Os instintos maternos são de grande importância para que os filhos cresçam e se tornem fortes o suficiente para enfrentar o mundo. Esses cuidados podem ser observados não só entre humanos, mas também entre algumas espécies de vertebrados e invertebrados. Agora, já pensou se tamanho zelo e precaução fossem direcionados para um empreendimento? Continue acompanhando e saiba como aplicar os comportamentos que uma mãe costuma ter em relação ao seu filho ao seu negócio.
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Conheça os instintos maternos aplicáveis aos negócios
Reconhecendo o grande valor do cuidado e da estima que as mães dedicam aos seus filhos, listei os principais instintos delas que podem ser aplicados aos negócios e ajudar a obter resultados extraordinários, confira!
1 – Dedicação exclusiva nos primeiros meses de vida
Ao dar à luz, a mãe sabe instintivamente que precisa se manter por perto do bebê, afinal, o pequeno ser não sabe falar e precisa de cuidados em tempo integral. O único alimento ingerido pela criança até por volta dos seis meses é o leite materno, algo essencial para o fortalecimento do seu sistema imunológico para o resto da vida. Essa dedicação se mantém de maneira geral até os dois anos, momento em que a criança consegue ter um pouco mais de independência.
Curiosamente, traçando um paralelo com o universo corporativo, é exatamente de dois anos o período em que o nível de fechamento de companhias é mais elevado. Ao colocar a sua ideia em prática, é importante saber que você precisará fornecer ao empreendimento uma série de cuidados especiais para o seu fortalecimento. Passada essa primeira etapa, o negócio já tem uma base mais sólida para se manter em funcionamento.
2 – Sentimento de prioridade
Quantas vezes uma mãe diz que não pode ir a determinado compromisso porque o seu filho precisa dela? Certamente incontáveis vezes e esse instinto de prioridade pode ser aplicado com grande sucesso a um empreendimento. Aliás, preciso dizer que, em boa parte dos casos de fechamento antes dos dois anos de mercado, o problema é exatamente a falta de comprometimento com o negócio.
Em uma situação em que você sabe que precisa se dedicar a terminar um projeto, mas está tentado a aceitar um convite dos amigos para um barzinho, pense na sua empresa como um filho. É difícil deixar de oferecer para a sua cria o que ela precisa para se manter bem, não é mesmo? Obviamente, não estou dizendo para anular a sua vida social, apenas para aprender a priorizar as questões realmente relevantes.
3 – Antecipação
O período de gestação é um momento muito especial para as mães, pois é a fase em que somente elas têm contato com o bebê. Buscando envolver os entes queridos e amigos nessa espera, as gestantes organizam chás de bebê, conversam com os mais próximos sobre nomes e recebem uma série de visitas para receber felicitações.
Em um contexto de planejamento de marketing, isso é o que se chama de antecipação, engajar o público com a sua expectativa. Pode ser interessante anunciar a ampliação da estrutura da organização ou então falar a respeito de uma nova linha com meses antes da sua chegada ao mercado. Procurar interessar as pessoas em volta com o seu planejamento para o futuro é uma forma de se manter sempre no jogo.
4 – Preparação do filho para o mundo
As mães preparam seus filhos para o mundo, até mesmo as mais cuidadosas sabem que, em algum momento, eles terão o ímpeto de deixarem o conforto do ninho. Apesar de ser algo que lhes trará alguma tristeza, sabem que é necessário e não buscam impedir. No caso de um empreendimento, chega o momento em que a estrutura já conta com alguma independência, oferecendo mais liberdade para que seu proprietário invista parte do seu tempo na expansão ou até na criação de novas organizações.
5 – Amor pela sua empresa
Quem não é mãe pode tomar por parâmetro sua experiência de filho ou filha para entender o quanto esse é um amor incondicional. Um empresário que tem pelo seu negócio essa paixão e orgulho, consegue se manter inspirado a tocar a sua ideia em longo e médio prazo. Claro que ainda que haja um grande amor pela sua companhia, jamais vai se comparar em dimensão ao amor de uma mãe por seu filho, mas é válido investir em um segmento que desperte em você encantamento.
6 – Coragem para defender seu filho
Para uma mãe, nada é mais importante do que o bem-estar do seu filho e, para preservar a cria, elas são capazes de atitudes extremas. Podem se jogar na frente do perigo e dedicar toda a sua criatividade a pensar em maneiras de proteger os pequenos de situações de alto risco.
Empresários podem se surpreender ao passarem a priorizar a defesa de seus negócios tal qual se faz com um filho. Para uma mãe, não há nenhum problema em pedir ajuda a um terceiro se isso for o suficiente para conseguir a felicidade de quem ela mais ama.
7 – Planejamento
Além de todo o amor e cuidado que uma mãe dedica ao seu filho, ela sabe que também precisa se preocupar com a parte prática, que envolve principalmente os aspectos financeiros para oferecer alimentação, saúde, educação de qualidade e suprir diversas outras necessidades. O instinto materno faz com que uma mulher que nunca foi ligada em finanças passe a olhar com mais cuidado para sua conta bancária porque sabe que tem um pequeno ser humano que depende dela.
Em se tratando de negócios, ter essa visão para planejar os custos é extremamente importante. Afinal, se as contas não forem controladas corretamente, a empresa corre o risco de entrar no vermelho e, em pouco tempo, não ter como funcionar por falta de dinheiro. Por essa razão, é fundamental adotar uma visão de mãe em relação ao planejamento financeiro do seu negócio, para que se certifique de que o seu “filho” terá tudo o que precisa para se desenvolver.
Você já dedica algum desses instintos maternos ao seu empreendimento? Conte-me a respeito nos comentários abaixo!
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