Grandes nomes do empreendedorismo nacional e internacional frequentemente são convidados a dar palestras. São eventos em que narram suas histórias, enaltecem seus bons momentos e compartilham os aprendizados dos momentos não tão bons assim.
Ainda que cada empreendedor e cada empresa tenham identidades e características próprias, podemos elencar 7 itens que aparecem em praticamente toda palestra de empreendedorismo. Será que você adivinha quais são eles?
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Contents
Ambição
Quem entra no jogo do empreendedorismo precisa querer ganhar. Isso não quer dizer passar por cima de ninguém, mas, com certeza, exige uma sede de ser melhor do que o concorrente. Isso se faz por meio dos produtos, dos serviços, dos preços, das campanhas promocionais e, acima de tudo, de um bom relacionamento com o cliente. São esses os ingredientes de um vencedor, que devem ser seguidos na receita do sucesso de quem tem aquela ambição saudável.
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Humildade
Não é um contraponto, mas um complemento ao item anterior. Ao mesmo tempo em que é preciso ter ambição, é preciso ser humilde para respeitar as regras do jogo e agir com ética perante o consumidor, o concorrente, os parceiros e os funcionários.
Em todos esses contatos, é importante manter a mente aberta, saber ouvir e estar disponível ao diálogo. Não importa quanto dinheiro você já tenha conquistado, altos e baixos existem, e sempre é tempo de aprender.
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Comprometimento e Disciplina
Empreender exige regras, trabalhos, métodos. É preciso planejar como você conduzirá a sua empresa, quais pessoas impactará e quais objetivos você terá de alcançar se quiser superar a concorrência. Isso exige disciplina, foco e pontualidade.
Estude, conheça seus funcionários, pesquise sua concorrência, monitore todos os indicadores de sua empresa, mude de estratégia se não estiver dando certo e faça desse movimento uma rotina. Sem ele, não há sucesso.
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Propósito
Por que a sua empresa existe? Se a única resposta que você consegue pensar for “para me dar dinheiro”, deixe de empreender. É claro que o lucro segue como importante objetivo, mas, além dele, o que sua empresa faz pela sociedade? De que forma ela melhora a vida de seus funcionários, parceiros, clientes ou da sociedade em geral? Quais dores ela resolve? Ela possui um impacto positivo ou negativo sobre o meio ambiente?
Fica muito mais fácil e mais gratificante empreender diante de um motivo nobre, que une seus propósitos pessoais aos seus propósitos profissionais.
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Desenvolvimento constante
Outro aspecto que sempre aparece em qualquer palestra de empreendedorismo é que não há linha de chegada. Toda empresa sempre tem como objetivo crescer, assim como todo indivíduo deve sempre procurar seu crescimento pessoal. Portanto, enquanto viver, o empreendedor deve buscar ser melhor do que foi no dia anterior.
Isso é válido não apenas para os conhecimentos técnicos de seu negócio e de seu mercado, mas para as competências gerais da vida, como: liderança, humildade, ética, responsabilidade, comunicação, enfim, todas as esferas do desenvolvimento pessoal.
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Autoconfiança
Todos os dias, quando acordam, os empreendedores sabem que terão uma série de desafios pela frente. Negociações, oscilações financeiras, decisões de parcerias, lançamentos de produtos, contratações, enfim, uma bateria de atitudes a serem tomadas. Para dar conta de tudo, é preciso ter uma confiança grande em suas próprias capacidades, sempre relembrando as experiências positivas que já aconteceram. Sim, é preciso confiar em si mesmo.
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Diferencial
Por último, mas definitivamente não menos importante, cada empreendedor deve encontrar dentro de si um diferencial. Entende-se por diferencial algo que só ele (ou a empresa dele) é capaz de oferecer, ou de fazer melhor do que qualquer outro. É importante sempre analisar os pontos fortes e os pontos de melhoria da organização.
Colocando os pontos fortes em evidência, você consegue derrotar a concorrência por meio de suas próprias qualidades. Contudo, não se esqueça de procurar melhorar também aqueles pontos que não são o seu forte, mas que, com certeza, também impactam o seu meio.