O Teste Palográfico tem sido bastante utilizado por empresas para tornar os seus processos seletivos mais assertivos e, assim, selecionar candidatos alinhados com a cultura organizacional interna. Esse teste psicológico tem como base a avaliação de recursos gráficos produzidos pelo avaliado, seguindo algumas específicas. Se deseja saber mais a respeito do assunto e entender como essa análise funciona, é só continuar fazendo a leitura deste artigo.
Contents
O que é o Teste Palográfico e como funciona?
Elaborado na Espanha pelo professor Salvador Escala Milá, é um teste do tipo projetivo, em que as características individuais dos avaliados são acessadas indiretamente através de representações gráficas. Basicamente, o avaliado desenha traços (que são chamados de palos), seguindo as indicações do aplicador da avaliação. Para identificar as características da pessoa em questão, o avaliador observa o formato e a disposição dos traços, que são sempre verticais.
A aplicação do teste pode ser feita de modo individual ou coletivo, de acordo com a necessidade da companhia e a quantidade de candidatos que se deseje analisar. Quem é avaliado no Teste Palográfico deve estar ciente de que não existe um padrão de respostas certas ou erradas. A ideia é exatamente observar as características do indivíduo para saber se ele está ou não alinhado com a função disponível na organização.
O fato de não ter um padrão certo ou errado é um ponto que torna o teste ainda mais interessante, principalmente em um momento em que os perfis dos indivíduos têm sido cada vez mais valorizados. Hoje, não basta ter apenas determinada formação acadêmica para ser parte de uma empresa, é preciso ter valores compatíveis com a mesma, para que, juntos, os colaboradores formem uma equipe coesa e unida pelos mesmos objetivos.
Principais características avaliadas pelo Teste Palográfico
O objetivo central da aplicação do Teste Palográfico é analisar um conjunto de características de personalidade e de comportamento dos indivíduos em questão. Abaixo, irei apresentar as principais características que são investigadas através do desenho dos traços (palos).
- Capacidade produtiva, que é o ritmo de trabalho do indivíduo;
- Iniciativa, o quanto o indivíduo toma a frente quando necessário;
- Capacidade de organização, ou seja, se é uma pessoa mais organizada ou mais caótica;
- Habilidade de relacionamento, se é um indivíduo sociável;
- Agressividade, um traço de personalidade que pode se tornar conflituoso em um ambiente em que várias pessoas convivem diariamente;
- Inteligência emocional, o quanto esse indivíduo faz uma boa gestão dos seus sentimentos e emoções;
- Transtornos psicológicos, se o candidato apresenta algum distúrbio de ordem emocional;
- Abuso de álcool e outras substâncias.
É preciso deixar claro que são apenas algumas das características de um ser humano que podem ser acessadas através da avaliação do Teste Palográfico. Porém, ainda assim, esse é um dos testes psicológicos mais completos e relevantes, principalmente para tornar os processos seletivos mais assertivos.
Aplicação do Teste Palográfico
É importante ressaltar que somente psicólogos formados e com registro podem aplicar testes psicológicos, essa é uma resolução do Conselho de Psicologia. Isso se deve ao fato de que é necessário ter um amplo conhecimento da área para que se possa realizar a correta orientação dos avaliados, assim como analisar os resultados obtidos.
Cada teste psicológico possui um treinamento específico e, durante a graduação, os futuros profissionais da área de psicologia são preparados para a aplicação e para fazerem a correta interpretação dos resultados. Há, ainda, a disponibilidade de cursos extracurriculares focados na aplicação e análise do Teste Palográfico, é interessante que o profissional escolhido pela sua organização para desempenhar esse papel tenha essa especialização.
5 Vantagens de usar o Teste Palográfico
Contratar profissionais com perfis alinhados com a cultura organizacional da empresa, bem como com características pessoais relevantes para o cargo, permite reduzir a rotatividade dentro de uma organização, e essa com certeza é a principal vantagem de se utilizar o Teste Palográfico. A seguir, você verá outras vantagens que tornam esse teste um excelente método para agregar ao processo seletivo de novos colaboradores.
1 – Possibilidade de conhecer melhor a sua equipe
É possível aplicar o teste junto à equipe que já faz parte do quadro de funcionários da sua companhia, traçando um perfil dessas pessoas, tornando o trabalho mais dinâmico e harmonioso no dia a dia. Aliás, algumas organizações usam os dados gerados por esse teste para definir quem são os profissionais mais relevantes para eventuais promoções. É uma maneira de aproveitar os talentos internos de modo mais eficaz.
2 – Melhor aproveitamento dos talentos internos
Os colaboradores, tanto os que já estavam na equipe como os novos, podem ser direcionados para a realização de atividades que estão mais alinhadas com seus perfis, tornando-se mais produtivos e ainda gerando maior desejo de permanecer na empresa.
3 – Necessidades de capacitação da equipe
O Teste Palográfico ainda oferece a vantagem de tornar mais fácil compreender quais são as necessidades de capacitação que a sua equipe possui. Pode ser que os seus colaboradores estejam enfrentando obstáculos em seu dia a dia, pelo simples fato de precisarem de uma atualização.
4 – Estabelecimento de políticas para o RH
O setor de Recursos Humanos (RH) tem muito a ganhar com os dados gerados pelo Teste Palográfico, porque, através dessas informações, fica mais simples entender quem são as pessoas que fazem parte da equipe e como elaborar políticas realmente pertinentes para atender as suas necessidades. Com o passar do tempo, além da melhora de relacionamento entre os indivíduos, haverá uma maior taxa de retenção, o que acarreta na redução de custos com processos seletivos.
5 – Possibilidade de identificar perfis de liderança
Uma equipe liderada por um profissional que sabe gerenciar pessoas e extrair delas o melhor que cada uma tem a oferecer, certamente tem grandes chances de ser bem sucedida. Através do Teste Palográfico é possível verificar essa características em candidatos à novas vagas e promoções e, assim, aumentar as chances de ter sucesso nessas escolhas.
Gostou de saber mais sobre o Teste Palográfico e como ele vem sendo uma ferramenta aliada para o processo seletivo e de contratação de várias empresas? Deixe seu comentário e compartilhe o artigo em suas redes sociais!
Copyright: 1077839468 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gorodenkoff