Quando gostamos muito de uma pessoa, partilhamos de suas dores e alegrias, torcemos por sua felicidade e fazemos o possível para lhe ver bem. Dessa maneira, ao ver alguém que se gosta triste, é natural querer ajudar, porém, nessas situações, é comum também se sentir em dúvida sobre como agir, o que dizer, principalmente quando se trata de algo mais delicado. Se está passando por isso e deseja saber como animar uma pessoa que está enfrentando problemas em sua vida, é só continuar acompanhando o artigo.
Contents
10 Sugestões de Como Animar uma Pessoa Querida Que Está Triste
Existem diversas situações que podem deixar uma pessoa triste, como, por exemplo, a perda de um ente querido, uma demissão, o fim de um relacionamento, um caso de doença na família, um problema de ordem emocional, entre tantas outras. Se deseja animar alguém e ajudá-lo de alguma maneira a se sentir melhor, as dicas a seguir irão te ajudar.
1 – Escute a Pessoa na Essência
A primeira coisa que pode ajudar uma pessoa que está triste a se sentir melhor é ouvir o que ela tem a dizer. Afinal, falar sobre o que está sentindo ajuda a aliviar o peso do problema, além de permitir que se obtenha uma nova visão dele. Nesse sentido, incentive o seu ente querido a se abrir e ouça-o com toda a sua atenção, para que ele se sinta verdadeiramente acolhido e veja que não está só.
2 – Dê um Abraço Forte Sem Dizer Nada
Em muitos casos, um abraço é uma das melhores coisa que você pode fazer por uma pessoa que está sofrendo. Isso porque, quando nos unimos através desse gesto, há uma grande troca de energias, permitindo que você expresse todos os seus desejos de que aquela dor passe. Como bem diz a bela canção da banda Jota Quest, o melhor lugar do mundo é dentro de um abraço, e isso vale para qualquer situação.
3 – Convide-a Para um Passeio Divertido
O luto é uma fase que faz parte do processo de recuperação de uma perda, porém, isso não significa que uma pessoa deve se entregar completamente a ele. Desse modo, uma forma muito positiva de ajudar alguém que esteja se sentindo para baixo é fazendo um convite para um passeio divertido, como ir ao cinema, fazer um lanche ou ir a um encontro de amigos. Independente da opção escolhida, o importante é que seja um programa leve e agradável.
4 – Converse Sobre Assuntos Leves
Conversar é sempre muito bom para alguém que esteja passando por uma situação delicada, seja para desabafar ou para falar sobre temas leves. Ao perceber que o seu ente querido está muito para baixo, falando apenas de coisas negativas, procure mudar o foco, introduzindo assuntos positivos que façam parte dos interesses dele. Assim, estará atuando como um bálsamo, levando suavidade e mostrando que existem outros horizontes a serem explorados.
5 – Faça-a Lembrar de Suas Qualidades
Quando uma pessoa está se sentindo para baixo por conta de qualquer tipo de problema, é natural que ela se veja como alguém inferior e que não merece ser feliz. Nesse caso, é importante que mostre exatamente o contrário, exaltando suas qualidades. Refresque a memória dela falando sobre suas conquistas, mostrando que é, sim, digna de felicidade e que essa é apenas uma fase que irá passar e torná-la ainda mais forte.
6 – Chame-a Para Realizar uma Atividade Física
É natural que uma pessoa que esteja atravessando um problema se sinta desanimada, principalmente para realizar uma atividade física, contudo, se exercitar irá fazer com que ela se sinta muito bem. Nesse caso, insista, fale que ela poderá ir embora caso não goste. O exercício em questão pode ser algo que já tenham o costume de realizar ou mesmo uma caminhada ou corrida pelo bairro. O importante é movimentar o corpo, oxigenar a mente e liberar endorfina para se sentir melhor.
7 – Mostre uma Visão Otimista das Coisas
Uma pessoa triste tende a entrar em um círculo de negatividade, que a leva a enxergar tudo de forma ruim. E uma ótima maneira de ajudar alguém a colocar um ponto final nisso é mostrando uma visão otimista das coisas. Desse modo, mostre a quantidade de motivos que ele tem para agradecer e fale sobre como os problemas têm o seu lado bom, pois trazem aprendizado e fortalecimento.
8 – Dê Conselhos Se Ela Pedir
Muitos, quando veem alguém próximo passando por problemas, vão logo dar conselhos e dizerem o que acham que deveria ser feito. Porém, nem sempre isso ajuda, já que cada um tem o seu tempo e sua forma de enxergar as coisas. Por isso, deixe para dar conselhos apenas quando forem pedidos e, antes de mais nada, tenha empatia e se coloque no lugar daquele amigo ou familiar, para que o incentive a fazer coisas que estejam ao alcance dele e que realmente possam ajudar.
9 – Deixe os Julgamentos de Lado
Independente do que for fazer para animar a pessoa que está se sentindo para baixo, deixe os julgamentos de lado, pois assim conseguirá realmente ajudar de coração aberto, sem apontar erros e fazer com que ela se sinta ainda pior. Tenha sempre em mente que cada indivíduo tem os seus valores, o seu tempo e a sua forma de enxergar o mundo, então, não dá para medir a vida dos outros pela sua régua.
10 – Incentive-a a Procurar Ajuda Profissional
Dependendo da situação, pode acontecer de a pessoa não reagir e se afundar cada vez mais na tristeza. Nesse caso, é muito importante incentivá-la a procurar ajuda profissional, para que um médico faça os exames necessários e verifique se ela está apresentando algum problema de ordem emocional. É bastante comum que pessoas que estejam passando por isso se recusem a procurar ajuda, se for esse o caso, insista, acompanhe-a na consulta e mostre que esse é um passo fundamental para que ela se recupere e volte a se sentir bem.
Ajudar uma pessoa que está passando por uma situação delicada é um gesto nobre e uma grande demonstração de empatia, humanidade e amor ao próximo. Faça isso e passe o exemplo adiante!
Copyright: 1100199110 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes