Grande parte das pessoas cresce sabendo que é importante manter a casa organizada, porém, poucas entendem o real motivo para isso. A verdade é que se trata muito mais do que apenas mostrar para os outros que não é descuidado ou desleixado, pois a arrumação do ambiente influencia também no bem-estar daqueles que vivem nele. E é nisso que a especialista em organização Marie Kondo se baseou para desenvolver o método que se tornou conhecido em todo o mundo. Continue acompanhando e saiba mais.
Contents
Marie Kondo e o Método Que Arruma a Casa e a Mente
Marie Kondo nasceu no Japão e desde pequena demonstrava gostar de organizar, tanto que, na infância, era dela a responsabilidade de ordenar os livros da estante de sua escola. Conforme foi crescendo, descobriu que aquele era o seu propósito, o que dava sentido para sua vida e, então, criou o método que batizou de KonMari, que compartilhou pela primeira vez com o mundo no livro “A Mágica da Arrumação – A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida”, publicado em 2011, que foi traduzido para mais de 30 idiomas.
Em janeiro de 2019, estreou na Netflix uma série chamada “Ordem na Casa Com Marie Kondo”, que mostra a especialista em ação, ajudando pessoas a organizarem suas casas e, consequentemente, suas mentes. É visível o quanto a arrumação gera impactos bastante positivos para todas as famílias participantes, tornando suas vidas mais práticas e os relacionamentos mais harmônicos. Vale muito a pena assistir e se inspirar para colocar a metodologia em prática, eliminando excessos e mantendo apenas as coisas que realmente fazem sentido.
7 Dicas Para Organizar a Sua Casa Seguindo o Método de Marie Kondo
Agora é a sua vez de colocar em prática os ensinamentos de Marie Kondo e colocar ordem na sua casa e na sua mente. Siga as sete dicas a seguir e veja o quanto a organização é importante para o seu bem-estar e de toda a sua família.
1 – Envolva Toda a Família na Arrumação
Em primeiro lugar, é importante que todos os moradores da casa estejam engajados no processo, afinal, não se trata apenas de uma faxina e sim de uma verdadeira mudança na vida de todos. Por isso, é fundamental que seus familiares também estejam dispostos a colaborar e, claro, queiram se beneficiar dos resultados. Além disso, a união de todos irá render ótimos momentos, evitando que a arrumação seja cansativa.
2 – Organize uma Categoria Por Vez
Geralmente, as pessoas costumam organizar suas casas por cômodos, porém, ao fazerem isso, deixam de ter uma real noção da quantidade de itens que têm acumulados. Por essa razão, Marie Kondo sugere que se organize uma categoria por vez, tanto para identificar excessos quanto para facilitar os passos seguintes. Quando o assunto são roupas, por exemplo, ela pede que cada morador da casa faça uma pilha com todas as peças que tem, para definir o que irá continuar e o que será descartado.
3 – Mantenha Apenas Itens Que Te Tragam Alegria
Após reunir todos os itens de uma mesma categoria, chega a hora de definir o que será mantido ou descartado. Marie Kondo sugere que se segure cada peça e pense: isso me traz alegria? Se a resposta for sim, é sinal de que ela deve ser mantida, porém, se for não, é importante agradecer ao item por ter permanecido com você por esse tempo e, então, destiná-lo para doação. Por mais estranhas que essas ações pareçam no início, logo conseguirá se familiarizar e manter apenas as peças que agregam.
4 – Faça da Arrumação um Momento Agradável
Na visão de Marie Kondo, a arrumação deve ser um momento agradável e prazeroso, para que realmente se torne parte da vida de cada morador da casa. Desse modo, evite fazer isso com má vontade ou com pressa para acabar, aprecie a jornada e divirta-se com seus familiares, relembrando histórias dos objetos em questão. Lembre-se que a sua postura é determinante quando se trata do sucesso de suas ações.
5 – Defina Objetivos ao Organizar Sua Casa
Por que você deseja organizar a sua casa? Qual é o seu propósito ao colocar as dicas de Marie Kondo em prática? Buscar respostas para essas perguntas irá te ajudar a construir motivação para prosseguir com o processo, pois terá uma meta em mente. Alguns objetivos comuns incluem: viver com mais praticidade, eliminar excessos, deixar a casa mais agradável, valorizar tudo aquilo que tem, entre outros. Reflita e encontre aquele que faça mais sentido para você.
6 – Mantenha Itens de uma Mesma Categoria Juntos
O processo de arrumação de Marie Kondo já começa com a análise de itens por categoria, para que se possa visualizar tudo e, também, para facilitar o processo final de alocação de objetos em seus devidos lugares. Dessa maneira, é fundamental que mantenha os itens iguais em um mesmo local. Por exemplo, ter uma gaveta apenas para meias, outra para cintos, e deixar fotografias, canetas, livros todos juntos. Assim ficará mais fácil localizá-los quando precisar usar.
7 – Devolva os Objetos Para o Mesmo Lugar Após o Uso
É importante lembrar que o método Marie Kondo envolve mudanças no estilo de vida e, portanto, o processo deve ser contínuo, para que sua casa seja mantida sempre organizada. Nesse sentido, é necessário que devolva cada objeto para o seu devido lugar após o uso, para que todo o esforço que teve realmente valha a pena. Faça isso e incentive a sua família a fazer também, assim, terão o ambiente sempre organizado, prático e agradável para todos.
O método KonMari é muito mais do que apenas arrumar uma casa, envolve valorizar tudo o que se tem, ser grato, evitar acumular objetos, enfim, realizar uma verdadeira mudança no seu mindset. Pode não parecer, mas o ambiente no qual você vive tem uma grande influência em como se sente, nas decisões que toma e na forma como se relaciona com sua família.
Como bem disse Marie Kondo, a melhor maneira de descobrir o que você realmente precisa, é se desapegando de tudo aquilo que não precisa. Pense nisso!
Copyright: 1323251108 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tinseltown