Você já ouviu alguém dizer que determinada pessoa é hipocondríaca e tem “mania de doença”? Saiba que, antes de julgar, é importante buscar entender a razão que a leva a se sentir dessa maneira. Assim, conseguirá realmente ajudá-la a superar esse problema e se libertar desse medo que pode ser extremamente doloroso. Continue acompanhando para entender melhor o comportamento de um hipocondríaco e saber como agir para ajudar.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

O Que Significa Ser Hipocondríaco?

É chamado de hipocondríaco o indivíduo que fisicamente não apresenta nenhum problema, mas que se sente como estivesse gravemente doente. Mesmo que vá ao médico, faça uma série de exames e nenhum acuse nada, ele continua se sentindo doente. Isso acontece porque os hipocondríacos experimentam uma ansiedade extrema por conta de respostas corporais que a maioria das pessoas considera naturais. Por exemplo, eles podem acreditar que algo tão simples como um espirro ou uma tosse são sinais de que possuem uma doença terrível.

Trata-se de um distúrbio de ordem mental que costuma começar no início da idade adulta e pode aparecer após a pessoa ou alguém que ela conhece ter passado por uma doença ou depois de ela ter perdido um ente querido que apresentava uma condição médica grave. Cerca de dois terços dos hipocondríacos possuem um transtorno psiquiátrico coexistente, como síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ou depressão.

A hipocondria é a responsável por cerca de cinco por cento dos atendimentos médicos ambulatoriais que acontecem todos os anos, um número considerado bastante alto e que está associado aos elevados índices de ansiedade em todo o mundo. Informações como essas devem ser vistas com bastante atenção, já que representam pessoas que estão sofrendo por conta de alguma doença que nem ao menos possuem.

Principais Sintomas Apresentados Por um Hipocondríaco

Embora o principal sinal da hipocondria seja a chamada “mania de doença”, é importante dizer que os sintomas podem variar, dependendo de fatores como estresse, idade e se a pessoa já é extremamente preocupada naturalmente. Veja, a seguir, quais são os sintomas mais comuns e que são apresentados pela maioria dos pacientes que possuem essa condição.

  • Verificar regularmente se há algum sinal de doença, como, por exemplo, fazer muitos exames seguidos e verificar a pressão a todo o momento;
  • Acreditar que qualquer situação simples, como uma dor de cabeça ou mal estar, é um sinal de uma doença grave;
  • Ir ao médico com uma frequência bem maior do que o necessário;
  • Existem também aqueles que evitam ir ao médico por temerem descobrir que possuem uma doença grave;
  • Ter como principal assunto a própria saúde e os problemas que acredita possuir;
  • O medo pode se concentrar em apenas um tipo de doença, em uma parte do corpo ou de qualquer tipo de coisas;
  • Duvidar de exames médicos por eles não detectarem nenhuma doença;
  • Evitar pessoas ou lugares que acredite oferecerem riscos de alguma doença, como, por exemplo, hospitais ou pessoas doentes.

A verdade é que a ansiedade que um hipocondríaco sente pode realmente levá-lo a experimentar sintomas físicos, como dores de estômago, falta de ar, palpitações, tontura, entre outros. Então, ele vê tudo isso como comprovações de que está mesmo gravemente doente, o que se torna um círculo vicioso que fica cada vez mais intenso até que seja devidamente tratado.

Causas da Hipocondria

Não existe uma causa exata que leva uma pessoa a se tornar hipocondríaca, porém, é sabido que aquelas que apresentam quadros de ansiedade têm maior probabilidade de passar por esse problema. O que acontece é que um indivíduo que já é ansioso e tenha enfrentado uma doença grave ou convivido com alguém próximo que enfrentou, pode temer que isso se repita ou que aconteça com ele.

Também pode acontecer com pessoas que estejam passando por grande estresse da vida ou tiveram uma doença grave durante a infância. Ou, ainda, com alguém que já esteja sofrendo de uma condição de saúde mental, como síndrome do pânico ou depressão, e a hipocondria surgir como parte dela. Por isso, é fundamental procurar um médico, para que ele investigue a origem do quadro de hipocondria e identifique qual a forma de tratamento mais indicada.

Medidas Que Podem Ajudar a Vencer a Hipocondria

Além de buscar ajuda médica especializada, existem algumas medidas que podem ajudar uma pessoa que está apresentando sinais de hipocondria a se libertar do problema e viver de forma mais leve e saudável, confira!

1 – Aprender Técnicas de Relaxamento

Existem diversas técnicas que são excelentes para relaxar em momentos de estresse e que certamente podem ajudar muito uma pessoa a vencer a hipocondria. Exercícios de respiração e meditação, por exemplo, são ótimas opções, pois levam o indivíduo a se concentrar e pensar em outras coisas, deixando a ansiedade de lado.

2 – Evitar Pesquisar Sobre Doenças na Internet

Um costume bastante comum entre hipocondríacos é pesquisar o que estão sentindo na internet. Isso deve ser evitado ao máximo, pois o fato de ler sobre uma doença grave pode levar uma pessoa a imediatamente começar a sentir cada sintoma descrito, mesmo que não sejam reais.

3 – Ter um Hobby Para Se Distrair

Ter um hobby é algo muito saudável e indicado para todos os tipos de pessoas. No caso dos hipocondríacos é ainda mais interessante, pois é uma maneira de se realizar algo produtivo nas horas vagas, deixando de lado os pensamentos ansiosos sobre doenças.

4 – Praticar Atividades Físicas Regularmente

Esta é outra medida fundamental para o bem-estar de todos e que podem trazer benefícios extras para os hipocondríacos. Se exercitar é muito positivo, pois beneficia tanto o corpo quanto a mente, faz com que o indivíduo se desligue completamente dos problemas e mantenha o foco nos movimentos que está realizando.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

5 – Se Conhecer e Aprender a Reconhecer os Seus Sinais Físicos

Por último, é importante se conhecer para identificar os sinais físicos que apresentar e ter a consciência de que nenhum deles representa uma doença grave ou que mereça preocupação. É claro que esse será um processo que levará tempo para ser concluído, porém, cada etapa vencida deve ser comemorada, pois representa mais um passo rumo à libertação da ansiedade e do medo.

Você tinha a consciência a respeito de todo o conceito por trás da palavra hipocondríaco? Imagino que agora irá repensar antes de chamar alguém assim, certo? Então, aproveite e leve a informação adiante, a fim de reduzir o preconceito e aumentar o acolhimento e a empatia!

 

Copyright: Google  –  www.movenoticias.com/