Para efetuar uma venda é preciso apresentar um produto ou serviço ao cliente do modo certo, para que ele veja ali uma oportunidade de suprir uma necessidade sua ou de obter algum outro tipo de benefício. Considerando tudo isso, podemos perceber que vender é muito mais do que listar as várias qualidades de um item, é necessário mostrar como aquelas características podem impactar positivamente a vida do consumidor. Se você deseja saber mais sobre o assunto e entender como chegar ao sim para fechar um negócio, continue acompanhando.
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Você Sabe Como Chegar ao Sim da Maneira Certa?
Para vender um produto, como uma televisão, por exemplo, é importante que o seu foco esteja no valor que aquele item pode oferecer ao cliente, porque todo o resto virá como consequência. Vale lembrar que é claro que você deseja vender mais para aumentar sua comissão, entretanto, focar apenas no dinheiro que poderá receber pode te levar a meter os pés pelas mãos, pecar pelo excesso e acabar se afastando do tão esperado sim por parte do consumidor.
Voltando para o exemplo da televisão, por mais que seja um aparelho ultramoderno, com uma série de funcionalidades, é a diferença que o produto irá fazer na vida do consumidor em questão que irá realmente pesar em sua decisão de compra. Então, para chegar ao sim, além de falar das qualidades do item, é interessante mostrar como aquilo pode beneficiá-lo e proporcionar a ele momentos especiais ao lado de sua família, com imagem e som de alta definição que tornarão a experiência de assistir um filme muito mais interessante.
Considerando tudo isso, podemos dizer que para chegar ao sim é necessário considerar não apenas o produto em si, mas também como suas características irão impactar a vida das pessoas e oferecer algo de positivo e relevante a elas. Afinal, vender é, acima de tudo, oferecer soluções que tragam satisfação aos seus clientes.
7 Dicas de Como Chegar ao Sim e Vender Mais
Se você deseja passar a ouvir mais “sim” dos seus clientes, tenho a certeza de que irá gostar das sete dicas a seguir. Coloque-as em prática e descubra o caminho para o sucesso nas vendas.
1 – Concentre-se no Cliente
Para chegar ao sim, em primeiro lugar é importante que tenha em mente que o foco deve estar mais no cliente em potencial do que no produto em si. Afinal, um item pode ser fantástico, contar com as mais avançadas tecnologias, mas se ele não tiver funcionalidades relevantes para aquele indivíduo, dificilmente ele irá se interessar. Por essa razão, é necessário evitar discursos prontos, pois eles podem funcionar com alguns, mas provavelmente não surtirão efeito com todos.
2 – Venda a Solução Que o Seu Produto é Capaz de Oferecer
Todo produto ou serviço é capaz de oferecer soluções de acordo com a pessoa que o utiliza. Nesse sentido, se para uma pessoa um detergente serve para deixar as louças mais limpas, para outra ele é interessante por render mais do que os concorrentes. Como se pode perceber através do exemplo, um mesmo produto é capaz de oferecer soluções diferentes para pessoas diferentes, cabe ao vendedor identificar qual é o caso e focar na informação de maior relevância para cada indivíduo.
3 – Conheça o Perfil do Seu Cliente
Para entender como um produto pode impactar positivamente na vida de uma pessoa, é necessário que saiba mais a respeito dela, de seus hábitos e necessidades. E a melhor maneira de obter essas informações é ouvindo o que o cliente diz com atenção. Parece óbvio dizer isso, mas a realidade é que alguns vendedores estão mais focados no que precisam dizer, deixando de lado a importância de escutar e considerar as individualidades de cada consumidor.
4 – Seja Honesto e Sempre Fale a Verdade
Um ponto de extrema importância dentro do processo de vendas envolve sempre falar a verdade, para que as pessoas sintam confiança em suas palavras. Prometer coisas que não poderá cumprir apenas para impressionar, realmente pode te ajudar a fechar mais vendas em um primeiro momento, porém, são resultados que não irão se sustentar, pois, ao perceberem que foram enganados, os clientes certamente não voltarão mais. Lembre-se que a credibilidade leva anos para ser construída e minutos para ser destruída, portanto, cuide da sua com responsabilidade.
5 – Ofereça um Atendimento Personalizado
Muitas empresas anunciam que oferecem um atendimento personalizado, mas a realidade é que nem todas o fazem. Saiba que para algo ser realmente considerado personalizado, é necessário que considere as exigências pessoais de cada um. Então, sempre considere a dica que compartilhei no terceiro tópico antes de definir como irá atender um cliente, para que respeite o seu perfil e, assim, crie uma conexão poderosa com ele.
6 – Seja um Especialista na Sua Área
Existem muitos vendedores por aí e, para chegar ao sim, é preciso que se diferencie. Nesse sentido, procure ser um verdadeiro especialista na sua área, para que os clientes sintam que estão conversando com alguém que realmente sabe o que está falando. Se vende calçados, cosméticos, seguros ou qualquer outro produto ou serviço, estude, pesquise, se informe. Assim, passará maior segurança aos consumidores ao responder seus questionamentos e fará com que eles tenham um interesse genuíno em te ouvir.
7 – Invista em um Pós-venda de Qualidade
Chegar ao sim e fechar uma venda é maravilhoso, sinal de que fez um bom trabalho, contudo, isso não representa que sua missão chegou ao fim. Afinal, mais do que vender é importante buscar fidelizar aquele cliente, para que ele volte mais vezes, se torne fã da empresa, a indique para seus amigos e faça esse sim se multiplicar. Para isso, mantenha um canal de comunicação eficaz com os consumidores, tire dúvidas, ofereça suporte em caso de eventuais problemas, enfim, construa uma relação sólida e positiva.
Para chegar ao sim é preciso ter o desejo genuíno de fazer a diferença na vida das pessoas, independente do tipo de produto ou serviço que esteja vendendo. Encontre esse caminho e verá como irá alcançar resultados extraordinários e construir uma carreira sólida e de sucesso.
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