Muitas pessoas têm ideias empreendedoras. Oferecer um produto ou serviço incrível à sociedade e estar disposto a enfrentar a concorrência são os primeiros itens que fazem de alguém um empreendedor.
Além disso, é preciso que essa pessoa esteja motivada e disposta a liderar equipes, estudar o mercado e investir seu tempo e seu dinheiro nessa ideia. No entanto, é fato que há empreendedores que lucram e tornam-se grandes exemplos de sucesso, mas há também aqueles que não alcançam o que era esperado.
O que diferencia esses dois grupos? Há cinco grandes motivos pelos quais alguns empreendedores prosperam e outros não. Vamos conhecê-los?
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Eles sabem selecionar
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, para ser um empreendedor bem-sucedido, não é preciso ter 15 produtos diferentes para seduzir o consumidor. Essa ideia de que “quanto mais, melhor” nem sempre corresponde à realidade. Aliás, muita gente de sucesso prospera com apenas um item em seu escopo.
Por isso, é importante saber falar “não” e trabalhar com poucos itens, especialmente se você estiver começando. Isso te ajudará a dedicar melhor o seu tempo e a qualidade de sua execução nesse produto escolhido. Além disso, você conseguirá acompanhar melhor a evolução desse produto no mercado, fazendo todos os aperfeiçoamentos e aprimoramentos que se fizerem necessários.
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Eles planejam
Não. Empreender não é algo intuitivo, embora boas ideias possam surgir no meio da noite. É preciso planejar muito e seguir um modelo de negócios sólido. É necessário definir os produtos, os preços, os locais de comercialização, as redes de distribuição, os departamentos e equipes de funcionários, o público-alvo, as estratégias e meios de comunicação, entre muitas outras decisões que impactam diretamente os negócios.
Com esse modelo de negócios, você consegue descrever, passo a passo, o funcionamento do seu empreendimento. Além disso, pode identificar mais rapidamente onde estão surgindo os erros e como resolvê-los mais rapidamente.
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Eles reinvestem
Muita gente fracassa na primeira ideia empreendedora que surge simplesmente porque os faturamentos ficaram abaixo daquilo que esperavam. Quando isso acontece, é comum que essas pessoas pensem que o erro está no produto e partem para outra ideia.
Na verdade, se elas tiverem um modelo de negócio, saberão identificar onde está o problema, que nem sempre está no produto. Assim, mesmo que o faturamento inicial tenha sido baixo, elas poderão reinvestir o que ganharam no aprimoramento de seu negócio, sem precisar modificá-lo completamente. Gente de sucesso reinveste em seus próprios negócios.
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Eles produzem conteúdo
Hoje em dia, não basta apenas divulgar produtos e serviços. Num mar de publicidade, as pessoas dirigem sua atenção ao conteúdo relevante. Por isso, em qualquer estratégia de lançamento, os empreendedores de sucesso produzem conteúdos o tempo todo, seja nos blogs, sites, redes sociais, entre outros meios de comunicação.
O conteúdo tornou-se uma “moeda de troca” pela atenção do consumidor. Ele atrai e engaja a audiência com a sua marca, pois lhe confere maior autoridade no assunto e, consequentemente, mais valor aos produtos que você comercializa.
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Eles sabem a hora de ousar
Quando os empreendedores de sucesso percebem que suas ideias foram bem-sucedidas, aí sim eles partem para novas empreitadas. O consumidor é ávido por novidades, de modo que, cada vez mais rapidamente, produtos e serviços ficam desinteressantes.
Assim, eles não têm medo de dar o próximo passo, inovar, explorar o desconhecido e desenvolver novas formas de fazer negócios. No entanto, mesmo num patamar de sucesso, eles nunca deixam de planejar e seguir seus modelos de negócios.
Esses são os cinco importantes diferenciais dos empreendedores de sucesso. Para quem deseja prosperar na área, ficam aí cinco bons comportamentos a serem seguidos.