Para quem pensa que sustentabilidade é um conceito restrito a empresas de grande porte e muitos recursos, vamos apresentar exemplos de empreendedorismo focados nesse conceito que nasceram pequenos. O uso equilibrado de recursos naturais e a redução do consumo exacerbado são tópicos em pauta no mundo todo e, mesmo que pareça contraditório – afinal o objetivo das empresas é vender – é possível alcançar um ritmo que não afete o planeta e nem pese nas finanças.
Negócios inovadores que redescobrem a forma de criar seus produtos tornam-se mais bem vistos por grande parte do mercado consumidor. Além disso, pode ser economicamente interessante investir em uma cadeia sustentável. O empresário que decide somar a sustentabilidade ao seu empreendimento não precisa perder nada.
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Exemplos de empreendedorismo sustentável de sucesso
O conceito de empreendedorismo sustentável é relativamente novo e pode ser intitulado também como “empreendedorismo orientado à sustentabilidade”. Em linhas gerais, refere-se a empresas que alinham a geração de riquezas com o uso e desenvolvimento sustentável do meio ambiente e do meio social.
Basicamente, são negócios que baseiam suas atividades em ações preocupadas em afetar o mínimo possível o planeta e as pessoas que fazem parte do meio em que eles estão inseridos. É importante dizer que ações sustentáveis podem ser bastante simples, como, por exemplo, reaproveitar papéis que seriam jogados no lixo ou desligar aparelhos quando não estão sendo usados.
Há companhias de maior porte que realizam investimentos mais significativos em projetos focados em questões ambientais e sociais, assim como na própria estrutura física, a partir da instalação de painéis de captação de energia solar ou cisternas para reaproveitar a água da chuva. E, também, há empreendimentos que baseiam a sua cadeia produtiva como um todo em um sistema sustentável. A seguir apresentaremos exemplos de empreendedorismo sustentável que demonstram o potencial de sucesso dessa área.
Revoada: uma segunda vida para materiais reciclados
Moda combina com sustentabilidade? Se você acha que não, precisa conhecer o projeto Revoada, que cria acessórios de moda atemporal a partir de materiais reciclados. A ideia nasceu da visão de uma publicitária e de uma estilista que decidiram arriscar suas fichas na criação de bolsas e mochilas feitas de nylon de guarda-chuva e câmaras de pneus velhos.
Pelo fato de os forros das bolsas serem feitos com o material reciclado de guarda-chuvas encontrados no lixo, não há nenhuma bolsa da Revoada que seja completamente igual à outra. Além de ter acesso a artigos com certa exclusividade, o consumidor sabe que está ajudando a reduzir o acúmulo de lixo no meio ambiente. A marca conta com consumidores fiéis.
Bossa Social: criação de um estilo de consumo sustentável
Trabalhando com o conceito de slow fashion, a Bossa Social é uma marca que merece estar nesta lista por ajudar o consumidor a estabelecer uma relação mais saudável de compra e uso de suas roupas. A matéria-prima usada pela empresa não é reciclada, no entanto, ela faz a sua parte por oferecer roupas de estilo atemporal e com qualidade para permanecer no guarda-roupa do cliente por muito tempo.
A Bossa Social é, também, um exemplo de empresa que direciona seu trabalho para melhorar o bem-estar da cadeia de pessoas envolvidas. As costureiras contratadas são provenientes de cooperativas e comunidades carentes. A cada peça que a empresa vende, uma camiseta de malha é doada para pessoas carentes. Uma marca que contribui para um reposicionamento do consumo em seu setor. Comprar menos e ter produtos mais duráveis faz parte da construção de um pensamento mais sustentável.
Insecta Shoes: sapatos únicos com tecido reaproveitado
A marca Insecta Shoes conquistou seu espaço por oferecer peças praticamente exclusivas com acabamento impecável e estampas diferenciadas. Um modelo de negócio que não parece exatamente revolucionário ou sustentável, porém, os calçados são fabricados com tecidos reaproveitados de roupas garimpadas em brechós.
Além disso, a produção é ecológica e vegana, oferecendo produtos que atendem ao desejo de consumidores que esperam por qualidade aliada com fazer o bem para o planeta. Como os tecidos são adquiridos em brechós, cada estampa é utilizada menos de cinco vezes. O plástico usado para o contraforte do calçado é reciclado e a couraça é feita de borracha obtida de sobras da indústria calçadista. O algodão também é reciclado.
A empresa, que foi criada em 2014, já apresentou faturamento de R$ 1 milhão no ano seguinte, uma prova de que investir em um negócio sustentável pode trazer excelente retorno.
Natura: uma gigante sustentável
A Natura tem um projeto de negócio sustentável muito sólido que percorre toda a sua cadeia produtiva. A empresa de cosméticos e maquiagem baseia sua produção no uso sustentável da biodiversidade da Amazônia, mais de 80% de suas fórmulas tem origem vegetal, ou seja, é renovável.
Todos os produtos da linha de perfumaria da empresa utilizam álcool orgânico e cada vez as suas embalagens são criadas com foco na ecoeficiência. Há mais de 35 anos, a Natura trabalha com o sistema de refis, reduzindo a produção de embalagens. Em 2018, conquistou o selo “The Leaping Bunny” concedido a empresas que não realizam testes de produtos ou matérias-primas em animais.
Há 10 anos, a Natura aparece no ranking Global 100, realizado pela empresa canadense Corporate Knights, que lista as 100 companhias mais sustentáveis do mundo. Certamente, é um excelente exemplo de que uma empresa de grande porte pode ser sustentável e muito lucrativa. A boa imagem associada à Natura contribui para aumentar a sua base consumidora.
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