essência:
1- Estimule: Um coach para realizar o seu trabalho com excelência deve ter a capacidade de estimular de forma a encorajar seu coachee a se expressar, transmitir seus anseios, dúvidas, inseguranças, bem como, demonstrar suas habilidades, sonhos e aonde pretende chegar. Para compreender bem o que seu coachee quer transmitir é importante ter em mente que o processo de comunicação não se dá apenas pela fala, ela é muito mais do que isso.
Busque estabelecer com seu coachee o estado de flow, uma ligação profunda e empática onde há troca não só informações, mas também de energia. Fique atendo a sua postura, busque demonstrar interesse ao que está sendo ouvido. Pequenas ações como um sorriso, um aceno com a cabeça, são sinais que você está atento e interessado. A utilização de perguntas poderosas também auxilia nesse processo de estimulação, se você perceber que seu cliente está travado, direcione a ele perguntas como “ Há algo a mais que queira compartilhar comigo? ”; “Me fale um pouco mais sobre esse fato…”.
2- Mantenha a mente aberta: Um bom ouvinte deve ter a mente aberta para ouvir na essência. Suspenda seus julgamentos, demonstre que você está interessado naquilo que está sendo dito, independente da sua opinião pessoal. O foco do coach está em compreender o todo, não só o que está sendo dito em palavras, busque detectar o que está sendo dito para além das palavras, mas também as emoções.
3- Resuma: Como já disse nas linhas anteriores, vivemos em uma sociedade onde as pessoas estão mais preocupadas em falar do que ouvir. Isso vale também sobre escutar os próprios pensamentos e as nossas falas. Quando você estiver ouvindo atentamente o que seu coachee tem a dizer busque o momento ideal para pedir que ele resume e te apresente tudo que ele acabou de falar. Esse exercício faz com que a pessoa se coloque a pensar sobre a fala, sobre como ela apresenta as suas ideias para as outras pessoas, e também que ele detecte o que lhe é mais importante.
4- Promova reflexão: A reflexão é a etapa que mais necessita de atenção, é aqui que você vai partilhar conjuntamente com seu coachee as principais informações retiradas do processo de comunicação fala/escuta estabelecido entre vocês. Demonstre que você prestou atenção em tudo que lhe foi dito, apresente para o seu coachee um pequeno resumo, utilize a técnica de paráfrase utilize palavras diferentes, porém com o mesmo significado, pergunte se ele concorda com o que foi falado e deixe aberto para ele refletir e falar novamente sobre algum ponto da conversa que achar necessário.
Como podemos perceber ouvir estruturalmente na essência está muito além de apenas ouvir, ouvir na essência é saber detectar através da comunicação meios e formas de auxiliar o seu coachee a viabilizar profundas transformações em suas vidas e também das pessoas que estão a sua volta.
Quando nos colocamos na condição de ouvintes devemos nos permitir ouvir com o coração, despindo-nos da “túnica do egoísmo” e nos deixar embebedar pela rica diversidade de pensamentos e experiências que o outro trem. Por fim, pergunto a vocês novamente “Você sabe ouvir na essência? ”
Porque algumas pessoas têm dificuldade em ouvir na essência?
A audição é apenas um dos sentidos humanos, mas que quando ativada por meio de um interesse sincero e humano se torna uma poderosa ferramenta de transformação. Ouvir provoca em nós uma série de sensações e de emoções. A audição é o canal de entrada de muitos estímulos, temos que desenvolver competência emocional para lidar com isso.
Quando ouvimos alguém dizer uma coisa que para nós parece ser muito antiética, ou quando ouvimos alguém contar algo que para nós é surpreendente, nossos corpos vivem essa emoção: de raiva, de indignação, de ansiedade, de alegria e de fúria, até.
Muitas pessoas têm dificuldade em ouvir na essência porque não sabem lidar com o diferente e sofrem com isso. Em vez de entender a história de vida da outra pessoa, ela interrompe e se coloca imediatamente. Não tem empatia, tem pressa em dizer o seu ponto de vista. Saber ouvir na essência exige uma capacidade muito rara de neutralizar as próprias emoções para se conectar com as emoções do outro.
É o que o outro sentiu que conta. O que ele vive ou viveu. O modo dele de compreender. Sem essa capacidade de empatia, de se esvaziar, de se neutralizar, nunca conseguiremos ser coaches que ouvem na essência. Cérebro e emoções são trilhas conectadas. Acalme-os.
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