Ter mais qualidade no trabalho é o que te ajudará a conquistar uma posição de destaque na empresa em que atua. Somente uma atitude comprometida com aquilo que se faz permite que se alcance resultados mais significativos. Contudo, nem todo mundo sabe como desenvolver essa qualidade para realizar os seus objetivos profissionais e alcançar o seu estado desejado. Se esse é o seu caso, continue acompanhando e entenda como a sua dedicação pode contribuir para o seu fortalecimento.
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5 Dicas de Como Desenvolver a Qualidade no Trabalho Para Ir Além
Quer construir uma carreira sólida e conquistar postos mais altos na hierarquia da empresa em que atua? Então, confira as cinco dicas que preparei de como aumentar a qualidade do seu trabalho para se tornar um dos principais nomes para uma promoção e novas oportunidades.
1 – Otimize o Seu Tempo
Para ser um profissional que se destaca, é necessário ir além de simplesmente cumprir tarefas. Aquele que consegue realizar com eficiência o que foi pedido e também ser proativo, tende a se tornar uma alternativa para ocupar cargos estratégicos. Talvez, algumas pessoas que estejam lendo este artigo estejam pensando que mal conseguem fazer o que precisam e que é impossível incluir novas tarefas na lista do dia.
Contudo, digo que é perfeitamente possível, desde que você aprenda a otimizar o seu tempo, ou seja, se organize para fazer o que é mesmo relevante e deixe de lado pequenos vícios de procrastinação que podem estar atrapalhando o seu rendimento, como as redes sociais, por exemplo. Contar com um aplicativo ou até mesmo uma boa velha agenda para listar o que precisa ser feito, pode tornar mais simples essa otimização.
2 – Considere a Concentração
Quase tudo à nossa volta tem potencial para tirar a nossa concentração do que realmente importa, que é produzir com qualidade. Para quem está tentando melhorar seu desempenho profissional, recomendo que aprenda a lidar com essas distrações com assertividade. Faça uma lista de tudo o que costuma reduzir ou até cessar com a sua produtividade, desde as redes sociais até os colegas que puxam papo de hora em hora.
Com esses pontos listados, comece a considerar o que você pode fazer para remediá-los e diminuir o impacto que possuem sobre a sua forma de lidar com o trabalho. Por exemplo, em relação aos colegas, você pode desenvolver uma estratégia de ser sucinto em suas respostas, não estimulando uma conversação mais longa, deixando para interagir mais no happy hour. Se você não precisa do celular para resolver questões de trabalho, recomendo que ele fique dentro do seu bolso ou de uma gaveta no modo silencioso, tire até mesmo o modo de vibração.
3 – Tenha Paixão Pelo Que Faz
O momento da escolha da sua profissão é decisivo para o seu sucesso profissional, pois é necessário ter paixão pela função que se irá exercer para que aquilo não se torne um fardo. Atualmente, o trabalho toma um tempo mais significativo do nosso dia, de maneira que é fundamental estar feliz com as tarefas a serem desempenhadas. Quando fazemos algo de que gostamos, nos dedicamos com mais intensidade e prazer.
É claro que nem todos têm a oportunidade de começar a carreira já fazendo aquilo que ama, por diversos motivos, e pode acontecer, também, de as prioridades e gostos mudarem com o passar do tempo. Nesses casos, procure realizar sua atual função com amor, mesmo que não seja o trabalho dos seus sonhos. Afinal, quanto mais se dedicar, melhor poderá se planejar para ir em busca dos seus verdadeiros objetivos profissionais.
4 – Invista em Bons Relacionamentos Interpessoais
Realizar as suas tarefas com compromisso e saber utilizar o seu tempo com assertividade é importante, no entanto, outro fator que deve ser considerado é o desenvolvimento de bons relacionamentos interpessoais. O clima organizacional de uma companhia deve ser bom e ameno para que as metas que são previamente estabelecidas possam todas serem alcançadas.
Uma maneira de se destacar, adicionando mais qualidade a tudo o que faz, é ter boas relações com os colegas. Ao se relacionar pacificamente com as pessoas do seu entorno, será bem mais fácil conseguir a colaboração delas para resolver determinadas situações, assim como para conhecer mais sobre o que elas fazem. Lembre-se que bons relacionamentos resultam de uma via de mão dupla, é necessário ser gentil para atrair gentileza.
5 – Reciclagem de Conhecimentos
Estar constantemente se atualizando dentro da sua área profissional é, também, uma maneira de aumentar a sua qualidade no trabalho. Para isso, procure fazer cursos e treinamentos que contribuam para a renovação daquilo que você sabe e faz em seu dia a dia. Inclusive, muitas organizações incentivam essa busca por reciclagem dos seus colaboradores, oferecendo ajuda de custo e oportunidades. Desse modo, aproveite todas as chances de aumentar a qualidade do que você faz, pois sua dedicação será recompensada.
Onde a Qualidade no Trabalho Pode Te Levar?
Ser reconhecido como um bom profissional que realiza as suas tarefas com qualidade e comprometimento, ajudará a fazer de você uma escolha óbvia para os cargos que forem surgindo. Todo mundo conhece pelo menos uma história de alguém que entrou numa organização num cargo menos relevante e foi crescendo até se tornar um líder de setor ou até da própria empresa.
Essas histórias são reais e você pode viver uma delas se estiver pronto para se dedicar a realizar as suas funções com mais entusiasmo, dedicação e confiança. Goste daquilo que faz e se dedique a ser cada vez melhor. Assim, a qualidade do seu trabalho irá permitir que alce voos cada vez mais altos que te levarão além.
Gosto muito de uma citação do nosso saudoso Ayrton Senna que fala muito bem a respeito do assunto abordado neste artigo: “No que se refere ao empenho, ao compromisso, ao esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”. O piloto certamente viveu essas palavras na essência, pois foi essa postura que o levou a se tornar três vezes campeão mundial da Fórmula 1 e uma grande inspiração para todos nós.
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