O trabalho remoto já vinha em crescimento há alguns anos e, com a chegada do coronavírus (COVID-19), viu seus números aumentarem drasticamente por conta da recomendação de distanciamento social por parte da OMS – Organização Mundial da Saúde. Com isso, empresas de todo o mundo precisaram se adaptar e passar a funcionar remotamente, com os funcionários trabalhando a partir de suas casas. Continue acompanhando para entender os desafios da gestão à distância e conferir dicas para realizá-la de modo eficaz.

Os desafios da gestão à distância podem ser superados!

Já falei em diversos artigos aqui em meu blog sobre a importância que as pessoas têm para uma empresa, o que as torna seu ativo mais valioso. A harmonia entre a equipe e seus supervisores é essencial e algo construído através da convivência, dia após dia. Contudo, o momento pede o distanciamento social e o que resta às empresas é se adaptar, enviando o maior número possível de colaboradores para fazer home office e, assim, evitar aglomerações.

Por mais que mudanças em geral sejam desafiadoras, especialmente uma tão grande e que chegou de repente como essa, a verdade é que é possível realizar uma boa gestão à distância. Os desafios irão surgir diariamente, mas com criatividade, paciência e perseverança poderão ser vencidos e transformados em lições de grande valor. Independentemente de cargos, é fato que gestores, colaboradores, líderes de equipe, todos sairão mais fortes dessa experiência.

7 Dicas de gestão à distância para manter a equipe produtiva e entrosada

Antes de se desesperar por ter que começar a gerenciar sua equipe remotamente, saiba que muitas empresas já atuavam dessa forma por escolha. Isso mostra que esse modelo de gestão tem, sim, os seus benefícios e pode te proporcionar uma nova visão do seu negócio. Confira, a seguir, sete dicas para manter sua equipe produtiva e entrosada, mesmo à distância.

1 – Adote uma boa ferramenta para realizar videoconferências

A tecnologia é a grande aliada da gestão à distância, pois permite que líderes e equipes se reúnam através de videoconferências. Nesse sentido, uma das primeiras atitudes a ser tomada é adotar uma ferramenta para isso. Para fazer uma boa escolha, é preciso considerar as necessidades da empresa, com destaque para a quantidade de funcionários. Existem plataformas que oferecem versões gratuitas, mas limitam a quantidade de participantes das vídeo chamadas, além de outras funcionalidades. Faça uma pesquisa e descubra qual a melhor opção para o seu negócio.

Utilizar esse tipo de recurso, que permite ver e ouvir cada uma das pessoas que fazem parte da sua empresa, é fundamental porque torna o contato mais próximo do que aconteceria em uma chamada telefônica, por exemplo. Além do mais, facilita o compartilhamento de documentos, projetos e o que mais precisar ser visualmente apresentado.

2 – Deixe claras as expectativas em relação aos funcionários

PSC

Esta é uma dica que já tem grande relevância em um contexto de trabalho presencial e que se torna ainda mais necessária à distância. Os colaboradores precisam saber quais são as expectativas da empresa em relação a eles, até mesmo para que não se sintam perdidos e inseguros. Detalhes que vão desde metas e prazos para concluir projetos, até o tempo para responder uma mensagem com uma solicitação do chefe, devem ser apresentados com clareza.

3 – Faça reuniões periódicas

Se no modo presencial as reuniões já são necessárias dentro de uma empresa, à distância tornam-se indispensáveis. Procure estipular um período para que o encontro virtual aconteça, o que pode ser uma ou duas vezes na semana, por exemplo, variando de acordo com as necessidades do negócio. Vale lembrar que, além das reuniões com todos os funcionários, é interessante realizar outras com grupos menores sobre temas mais específicos e, ainda, para bater papo após o expediente, como um happy hour, só que com cada um em sua casa.

4 – Mantenha-se aberto ao diálogo

Além de toda a parte prática da empresa, é importante lembrar do lado humano. É natural que os colaboradores se sintam inseguros e um pouco perdidos com a mudança repentina para o home office, sem contar em toda a situação da pandemia. Desse modo, manter o diálogo aberto com os funcionários sobre tudo o que está acontecendo, além do trabalho em si, também é uma forma de manter a proximidade mesmo que à distância.

5 – Confie na sua equipe

Um líder precisa confiar nos seus colaboradores, até mesmo para dar liberdade para que criem e encontrem soluções inovadoras. O micro gerenciamento não cabe mais no contexto atual, em que as empresas precisam se reinventar constantemente para se manterem competitivas. Em se tratando da gestão à distância, evite querer saber o que cada um está fazendo o tempo todo, mantenha-se disponível para tirar dúvidas, acompanhe as etapas do trabalho de cada um, mas sem excessos.

6 – Reconheça os esforços dos colaboradores

Manter funcionários motivados pessoalmente é bem mais fácil do que à distância, mas isso não significa que seja impossível. Apenas é necessário ter atenção em relação a esse ponto e adotar algumas medidas para reconhecer os esforços de todos no home office. Esse reconhecimento não precisa ser, necessariamente, financeiro e pode vir na forma de elogios, oportunidades de desenvolvimento, o que estiver dentro das possibilidades da empresa.

7 – Use plataformas de gerenciamento de projetos

As plataformas de gerenciamento de projetos são grandes aliadas da gestão à distância, pois permitem que toda a equipe saiba exatamente o que cada membro está fazendo. Isso é ótimo para garantir o cumprimento de prazos, trocar informações com colegas e manter a produtividade. Assim como as ferramentas de videoconferência, existem várias opções disponíveis de softwares gerenciais, tanto gratuitos quanto pagos, cabe a você eleger a melhor opção para sua equipe.

Por mais desafiadora que a gestão à distância pareça em um primeiro momento, principalmente se teve que se adaptar a ela de uma hora para outra, é possível, sim, realizá-la de modo satisfatório. Mantenha-se aberto a aprender, conversar com os funcionários e, principalmente, seja flexível, essa é a chave para superar desafios e crescer com eles.

Aproveite para deixar seu comentário abaixo sobre o assunto e compartilhar o artigo com os seus amigos que também estejam enfrentando o desafio da gestão à distância pela primeira vez.

 

Fontes:

https://www.forbes.com/sites/forbescoachescouncil/2018/05/30/top-15-tips-to-effectively-manage-remote-employees/#6fdebd92503c

https://www.gartner.com/smarterwithgartner/9-tips-for-managing-remote-employees/

Copyright:   1689579709 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Girts%2BRagelis