Você não precisa ser dono de um império multinacional para se considerar empreendedor. Para isto, basta ter uma ideia de negócios promissora, e nem sempre é preciso muito para consegui-la. Sobretudo por conta das facilidades que a internet nos oferece, é possível empreender sem sequer sair de casa. Basta ter um computador e um celular.

A seguir, você confere 6 formas de empreender em casa. Inspire-se e encontre a opção que mais tem a ver com você:

  1. Aulas Virtuais

É possível compartilhar seus conhecimentos dando aulas, sem precisar ir a uma escola ou alugar uma sala. Basta uma boa câmera, e você consegue postar seus ensinamentos no Youtube, em outras redes sociais, e até mesmo por meio de videochamadas no Whatsapp.

Hoje em dia, há pessoas ensinando muitas coisas, não apenas as disciplinas tradicionais da escola, como Inglês ou Química. Você pode ensinar sua audiência a tocar um instrumento musical, cozinhar, gerir suas finanças pessoais, enfim, aquilo que você souber fazer. Você também pode complementar suas aulas com materiais de apoio postados num blog ou mesmo com a criação de e-books, que tal?

  1. Produção de conteúdo

A internet é mesmo bastante democrática, e você não precisa produzir apenas conteúdos educativos. Há pessoas ganhando dinheiro na internet criando cursos online, produzindo vídeos, podcasts, e-books, audiobooks e também lançando seus próprios aplicativos.

Nessa diversidade de plataformas, fala-se sobre basicamente qualquer assunto: desenvolvimento pessoal, games, moda, maquiagem, turismo, cultura, lifestyle, música, esportes, filmes, celebridades, política, enfim, tudo mesmo.

  1. E-commerce próprio & marketplaces

Outra forma de empreender sem sair de casa é comercializando itens que você pode fazer em sua casa. É o caso de doces, marmitas e artesanato, por exemplo. Se você tem algum desses talentos, pode divulgá-los por meio de uma loja virtual própria(e-commerce), marketplaces ou redes sociais. Se optar pelo ramo gastronômico, fique atento às questões sanitárias.

Há também a opção de revender produtos de lojas já consolidadas, ganhando comissões sobre as vendas. As plataformas cuidam de todas as questões de estoque e logística.

  1. Programas de afiliados

Ainda na questão de revenda, existem os programas de afiliados. Esse tipo de programa serve especificamente para a revenda de produtos digitais de outras pessoas, também recebendo uma comissão por cada venda. Um link exclusivo é atribuído a cada afiliado para administrar suas vendas.

Sem precisar criar nada, você só deve se preocupar com a divulgação do produto, o que pode ser feito por meio de mensagens, e-mails, blogs e redes sociais. Apenas certifique-se de que o produto que você vender seja adequado às audiências que você pretende atingir.

  1. Serviços autônomos

É possível empreender pela web aproveitando as suas habilidades profissionais. Você pode oferecer consultorias, como é o caso de advogados, programadores, corretores de seguros, contadores, analistas financeiros, arquitetos, enfim, profissionais que possam auxiliar seus clientes com os conhecimentos de suas áreas de atuação. A dica é construir um site informativo e atraente, facilmente encontrado nos sites de busca. Ressalte seu histórico e todas as suas habilidades para construir uma vasta carteira de clientes.

  1. Marketing

O campo do marketing, especificamente, tem ganhado muita força com o crescimento do ambiente digital. Há muitos profissionais de planejamento, redação, design, produção de vídeos e social media que tem prestado serviços a outras empresas em suas próprias residências.

Aliás, existem agências de marketing 100% digitais, funcionado apenas por meio de computadores e smartphones.

Como você pode perceber, não faltam formas de empreender sem sair de casa. Basta planejar suas atividades e encontrar um nicho que una seus talentos e suas paixões.