A expressão “maria vai com as outras” se refere a uma pessoa que não expõe suas próprias vontades e apenas segue a maioria, sem questionar. A expressão surgiu inspirada na história da rainha Maria I, mãe de Dom João VI, que, após enlouquecer, apenas saía de casa acompanhada de outras pessoas, apenas seguindo o que elas determinavam.
Considerando tudo isso, eu te pergunto: e uma escala de 0 a 10, o quanto você age considerando as suas próprias ideias? Saiba que, por mais que ouvir o que outras pessoas pensam possa agregar em muitos momentos, é fundamental que use o seu pensamento crítico e aja de acordo com os seus valores e sua essência.
Contents
Por Que Ser Maria Vai Com as Outras é um Comportamento Prejudicial?
Imagine um grupo de amigos que está em idade de definir qual faculdade cursar. Pedro, Clara, Augusto e Marina sempre demonstraram interesse pela mesma área, a da saúde. Um escolheu medicina, uma fisioterapia, outro nutrição e a última odontologia. Já o quinto amigo, Carlos, nunca pareceu se interessar muito pelas chamadas ciências biológicas, e seu olhos brilhavam quando o assunto eram as leis e a justiça.
Contudo, ao ver todos os amigos optando por cursos na área da saúde, Carlos começou a duvidar da sua paixão pelo direito e acabou optando por medicina, também porque ouviu de muitos que alcançar o sucesso na carreira como advogado seria muito mais difícil. Então, sem nem consultar as próprias vontades ou parar para analisar as consequências de sua escolha, estudou, prestou o vestibular, foi aprovado e iniciou a faculdade de medicina.
Perceba que, de todos os caminhos que levaram Carlos até o curso escolhido, nenhum partiu de dentro dele, o que é bastante preocupante. Afinal, mesmo que no início a sua vontade fosse cursar direito, estaria tudo bem se ele tivesse encontrado dentro de si argumentos para optar por medicina, o que não foi o caso. Por essa razão, ser maria vai com as outras é um comportamento extremamente prejudicial, porque ele deixou de buscar dentro de si a resposta para um questionamento tão importante e decisivo, como a escolha da profissão que irá seguir.
7 Atitudes Para Evitar Ser Maria Vai Com as Outras
Depois de entender melhor a respeito do comportamento maria vai com as outras e de suas consequências, confira sete atitudes que irão te afastar completamente desse perfil e permitir que viva de acordo com o que acredita.
1 – Conhecer a Si Mesmo
Uma atitude crucial para evitar ser maria vai com as outras é conhecer a si mesmo. Afinal, é através do autoconhecimento que poderá se certificar sobre quais são os seus desejos, opiniões, aptidões, prioridades. E é nessas informações que irá se basear para tomar decisões, para que os caminhos que escolher representem que você é de verdade. Se conhecimento é poder, autoconhecimento é libertação, é a certeza de fazer escolhas de forma autônoma, sem se deixar levar por pressões externas.
2 – Confiar em Si
O segundo passo para que se torne autor da sua história é aprender a confiar em si e no seu poder de decisão. Vale lembrar que, para ser autoconfiante, você não precisa ter a certeza absoluta de que nunca irá errar, afinal, isso não é possível, e sim ter a convicção de que acredita que aquele é o melhor caminho e que está pronto para arcar com as consequências de sua escolha. Portanto, antes de confiar em alguém, aprenda a confiar em si mesmo e no seu potencial de construir sua trajetória.
3 – Sempre Buscar Informação de Outras Fontes
Um comportamento típico de uma pessoa maria vai com as outras é acreditar em tudo o que ouve, e isso é ruim, pois pode te levar a tomar como verdade informações que não são reais ou que estão em desacordo com os seus valores. Desse modo, sempre busque outra fonte, para que analise cada versão e possa, através do seu senso crítico, escolher aquela que mais faz sentido para você.
4 – Ser Curioso
A curiosidade é um ótimo combustível para a inteligência, pois ela faz com que tenha interesse pelas coisas e o desejo de sempre saber mais. Para estimulá-la, é interessante que adote o hábito de pesquisar para encontrar respostas ao invés de pedir que alguém as forneça prontas, sem que tenha nenhum trabalho. Afinal, quanto mais você se esforçar para buscá-las, mais empenhado ficará para obter maiores informações a respeito de determinado assunto, e o conhecimento te dará autonomia e segurança para tomar decisões.
5 – Questionar Antes de Acreditar em Tudo
Voltando ao exemplo do início, se Carlos fosse uma pessoa mais questionadora, iria procurar saber por qual razão as pessoas disseram que ele teria problemas para ter sucesso na carreira como advogado, antes de simplesmente optar por medicina. Então, isso iria motivá-lo a ir em busca de informações sobre o mercado, conversar com estudantes de direito, com advogados que já estão trabalhando na área, enfim, buscar dados para comprovar ou refutar tudo o que ouviu.
6 – Filtrar o Que Ouve de Terceiros
Existem situações na vida em que os chamados palpites costumam vir de forma mais intensa, como, por exemplo, ao escolher qual profissão seguir, ao se casar, ter um filho, abrir uma empresa, entre outras. Muitas vezes, esses palpites vêm de pessoas bem intencionadas, que desejam o seu bem, mas isso não significa que eles possam sempre ser úteis. Dessa maneira, procure filtrar o que ouve por aí, para que consulte a sua própria consciência sobre o que vale a pena seguir e o que deve ser descartado.
7 – Libertar-se do Desejo de Querer Agradar
Uma das maiores motivações do comportamento maria vai com as outras é o desejo de agradar terceiros e ser aceito por determinado grupo. Isso é ruim porque as outras pessoas devem gostar de você por quem é de verdade e não por quem tenta ser. Por isso, é fundamental que se liberte dessa necessidade de aprovação, para que se sinta livre para viver e agir de acordo com o que acredita e não com o que esperam de ti.
Você é uma pessoa fantástica, com características únicas. Por que desperdiçar tudo isso abafando a sua essência para seguir as ideias de outras pessoas? Seja você mesmo e se orgulhe de quem é, afinal, todos os outros já existem.
Copyright: 44310685 – https://www.shutterstock.com/pt/g/eastwestimaging