O minimalismo é uma tendência que tem se popularizado cada vez mais. Ao contrário do que alguns ainda acreditam, não se trata de se privar de conforto e sim de cortar os excessos para focar naquilo que é realmente importante. Esse estilo de vida prega, entre outras coisas, menos consumismo e mais consciência ao comprar, para que seja possível valorizar tudo aquilo que já se possui. Se deseja saber mais a respeito e descobrir como viver com menos é possível, é só continuar acompanhando o artigo.

O Que Significa Viver Com Menos?

O conceito de viver com menos é bastante amplo e é motivado por razões diferentes. Em se tratando de ter um guarda-roupa mais enxuto, por exemplo, as questões envolvidas podem ser: mais praticidade no dia a dia ao escolher o que vestir, a sustentabilidade do planeta, redução de gastos desnecessários para investir em coisas realmente importantes, menos consumismo de bens para uma valorização de experiências. Lembrando que citei roupas apenas para exemplificar, pois a ideia do minimalismo é eliminar excessos de todas as áreas da vida.
Pode ser que você esteja se perguntando qual é a intenção disso e qual seria o motivo que levaria alguém de abrir mão de ter mais coisas. A resposta é: ter mais qualidade de vida e viver com leveza e praticidade. Entendo que, em um primeiro momento, pareça que a quantidade de peças que você tem no guarda-roupas nada tem a ver com a sua felicidade, mas a verdade é que tem. Claro que não são apenas as roupas que contam e sim todo o contexto de colocar fim aos excessos para focar na qualidade.

Principais Benefícios de Viver Com Menos e Aderir ao Minimalismo

Como disse no início, o minimalismo tem mais relação com simplificar a vida do que com eliminar conforto. Ele preza por uma rotina mais prática, sem excessos que passam uma falsa ideia de comodidade, mas que, na realidade, servem apenas para complicar. Veja, a seguir, quais são os benefícios que esse lifestyle é capaz de proporcionar.
1 – Uma Vida Com Mais Significado: quando os excessos são eliminados, fica mais fácil valorizar tudo aquilo que se possui. Desse modo, cada item que adquirir passará a ter um significado especial, deixando de ser um mero fruto de consumo. Vale lembrar que essa valorização costuma atingir, também, os relacionamentos pessoais.
2 – Mais Praticidade no Dia a Dia: você pode não ter se dado conta, mas escolher que roupa vestir todos os dias demanda certo trabalho e o minimalismo vem como uma forma de tornar essa tarefa mais prática, já que as opções de escolha são reduzidas. O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, é um adepto desse estilo de vida e prova disso é que ele é sempre visto com jeans e camisetas básicas.
3 – Vida Financeira Mais Equilibrada: ao cortar os excessos e consumir apenas o necessário, estará automaticamente gastando menos, o que permitirá que use o seu dinheiro com mais sabedoria, aplicando-o em coisas realmente importantes.
4 – Mais Consciência Ambiental: todo produto gera um impacto para o meio ambiente ao ser fabricado. Dessa maneira, ao consumir menos, estará poupando a natureza.
5 – Casa Mais Organizada: quando os excessos são eliminados, fica muito mais fácil manter as coisas em ordem e encontrar com facilidade tudo o que precisar.
6 – Liberdade: ao se desapegar de coisas materiais e mesmo de relacionamentos que não agregam, se sentirá mais livre para manter o foco apenas nas coisas boas e que contribuem com a sua felicidade e bem-estar.
7 – Autoconhecimento: um dos benefícios mais transformadores do minimalismo é o autoconhecimento. Você passa a se conhecer melhor, pois se questiona ao fazer escolhas antes de, simplesmente, seguir a maioria de forma automática.

Dicas Para Viver Com Menos e Ser Mais Feliz

Se gostou da ideia de viver com menos, saiba que não precisa adotar o minimalismo como o seu estilo de vida se isso não fizer total sentido para você. Absorva aquilo que acha que pode agregar e certamente estará dando um ótimo passo rumo à sua felicidade. Confira algumas dicas que irão te ajudar nesse processo.

1 – Comece Pequeno

Evite querer eliminar todos os excessos de uma vez e mudar sua vida em um dia. Até porque, isso pode te levar a desejar esperar as condições perfeitas para tal e ela pode nunca chegar. Portanto, comece pequeno, mas comece agora, fazendo o que estiver ao seu alcance e o que achar que deve.

2 – Elimine os Excessos da Sua Vida

Nesta etapa, é importante repensar as coisas que tem e verificar onde estão os excessos. Considere roupas, calçados, livros, papéis e o que mais achar que não tem utilidade para você. O ideal é fazer isso por categorias, para que consiga organizar melhor o que irá manter. O restante dos itens poderá ser destinado para doações e bazares.

3 – Reflita Antes de Comprar

Depois de eliminar os excessos, é fundamental que comece a refletir antes de comprar coisas novas, para que não volte a acumular coisas sem utilidade. Sempre se questione se realmente precisa do produto em questão, se não tem nada parecido em casa, se o seu orçamento permite aquela compra. Assim, fará escolhas muito mais conscientes e positivas.

4 – Prefira Investir em Itens de Qualidade

Quando realmente precisar comprar alguma coisa, prefira investir em peças de qualidade e que irão durar mais tempo. Geralmente, elas costumam ser um pouco mais caras, porém, valem o investimento por conta da sua durabilidade. Pense bem, é melhor ter um sapato confortável e durável do que cinco que machucam seus pés e que ficam gastos com pouco tempo de uso.

5 – Faça Por Você e Evite Querer Convencer os Outros

Por último, lembre-se que viver com menos é uma escolha completamente individual. Portanto, evite impor sua decisão aos demais. Se você mora com outras pessoas, concentre-se em eliminar os seus excessos e deixe que elas se sintam à vontade para fazer o mesmo ou não. Pode ser que elas se sintam motivadas com o seu exemplo, ou pode ser que não, então, deixe-as livres.
Viver com menos não apenas é possível, como também é capaz de proporcionar inúmeros benefícios. Gostou dessa ideia? Passe-a adiante compartilhando este artigo em suas redes sociais!
 
Copyright: 1013513077 – https://www.shutterstock.com/pt/g/evgenyataman