Um relacionamento amoroso deve ser formado por duas pessoas que se amam e que desejam compartilhar a vida, incluindo os momentos bons e os mais desafiadores, afinal, a ideia é crescerem juntos e se apoiarem, independente do que aconteça. Contudo, nem sempre essa vontade inicial continua com o passar do tempo e é aí que muitos ficam em dúvida sobre como terminar um relacionamento sem magoar o outro.

Se esse é o seu caso, te convido a continuar acompanhando o artigo para encontrar formas de fechar esse ciclo sem causar traumas a uma pessoa que certamente continua sendo importante em sua vida. Afinal de contas, o desejo de terminar não apaga todos os bons momentos que viveram juntos, significa apenas que deseja viver novas experiências, pois já não se sente inteiro naquela relação.

Conheça o Coaching, uma poderosa ferramenta de desenvolvimento!
Baixe meu eBook “O Poder do Autoconhecimento” e saiba mais!

Os Principais Sinais de Que um Relacionamento Está Chegando ao Fim

Por mais que os envolvidos muitas vezes levem um tempo para perceberem que o relacionamento está chegando ao fim, a verdade é que existem certos indícios que podem mostrar isso. Veja, a seguir, os principais sinais de que o casal não está mais na mesma sintonia.

  • Um não confia mais no outro;
  • Vocês percebem que têm valores muito diferentes;
  • Deixam de fazer planos para o futuro;
  • Não se divertem mais juntos;
  • Você não consegue se imaginar com a outra pessoa no futuro;
  • A ideia de se casar não parece nada atrativa;
  • Vocês não se conhecem mais e parecem verdadeiros estranhos um para o outro.

Esses são os sinais mais comuns, o que não significa que no seu caso deve acontecer exatamente dessa maneira, afinal, cada indivíduo tem a sua forma de reagir às situações da vida. Então, cabe a você perceber como anda o seu relacionamento e identificar se não há mais nada a ser feito para recuperar a sintonia que tinham.

7 Dicas de Como Terminar um Relacionamento Com Respeito e Consideração

As brigas se tornam frequentes, um começa a implicar demais com o outro e os momentos felizes a dois são cada vez mais raros. Geralmente, é assim que se inicia o ciclo do fim de um relacionamento e cabe aos envolvidos refletirem se desejam tentar mais uma vez ou se é hora de cada um seguir o seu caminho. As dicas a seguir irão te ajudar a pensar para tomar a melhor decisão e, então, agir para colocá-la em prática.

1 – Reflita Sobre os Seus Sentimentos

O primeiro passo a ser tomado antes de terminar um relacionamento é refletir bastante sobre o que está sentindo para se certificar de que é realmente a melhor decisão. Ter certeza é fundamental para que evite mudar de ideia depois e pareça estar brincando com os sentimentos da outra pessoa. Portanto, pense, converse com alguém da sua confiança e não faça nada com a cabeça cheia, logo após uma discussão, por exemplo.

2 – Ainda Existe Amor?

Uma parte fundamental da reflexão sobre um término envolve se questionar se ainda há amor, tanto da sua parte quanto da outra pessoa. Enquanto o sentimento que os une ainda existir, acredito que vale a pena tentar, mas, claro, desde que não tenha acontecido nada grave entre vocês e o respeito estiver presente na relação. Então, se perceber que ainda existe amor, pense na possibilidade de conversar com o seu par e, juntos, buscarem uma solução.

3 – Escolha um Lugar Adequado

Caso a resposta do item anterior seja negativa e realmente não houver mais a possibilidade de tentarem, é importante que escolha o momento e o lugar para terem uma conversa definitiva. Por questão de respeito e consideração, evite terminar por telefone ou mensagem, pois a outra pessoa tem o direito de se expressar também. Desse modo, escolha um local reservado, em que possam conversar com calma, sem serem interrompidos.

4 – Fale de Forma Gentil e Firme ao Mesmo Tempo

Uma conversa de término precisa ser feita de forma gentil e firme ao mesmo tempo, para que não ofenda a pessoa e nem a faça sentir que não tem certeza da sua decisão. Para isso, esteja certo de sua escolha, pense bem nas palavras que irá usar e deixe claro que não tem nada contra ela, apenas não está mais na mesma sintonia e acha que é melhor que cada um siga o seu caminho.

5 – Ouça o Que o Outro Tem a Dizer

A conversa é importante porque não será você o único a dizer o que está sentindo, já que a outra parte também tem esse direito. Então, ouça-a com atenção e releve caso ela faça algum tipo de acusação. Lembre-se que você teve tempo para refletir sobre o que ia dizer e as palavras que iria utilizar, já ela foi surpreendida com o término, portanto, tenha empatia e seja paciente.

Conheça o Coaching, uma poderosa ferramenta de desenvolvimento!
Baixe meu eBook “O Poder do Autoconhecimento” e saiba mais!

6 – Evite Dar Falsas Esperanças

Muitas vezes, por conta da pressão da conversa de término, algumas pessoas tendem a dar falsas esperanças para acalmar a outra parte, dizendo que precisam de um tempo e que, talvez, possam reatar no futuro. Evite fazer isso, pois servirá apenas para criar ilusões e prolongar o sofrimento do outro. Tenha sempre em mente que ser sincero, por mais desafiador que pareça, é sempre a melhor escolha.

7 – Dê Tempo Para Que o Outro Assimile o Rompimento

Diversos casais se tornam amigos depois que terminam e isso é muito bom, pois demonstra maturidade das duas partes. Entretanto, é necessário tempo para que os sentimentos se transformem e seja possível iniciar uma amizade, principalmente se ainda há amor em um dos lados. Por esse motivo, evite falar sobre isso no momento em que estiver terminando, diga apenas que deseja o melhor para a outra pessoa, que guardará com carinho o que viveram e que é hora de iniciar novos ciclos. Deixe que a vida se encarregue de reaproximar vocês no futuro.

Terminar um relacionamento é um grande desafio, afinal, você não quer magoar a pessoa com quem viveu os últimos meses ou mesmo anos. Por mais que não seja possível evitar que ela sofra, dá para fazer isso de modo respeitoso e sincero, para evitar gerar traumas. Espero que este artigo te ajude e que possa agir com serenidade e confiança.

Copyright: 195841694 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rodjulian