Empreender é o sonho de muita gente. A ideia de ser chefe de si mesmo, sem ter a quem dar ordens e tornar-se o proprietário de uma empresa é realmente atrativa. Além disso, a possibilidade de lucrar e prosperar financeiramente alimenta a criatividade e a ousadia de muitos brasileiros.
No entanto, a atividade empreendedora é muito mais do que ter uma ideia bacana de produto ou serviço. Ela exige muita disciplina, estudo e conhecimentos de diferentes áreas. Sem planejamento, qualquer empreendedor verá seu sonho fracassar ou ao menos encontrará muitas dificuldades que poderiam ser evitadas. A seguir, você confere os 10 erros mais comuns cometidos pelos empreendedores:
-
Contents
Viés da crença
Viés da crença é uma tendência bastante estudada pela psicologia que consiste basicamente em acreditar demais que algo dará certo e, por isso, desconsiderar todos os esforços que precisarão ser feitos. É a boa e velha empolgação excessiva.
Alguns empreendedores acreditam que suas ideias são tão maravilhosas que automaticamente já imaginam o quanto poderão lucrar com ela. O problema é que, antes do lucro, todo empresário precisa investir em seu negócio, o que demanda muito planejamento financeiro. Otimismo e motivação são muito importantes, desde que não tirem os seus pés do chão.
-
Sociedades complicadas
Se você optar por ser o único proprietário de um negócio, você não precisará convencer outras pessoas, o negócio é seu e pronto. No entanto, para quem deseja dividir a responsabilidade e somar competências, a saída são as sociedades.
Como cada pessoa tem diferentes expertises, construir uma sociedade pode ser uma boa ideia, mas também há o risco de enfrentar discussões e conflitos de ideias. Por isso, é essencial que a sociedade seja estabelecida por meio de um contrato, que defina a participação de cada sócio na empresa, a atribuição de funções e como ficará a sociedade se alguém resolver sair dela.
-
Perda de ânimo
Você se lembra daquela empolgação inicial do primeiro item? Pois é, o extremo oposto dela pode acontecer logo em seguida. Aquela ilusão de que rapidamente a empresa crescerá e gerará muito lucro cai por terra quando o empreendedor se depara com a correria do dia a dia, a dificuldade das negociações, as vendas abaixo do esperado, entre outras adversidades.
A questão é que esses obstáculos fazem parte da vida de qualquer empreendedor, principalmente no início das operações. A dica é ter paciência, resiliência e flexibilidade para corrigir os erros, aprender com as dificuldades e agir para que resultados melhores sejam alcançados.
-
Falta de olhar crítico sobre si mesmo
Toda pessoa neste planeta tem seus pontos fortes e seus pontos que ainda precisam ser mais desenvolvidos. Saber reconhecê-los é um gesto de humildade e de autoconhecimento. No empreendedorismo, é preciso colocar em prática todas as suas forças, pois a somatória delas impulsionará suas ações.
Quanto aos pontos em que você ainda não é tão habilidoso, há duas opções: desenvolver essa competência por meio de mentorias, coaching e cursos; ou construir parcerias com pessoas que tenham esse conhecimento que te falta.
-
Falta de pesquisas
Esse é talvez o mais grave dos erros desta lista. Empreendedores que tomam atitudes por deduções e opiniões pessoais quase sempre obtêm resultados negativos, pois se esquecem de que a sua opinião pode não ser a mesma de seu público. Aliás, você sabe quem é o seu público-alvo? Sabe qual é o melhor canal para estabelecer comunicação com ele? Conhece suas dores e desejos?
As pesquisas servem para que as empresas saibam mais sobre seus clientes e potenciais clientes. Além disso, é muito importante pesquisar também sobre seus fornecedores, concorrentes, possíveis parceiros e novas tecnologias que podem beneficiar o seu negócio. Obter informações e estar atento a tudo que se passa na economia e na cultura do seu país (focando em seu segmento, é claro) são tarefas diárias de todo empreendedor.
