A ONU – Organização das Nações Unidas possui centros de pesquisa que realizam diversos tipos de estudo. Um desses trabalhos é o Relatório Mundial da Felicidade, que todos os anos elege o país mais feliz do mundo, que é aquele em que os habitantes se sentem bem, tanto física quanto mentalmente, seguros e encontram oportunidades para se desenvolverem. Desde 2012, quando esse título foi criado, o posto já foi ocupado países, como: Noruega, Dinamarca e Suíça. Em 2018, a Finlândia ficou com o primeiro lugar, colocação que foi mantida na edição de 2019.
No artigo de hoje, você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais a respeito do país, entender o motivo pelo qual é considerado o mais feliz do mundo e, assim, aprender lições poderosas com o seu povo.
Contents
Entenda o Ranking Que Elege os Países Mais Felizes do Mundo
Para chegar à lista, a ONU analisa mais de 150 países, considerando diversos aspectos dos habitantes relacionados à felicidade. Em 2018, foi a primeira vez que a satisfação dos imigrantes também foi considerada, ano em que a Finlândia passou a ocupar o posto de país mais feliz do mundo, o que foi mantido em 2019. Em 2017, o país nórdico havia ficado em quinto lugar, o que mostra que conseguiu avançar rapidamente.
Um ponto importante a ser considerado é que, embora a Finlândia esteja em primeiro lugar, outros países nórdicos obtiveram pontuações semelhantes, como é o caso da Dinamarca, Noruega, Islândia e Suécia. Desse modo, podemos concluir que se trata de uma região que realmente possui algo de especial que faz com que os seus habitantes se sintam felizes e de bem com a vida.
Para definir quais países irão ocupar cada lugar no ranking, a ONU considera informações como: renda, expectativa de vida, apoio social, liberdade, confiança e generosidade. Os dados são obtidos através de pesquisas realizadas por uma empresa especializada que consulta a opinião da população sobre bem-estar, percepções ligadas à corrupção, generosidade e liberdade.
Saiba Mais Sobre o País Mais Feliz do Mundo – A Finlândia
Com 5,5 milhões de habitantes, a Finlândia é considerada o país mais estável, seguro e melhor governado do mundo. Não coincidentemente, também entre os países menos corruptos e com a polícia mais confiável. O fato de os imigrantes se sentirem igualmente felizes em relação aos finlandeses mostra que não se trata de algo ligado ao DNA de quem nasce no país e sim ao modo como a vida é levada por lá.
Por se tratar de um local conhecido pelo frio intenso, pode parecer curioso para aqueles que associam felicidade ao sol e calor que seja o país considerado o mais feliz do mundo. Mas, contrariando essa crença, os finlandeses mostram que são felizes mesmo enfrentando um inverno rigoroso. Isso certamente se deve ao contato facilitado com a natureza, à segurança, às creches acessíveis, à educação gratuita e aos cuidados de saúde que são subsidiados pelo governo.
5 Lições Que Podemos Aprender Com o País Mais Feliz do Mundo
Ao invés de se lamentar por não morar na Finlândia, aproveite para aprender lições poderosas com esse país e fazer a sua parte para ajudar o Brasil, que hoje ocupa a 32ª posição do ranking, a conseguir uma colocação melhor no próximo ano. Acredite, juntos podemos chegar lá!
1 – Consumo Consciente
Os países nórdicos são conhecidos pelo estilo minimalista, que pode ser notado principalmente na decoração das casas e no modo de se vestir das pessoas. Os finlandeses, especificamente, são adeptos de um estilo de vida que visa o consumo consciente. Nesse sentido, eles preferem ter objetos multifuncionais, que possam ser usados para diversos fins e por bastante tempo, ao invés de comprarem uma grande quantidade de itens. Assim, tornam suas vidas mais práticas e contribuem com o meio ambiente.
2 – Construção da Felicidade na Infância
Desde 1938, todos que nascem na Finlândia recebem do governo a chamada “caixa do bebê”, que vem com itens necessários para o início da vida, como roupas e produtos de higiene, para que a criança tenha pelo menos o básico para crescer com conforto. Além disso, a própria caixa pode ser usada como berço, já que vem com um colchão. A preocupação com os pequenos também pode ser constatada através do acesso facilitado à creches e ao ensino fundamental.
3 – Equilíbrio ao Usar a Internet e as Redes Sociais
Os finlandeses têm uma relação bastante positiva com as redes sociais, pois são discretos em relação ao que compartilham e evitam fazer o que muitos fazem, que é tentar passar uma imagem perfeita e feliz para se autoafirmarem. Basicamente, eles se concentram mais em viver cada momento na essência ao invés de quererem compartilhar tudo e mostrarem para todos o quanto estão bem. Algo bastante interessante e que todos nós podemos nos inspirar.
4 – Contato Com a Natureza
Diversos estudos já comprovaram o quanto o contato com a natureza é importante para o nosso bem-estar e os finlandeses sabem muito bem disso. Como 75% da área do país é formada por florestas, grande parte da população tem a oportunidade de manter esse contato diário, o que contribui significativamente para os níveis de felicidade das pessoas. Isso é tão levado a sério por lá que todos têm permissão para caminharem pelas florestas, mesmo por aquelas que são privadas.
5 – Cuidados Com a Saúde
A saúde é outra grande preocupação do povo finlandês. Além de o governo oferecer todo o suporte que a população precisa para se manter saudável, trata-se de algo que faz parte de cada indivíduo, pois eles reconhecem a importância de estarem bem física e mentalmente e buscam isso através de suas escolhas. O que é realmente inspirador e que contribui de modo significativo para que o país fosse considerado o mais feliz do mundo por dois anos consecutivos.
Você já tinha ouvido falar a respeito desse ranking? Imaginou que um país tão gelado como a Finlândia seria o mais feliz do mundo? Aproveite para deixar a sua opinião a respeito do assunto nos comentários e compartilhe o artigo em suas redes sociais!
Copyright: 1170571312 – https://www.shutterstock.com/pt/g/astudio