Provavelmente você já ouviu falar muito a respeito de visão de mercado como um diferencial para alcançar o sucesso para o seu empreendimento. Realmente, conseguir enxergar e delinear as ações mais relevantes para posicionar a sua companhia com mais assertividade é crucial para quem deseja se manter como uma liderança em seu setor, e, para isso, é fundamental entender exatamente do que se trata.

Aproveito para te convidar a continuar acompanhando este artigo, a fim de refletir a respeito da importância da visão de mercado e descobrir como desenvolver a sua. Acredite, esse passo fará uma grande diferença na sua trajetória profissional e poderá te levar ao sucesso.

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Entenda Como a Visão de Mercado Pode Transformar a Gestão de uma Empresa

Um dos principais problemas que um gestor pode encontrar é o de conseguir distanciar o seu negócio da concorrência. Já percebeu como parece que grande parte das companhias está apenas seguindo o fluxo do seu setor e se deixando levar pela maré? Esse fluxo a ser seguido é implantado pelas organizações que compõem esse recorte do mercado e que não olham para as oportunidades existentes, mas sim para o que as demais estão fazendo.

A visão de mercado é crucial para que uma empresa se torne a solução ideal para os consumidores, observando quais são as necessidades que eles têm, ou seja, o que desejam para se manterem em médio e longo prazo interessados pela marca e consumindo os seus produtos ou serviços. Os gestores precisam aprender a olhar para horizontes mais abertos e distantes. Não dá para ficar preso em mais do mesmo, pois assim não será conquistada uma nova base de clientes.

A Visão de Mercado é a Base Para Definir Estratégias

Quando se trata de pensar no futuro de uma organização, não dá para ficar preso ao uso de palpites e da sorte, tal qual como se estivesse jogando em um cassino. Os empresários precisam contar com dados e com ideias palpáveis de como alcançar melhores resultados. A partir da combinação de dados e de estratégias de posicionamento, nascem companhias com mais chances de serem bem-sucedidas no mercado.

Assim sendo, ter visão de mercado nada mais é do que identificar novos caminhos para que uma empresa possa se tornar mais competitiva, saber onde se quer/deve chegar e qual o caminho a percorrer para conseguir isso. Delinear planos de ação calcados em fatos e possibilidades é essencial para crescer em seu setor.

5 Dicas de Como Ter Visão de Mercado e Alcançar o Sucesso

Para te ajudar na missão de elevar a sua empresa a patamares cada vez mais altos, listei cinco dicas de como melhorar a sua capacidade de visão de mercado. Lembre-se sempre que, para crescer e aparecer em qualquer setor, é fundamental saber projetar o melhor para o futuro.

1 – Não Baseie Sua Visão de Mercado nos Concorrentes

Obviamente, conhecer a concorrência é essencial para se tornar mais competitivo e participativo em seu setor, mas essa não pode ser a sua única base para determinar os planos de ação da sua organização. Uma visão de mercado completa tem como base enxergar as oportunidades, independentemente do que os concorrentes estão fazendo.

Talvez, as outras companhias não estejam apostando numa determinada adaptação de produtos/serviços que pode ser perfeita para aumentar a sua base de clientes. Enxergue além, ouse fazer diferente e conseguirá chegar a lugares que os demais não conseguiram.

2 – Evite Resumir Todo o Mercado a Apenas um Grupo de Influência

Para saber o que o mercado deseja é necessário ouvir os anseios dos grupos de influência, no entanto, é importante manter como pressuposto que existe mais de um grupo em destaque nessa categoria. Basear o planejamento estratégico dos próximos anos da sua empresa apenas no que uma faixa do mercado espera, pode ser um grande erro de visão, pois, talvez, outros grupos pudessem se interessar em consumir os seus produtos/serviços se os mesmos fossem adaptados a eles.

3 – Pense Sempre em Abrir o Leque

Conquistar e fidelizar um setor do mercado pode ser bastante positivo e interessante, porém, pensando em longo prazo, é necessário ter uma base mais ampla e diversificada de consumidores. Abrir o leque de públicos contemplados com boas soluções não significa deixar de focar no bom atendimento de quem já compra, mas considerar adotar estratégias para que mais pessoas possam integrar a base consumidora.

Pode chegar um momento em que os consumidores atuais não conseguirão manter o ritmo de compras e novos grupos se tornarão essenciais para a sustentabilidade econômica da sua marca. A Bic é um bom exemplo disso, porque mesmo com o grande sucesso na fabricação das tradicionais canetas, foi além e passou a comercializar outros itens descartáveis, como isqueiros, barbeadores, entre outros.

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4 – Não Projete as Estratégias Para o Futuro

Neste momento, certamente o mercado está exercendo algumas pressões sobre a sua companhia, no entanto, não se pode focar somente nelas para estruturar os planos de ação futuros. Organizações de todos os setores devem fazer seus planejamentos pensando em quais serão as pressões exercidas num período de dois a cinco anos, não mais do que isso, já que o mundo está em constante transformação e, consequentemente, as necessidades dos clientes também. Então, é importante sim estar preparado para os desafios que ainda irão aparecer, mas sem engessar as próximas ações, a fim de conseguir se adaptar às mudanças.

5 – Tome Cuidado ao Usar Argumentos Emocionais

Basear-se nas emoções do público consumidor pode ser bastante complicado, haja vista que é de racionalidade que os grandes volumes de vendas são feitos. As pessoas até podem ser conquistadas inicialmente por argumentos emocionais, mas será com racionalidade que se manterão como consumidores fiéis. Portanto, invista em produtos que realmente supram as necessidades dos clientes e, claro, que tenham qualidade, porque é isso que os fará voltar.

Hoje em dia, saem na frente as empresas e os profissionais que conseguem enxergar além e identificarem as oportunidades que, para muitos, passariam despercebidas. Exercite a sua visão de mercado e ela se tornará cada vez mais poderosa.

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