O que o dono de um importante escritório de arquitetura e uma dona de casa que vende doces por encomenda têm em comum? Apesar do estilo de vida diferente, o que os une é o perfil empreendedor. Estão em momentos e em estruturas diferentes, é fato. Mas ambos tomaram a decisão de empreender, de reunir suas habilidades e oferecê-las às pessoas sob a forma de produtos ou serviços.

Essa é a essência de um empreendedor. São pessoas que carregam consigo algumas características em comum. Neste artigo, você conferirá os 10 traços típicos do perfil empreendedor.

  1. Amor

É essencial gostar e, preferencialmente, amar aquilo que faz para ser um bom empreendedor. Fica difícil superar todos os obstáculos da vida de um empreendedor se ele não acredita em seus projetos e se não tiver um profundo interesse na área que escolheu.

Além disso, são pessoas empolgadas, que demonstram no brilho do olhar a paixão que sentem. Estão sempre estudando e atentos às novidades de seus nichos. Assim, são capazes de contagiar e motivar também as pessoas que estão com eles no empreendimento.

  1. Bom-senso

Podemos traduzir o bom-senso também como responsabilidade, ética ou moral. É preciso ser honesto com o cliente, com os funcionários, com os parceiros, com os fornecedores e também com os concorrentes. Mesmo nas guerras, existem certas regras a serem seguidas.

Empreender não é apenas lucrar, mas também conduzir os negócios e transformar as vidas das pessoas com valores e princípios que ajudem a tornar o mundo um lugar melhor. O empreendedorismo oportunista tem vida curta. Seja transparente e não queira o sucesso prejudicando o próximo.

  1. Resiliência

A vida de um empreendedor é cheia de incertezas, problemas e mudanças bruscas. De uma hora para outra, surge um novo concorrente, a demanda do mercado muda, vem uma crise financeira, muda uma lei e, pronto, você precisa se adaptar a uma nova realidade.

É preciso ser flexível, aprender com os erros e manter a motivação para superar cada adversidade. Muitas vezes, a saída para os problemas está na criatividade e na inovação. Só assim é possível contornar os obstáculos e sair das crises ainda mais forte.

  1. Iniciativa

Empreendedores sabem que se esperarem o momento ideal ou a iniciativa de outras pessoas para fazerem seus projetos, fica difícil sair do lugar. Por isso, empreendedores sabem estudar o mercado, antever situações e antecipar mudanças, preparando-se para todas as circunstâncias possíveis. Fazem o plano B, C, D, e por aí vai.

Pessoas com iniciativa não apenas fazem o que lhes mandam, mas propõem novas ideias, demonstram interesse, estudam, se aperfeiçoam e sabem a hora de tomar decisões.

  1. Criatividade

Muita gente acredita que a criatividade é um dom. Isso não é verdade. A criatividade nada mais é do que juntar diferentes ideias no seu repertório mental e produzir uma solução para um problema que se apresenta. Não é preciso reinventar a roda, é só uma questão de pesquisar o que fazem as pessoas e empresas mais bem-sucedidas e tentar adaptar essas estratégias à sua realidade, sem copiar é claro!

Criar novas maneiras de fazer as coisas e de atender às demandas do mercado é uma forma de ser criativo. Ler, escrever, praticar exercícios físicos, aprender coisas novas e meditar estão entre as atividades que estimulam a criatividade. Pratique-as!

  1. Liderança

Um empreendedor é um líder. Portanto, ele precisa saber distribuir funções, delegar atividades, confiar nos colaboradores, reconhecer os bons resultados, corrigir as ações inadequadas, ouvir sugestões e solicitações, auxiliar a quem precisar e, acima de tudo, tomar decisões.

Os líderes precisam pensar coletivamente, assumindo a responsabilidade sobre o que acontece, seja bom ou ruim. Além disso, devem ser transparentes e acessíveis aos seus colaboradores, mantendo um canal de comunicação claro e direto. Por fim, precisam estar motivados e ter a capacidade de transferir essa motivação às suas equipes.

  1. Tranquilidade

Como citamos acima, o universo empreendedor é cheio de desafios e adversidades. Além disso, em muitos empreendimentos, o retorno não é imediato e demora um pouco para surgir. Não se pode criar uma empresa na segunda-feira e achar que ela será a líder de mercado na terça.

Seja tranquilo e paciente. Saiba esperar o momento certo de agir, a pessoa certa em quem confiar, o produto certo a lançar. Você não deve ficar na passividade, mas também não é preciso ter pressa para ter sucesso.

  1. Sede de vencer

É preciso querer vencer. Isso não significa ser ganancioso e passar por cima de tudo e todos para ter sucesso. No entanto, uma dose saudável de ambição se faz necessária. Sem ela, ninguém estuda, ninguém trabalha, ninguém tem novas ideias, ninguém cresce.

Um empreendimento funciona à base de metas. Portanto, assim que uma delas for atingida, já deve ser estabelecida a próxima. Essa ambição é o estímulo para planejar novas ações e colocá-las em prática, com foco aonde se quer chegar.

  1. Coragem

Se você não confiar em si mesmo e em suas ideias de negócios, ninguém mais vai. Você precisa ter ousadia para agir, mas também confiança para convencer sócios, funcionários, fornecedores e investidores de que sua ideia é boa. E tudo começa com você acreditando em si mesmo.

A indecisão vai bater em muitos momentos, mas, quando isso acontecer, pondere suas forças e pontos de desenvolvimento. Aprenda a planejar e não a abandonar as ideias, ao menos não antes de uma reflexão profunda. Confie em si mesmo!

  1. Persuasão

Intimamente ligada ao item anterior, a persuasão é a capacidade de convencer as pessoas ao seu redor. Isso exige uma análise e observação atenta de quem são essas pessoas, além do estudo de todos os argumentos que você tem a seu favor.

Isso vale para comunicar-se com seus clientes, convencer investidores e até mesmo para explicar suas ideias aos seus funcionários. Seja firme em seus propósitos e inspire quem está ao seu redor com suas competências. É assim que as conversas tornam-se enriquecedoras, trazendo aquelas grandes ideias empreendedoras capazes de transformar as vidas das pessoas – o objetivo inicial de qualquer empreendimento.

Mesmo que você não sinta que possui as características acima, lembre-se de que elas podem e devem ser aprendidas e desenvolvidas. Basta querer e se disponibilizar a aprendê-las!