-
Desequilíbrio na hora de planejar
As pesquisas citadas no item anterior são apenas um dos muitos elementos que compõem um planejamento estratégico. Todas as ações de um empreendimento precisam ser muito bem planejadas. Marketing, comunicação, finanças, vendas, logística, tecnologia – todas essas áreas precisam que suas ações estejam integradas e sejam planejadas antes de serem colocadas em prática. Caso contrário, objetivo nenhum será alcançado.
No entanto, também é preciso ressaltar que há aqueles empreendedores (geralmente aqueles mais perfeccionistas) que planejam por meses, mas não tomam atitude. É preciso encontrar um equilíbrio: planejar as estratégias, mas sem se esquecer de colocá-las em prática.
-
Falta de autorresponsabilidade
Outro erro que os empreendedores podem cometer é não assumir a responsabilidade sobre suas ações. É claro que ninguém faz nada sozinho, e sempre há equipes de profissionais que sugerem ideias e apresentam argumentos aos chefes. No entanto, a última palavra é sempre do empreendedor. É ele o dono da mente estrategista que concebeu a empresa.
Portanto, se algo deu errado, não é ético atribuir culpa a terceiros, mas assumi-la, afinal de contas, o empreendedor é o responsável por todos os departamentos da empresa. Da mesma maneira, ele é quem mais obtém ganhos quando as estratégias são lucrativas, certo? Assim, é sempre necessário agir com autorresponsabilidade.
-
Estudos interrompidos
Alguns empreendedores têm a ideia de que, uma vez que sua empresa alcance resultados expressivos, não há mais nada a se aprender, apenas reproduzir as estratégias que deram certo. Pensar dessa maneira é um erro enorme. Aliás, se você pesquisar sobre as vidas dos grandes empresários do Brasil e do mundo, perceberá que eles nunca param ter ideias, de ler, de viajar, de aprimorar seus conhecimentos.
Assim, sempre é tempo de fazer um curso, um treinamento, uma leitura edificante. Ah, e tenha em mente que, além dos conhecimentos específicos da área das empresas, os empreendedores precisam desenvolver também as competências do empreendedorismo em si, como liderança, criatividade, inovação, gestão de pessoas, finanças etc.
-
Desvalorização do networking
Outro erro comum aos empreendedores é considerarem-se autossuficientes, especialmente depois que suas empresas já estão consolidadas. Esses profissionais esquecem-se de que ninguém chega a lugar algum sozinho. Ainda mais no empreendedorismo, toda empresa e toda pessoa tem conhecimentos a dar e receber – essa é a essência das parcerias.
Para que essas parcerias conduzam os negócios a um novo patamar de crescimento, é muito importante que os empresários sejam vistos e conhecidos. Isso se faz em eventos, cursos, redes sociais, entre outras plataformas de networking. Sempre é valioso conhecer alguém para trocar experiências e competências.
-
Negócios apenas por dinheiro
Todo mundo sabe que empreender, desde que com muita dedicação e planejamento, é uma possibilidade de prosperar financeiramente. Isso é maravilhoso e quase sempre está entre os fatores motivacionais de quem se aventura por esse estilo de vida.
No entanto, ter o dinheiro como a única motivação pode ser bastante perigoso. De nada adianta querer enriquecer em um nicho sobre o qual você não tem conhecimento ou interesse. Em contrapartida, aqueles que empreendem sobre atividades que amam, que conhecem e que acreditam que podem fazer a diferença nas vidas das pessoas estão muito mais próximos de obter sucesso, felicidade, realização e também prosperidade financeira.
Como é possível perceber, são várias as maneiras que um empreendedor tem para cometer equívocos. É claro que eles podem acontecer, já que ninguém é perfeito. No entanto, se você deseja ter sua própria empresa, atente-se para os itens acima e procure melhorar a cada dia, despertando a sua melhor versão, tanto pessoal quanto profissionalmente.