Todo ser humano deseja amar e ser correspondido, mesmo aqueles que negam isso, no fundo, possuem esse desejo. Entretanto, nem sempre as coisas acontecem como desejamos, pode acontecer de você se envolver com pessoas que não retribuem os seus sentimentos e não te valorizam. Se está passando por isso e deseja se libertar de algo que está te fazendo mal, continue a leitura e saiba o que fazer.
Contents
Consequências do amor não correspondido
Imagine duas pessoas que se conhecem e se envolvem, uma delas deseja um relacionamento sério, já a outra está apenas em busca de companhia para se divertir, sem compromisso. A que está apaixonada pode vir a aceitar migalhas emocionais apenas para estar ao lado da outra, mesmo que isso a faça sofrer por não estar recebendo o que gostaria.
Assim se inicia um ciclo vicioso: a pessoa que gostaria de receber amor acha que poderá se contentar com encontros casuais, aquilo lhe gera um prazer momentâneo, mas, em seguida, vem a tristeza e a frustração. Então, ela recebe uma nova mensagem com um convite para sair e aquele ciclo se repete, até que uma das partes dê um basta.
Se está vivendo isso, evite esperar que a outra parte tome uma atitude, faça isso você e liberte-se de quem não te valoriza! Por mais que não tenha como controlar seus sentimentos e “desapaixonar”, você pode escolher como irá se comportar, o que faz toda a diferença no processo de se libertar de uma paixão.
7 Atitudes para se libertar de quem não te valoriza
Escolha se amar, se valorizar e estar ao lado de pessoas que reconhecem o ser humano incrível que você é. Comece agora mesmo a colocar as 7 atitudes a seguir em prática e prepare-se para começar uma nova fase em sua vida, com equilíbrio, amor-próprio e felicidade.
1 – Saiba que nunca está completamente sozinho
Essa busca pelo amor está baseada, entre outros fatores, no medo que as pessoas têm da solidão. Embora ter uma companhia seja realmente especial, é preciso se lembrar que ela deve vir para agregar e não para preencher um vazio. Em primeiro lugar, é preciso que entenda que você nunca está completamente sozinho, porque tem a si mesmo, seus valores, suas memórias e experiências. Seja a sua melhor companhia e naturalmente atrairá pessoas para sua vida.
2 – Entenda que ninguém controla o que sente
Você escolheu fazer uma pausa no seu dia para ler este artigo, assim como poderá escolher o que vai comer no jantar ou o horário em que irá tomar banho, essas são ações possíveis de serem controladas. Entretanto, quando se trata de sentimentos, mais precisamente de amor e paixão, não é possível controlar quando irá amar ou desamar alguém.
Por isso, da mesma forma que não consegue deixar de gostar de uma pessoa, ela também não tem como começar a gostar de você automaticamente. Talvez seja duro ler isso, mas encarar a verdade é fundamental para que evite se envolver com alguém que não gosta de você da forma que gostaria.
3 – Analise a situação de modo racional
Apesar de estarmos falando de uma situação que envolve muito as emoções, é preciso fazer uma análise racional, isso te ajudará a entender como está inserido nela e o que deve fazer para sair. A pessoa apresenta indícios concretos de querer ter um relacionamento sério contigo? Ela demonstra que um dia irá retribuir ou você tem criado ilusões em sua mente?
Para fazer isso, pode ser interessante contar com a ajuda de um amigo, alguém em quem confie, seja sincero e que conheça a história. Ouça o que ele disser de coração aberto, acolha a verdade, é ela que irá te libertar.
4 – Evite desperdiçar sua energia com pessoas que desejam coisas diferentes de você
Vamos aos fatos: você quer um relacionamento sério e a outra pessoa não. Acredite, isso não irá mudar, o melhor que pode fazer é se afastar, quando menos esperar irá encontrar alguém que tenha planos compatíveis com os seus e que saiba te valorizar. Até esse dia chegar, cuide de si e se valorize, a sua postura influencia muito no modo com o qual os outros te tratam.
5 – Cuide das outras relações que possui
Sua vida não se resume a essa paixão, certamente possui familiares e amigos que te amam. Aproxime-se dessas pessoas e passe tempo de qualidade com elas, os momentos com entes queridos são extremamente positivos, aquecem o coração e ajudam a curar as dores emocionais.
6 – Afaste-se de estímulos que reacendam a paixão
Se você continuar mantendo contato com a pessoa que não te valoriza, as ações dela poderão funcionar como estímulos para que a paixão permaneça viva. Encontros, mensagens, ver fotos nas redes sociais, tudo isso irá prejudicar a sua libertação. Como disse anteriormente, você não tem como escolher quando deixará de gostar de alguém, mas pode decidir como irá agir e se afastar desses estímulos, cortando o contato, bloqueando das redes sociais e se colocando como prioridade.
7 – Pratique atividades que promovam bem-estar
Agora, uma atitude que parece não ter nenhuma ligação com amor não correspondido, mas que pode te ajudar a superá-lo: atividades que promovam bem-estar, como os exercícios físicos, por exemplo. Sempre que se sentir triste pensando na pessoa ou tiver vontade de ligar para ela, faça algo que te dê prazer, como se dedicar um hobby, correr, dançar, isso fará com que seu cérebro libere endorfinas, conhecidas como analgésicos naturais e que ajudam, também, a aliviar dores emocionais.
Por fim, chamo você para uma reflexão: quem você quer ser? Uma pessoa que se ama e se valoriza ou alguém que se contenta com migalhas? Escolha se amar e evite se sujeitar ao que te faz infeliz, o prazer de aceitar migalhas emocionais é momentâneo, já a satisfação de se amar e se valorizar dura para sempre.
Se libertar de quem não te valoriza não é simples e nem automático, requer esforço, é desafiador, mas, acredite, isso vai passar e você irá conseguir!