O foco dentro de uma empresa é o trabalho, porém, é preciso considerar que seres humanos têm necessidades, como a interação social, por exemplo. Além disso, já foi comprovado que a qualidade do relacionamento interpessoal tem uma grande influência sobre os resultados obtidos pela equipe. Pensando nisso, desenvolvi uma lista com dicas sobre o que não dizer no ambiente de trabalho, para que possa evitar constrangimentos e, assim, construir relações positivas com os seus colegas e supervisores.

10 Exemplos de o Que Não Dizer no Trabalho

Manter uma relação amistosa e cordial com os colegas de trabalho é bastante positivo e certamente irá contribuir com o seu desenvolvimento e produtividade. No entanto, existem certos tipos de comentários que são inadequados para o ambiente profissional. Veja, a seguir, quais são eles e saiba os motivos para evitá-los.

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1 – Participar de Fofocas

O primeiro exemplo de o que não dizer no trabalho é participar de fofocas, sejam elas sobre colegas, chefes ou mesmo pessoas de fora. Isso deve ser evitado porque indivíduos que desperdiçam seu tempo falando coisas ruins sobre os outros demonstram um comportamento inadequado. Inclusive, Freud descreveu bem esse comportamento através da frase: Quando Pedro fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo. Afinal, cada um expressa aquilo que carrega dentro de si.

2 – Fazer Comentários Pejorativos e Preconceituosos

Outro tipo de comentário bastante negativo é aquele feito em tom pejorativo e preconceituoso, com o objetivo de diminuir uma pessoa. Aqui, se encaixam situações, como: falar da forma física, da orientação sexual, da aparência e de qualquer outra coisa que não venha ao caso por se tratar de questões extraprofissionais. Lembre-se que cada colaborador está ali pelo seu talento profissional e qualquer outra informação alheia a isso é completamente dispensável.

3 – Dizer Que Determinada Tarefa Não é Sua Obrigação

Dentro de uma organização, cada colaborador tem a sua função. Contudo, pode acontecer de, em algum momento, ser necessário fazer algo que esteja além da sua obrigação. Nesse caso, evite dizer que não fará por não ser uma tarefa da sua alçada. Lembrando que, quando em excesso, o desvio de função é realmente algo a ser combatido, porém, em situações esporádicas pode ser uma oportunidade para aprender algo novo e descobrir talentos.

4 – Compartilhar Detalhes da Sua Vida Pessoal

A discrição é uma característica bastante importante no ambiente de trabalho, afinal, por mais amistosa que seja a sua relação com os seus colegas, o ideal é se preservar e evitar abrir detalhes da sua vida pessoal. Ninguém dentro da empresa precisa saber o que está acontecendo na sua intimidade, a menos, claro, que tenha uma amizade pessoal com algum colega. Nesse caso, deixe para fazer confidências quando estiverem a sós, de preferência em outro local.

5 – Ameaçar Pedir Demissão

Como você receberia em sua casa uma visita que a todo o momento repete que deseja ir embora e que não está satisfeita com a sua recepção? Provavelmente abriria a porta para facilitar para ela sair, certo? Com uma empresa acontece da mesma maneira, pois nenhum gestor vai querer manter em seu quadro de funcionários um profissional que demonstra insatisfação a todo o momento. Se não está feliz, procure uma nova oportunidade e busque o seu caminho, mas sempre de forma ética e madura.

6 – Terceirizar a Responsabilidade Pelas Suas Falhas

Por melhor que um profissional seja, é natural que em algum momento ele cometa um erro. Quando isso acontecer contigo, evite ao máximo passar essa culpa para outra pessoa. Lembre-se sempre que você é o responsável pelos seus atos e que, provavelmente, ninguém te obrigou a nada. Portanto, aja com a pessoa adulta que é, reconheça a sua falha e dê o seu melhor para aprender com ela e evitar que aquela situação se repita.

7 – Falar Mal do Emprego Anterior

Se a sua intenção é elogiar e exaltar o quanto está feliz em seu emprego atual, faça isso citando pontos positivos e não denegrindo a empresa em que trabalhava anteriormente, seus gestores e colaboradores. Essa atitude é vista como antiética, pois nada garante que não fará o mesmo caso um dia encontre uma nova oportunidade. Além disso, não faz muito sentido dizer que algo é bom citando características ruins de terceiros.

8 – Afirmar Que Algo é Impossível

Se o seu chefe pede para que você faça algo, é porque ele sabe que tem condições para tal. Desse modo, evite dizer coisas, como: “isso é impossível”, “não sei como fazer”. Se não sabe, encontre maneiras de descobrir e, se não der para fazer exatamente aquilo que ele pediu, busque outras formas. Assim, além de se mostrar proativo e competente, estará provando a si mesmo que é capaz de realizar qualquer coisa ao se dedicar e dar o seu melhor.

9 – Compartilhar Informações Confidenciais

Toda empresa tem informações que são consideradas confidenciais, seja por questões de segurança de dados ou de concorrência. Então, se te confiaram esse tipo de informação, honre a confiança que lhe foi depositada e mantenha a discrição. É importante lembrar que isso vale tanto para comentários feitos para indivíduos de fora da companhia quanto de dentro dela. Pense que se fosse algo para ser divulgado, a própria direção o faria.

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10 – Fazer Elogios Inapropriados

Dizer que um colega do sexo oposto está bonito e elogiar sua roupa, por exemplo, é natural, desde que o tom não seja indiscreto e invasivo. Já comentários em relação ao corpo ou qualquer outra característica física devem ser completamente evitados, mesmo que tenham a intenção de elogiar. Esse tipo de comportamento é considerado assédio e pode, inclusive, resultar em punição por parte da empresa ou, até mesmo, o desligamento do funcionário que o apresentou. Portanto, lembre-se de tratar a todos com o máximo de respeito para manter o ambiente saudável.
Com essas dicas fica mais fácil evitar desentendimentos e situações constrangedoras no trabalho. Lembre-se que o bom senso é sempre o melhor guia para tomar uma decisão, seja na vida profissional ou pessoal. Aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento!
 
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