Que a internet tem revolucionado o mundo em todas as suas formas de fazer as pessoas interagirem, isso já é fato mais do que conhecido. No entanto, essa não é a única maneira que as novas tecnologias têm de modificar nossas relações.

Tem muita gente empreendendo na internet, que tem se mostrado como uma ótima vitrine para vender produtos (sejam eles físicos ou digitais). Além disso, por ser um meio democrático e mais barato do que a manutenção de uma loja física, a internet também representa uma valiosa forma de empreender.

O que é e-commerce?

O conceito de e-commerce gera alguma confusão, especialmente entre as pessoas que são novas na área. Ele pode simplesmente ser definido como uma relação comercial que ocorre na internet, ou seja, de negociação, compra e pagamento de produtos pela web.

Assim, o e-commerce inclui as lojas virtuais e os marketplaces, além das transações comerciais que são efetuadas por meio das redes sociais e do WhatsApp, por exemplo.

Essa modalidade de comércio tem adquirido muita força nos últimos anos, tanto no Brasil como em diversos países do mundo. Homens e mulheres de todas as idades têm utilizado a plataforma como meio de adquirir produtos. É fato que o público jovem tem uma relação mais íntima com a web, mas nem por isso ele é o único responsável pelo crescimento do e-commerce.

De acordo com o relatório NeoTrust, o e-commerce brasileiro cresceu 22,7% em 2019 em relação a 2018, obtendo um faturamento de R$ 75,1 bilhões.

Por que o e-commerce tem se tornado uma grande oportunidade de negócios?

São vários os motivos que explicam o porquê de o e-commerce ter atraído muita atenção e investimentos nos últimos tempos. Confira quais são:

  1. Comodidade

Em primeiro lugar, as empresas têm percebido que o consumidor gosta da internet pela comodidade: na web, ele pode pesquisar preços, obter informações, tirar dúvidas, fazer a compra e efetuar o pagamento sem sequer sair de casa.

Se antigamente era preciso andar pelas ruas do bairro ou pelo shopping center para encontrar o produto ideal – o que nem sempre acontecia, hoje em dia tudo é facilitado na web. Pelos mecanismos de busca, qualquer um está a poucos cliques de encontrar o produto que deseja e ainda procurar em diferentes lojas até encontrar aquela que tem o preço mais “camarada”. Em poucos dias, o produto será entregue em casa, com total comodidade.

  1. Pesquisas com credibilidade

Outro ponto importante é que, na internet, as pessoas podem checar a reputação das empresas, ler avaliações dos produtos feitas por quem já os comprou e até mesmo conversar com outros consumidores da marca para saber quais foram suas impressões.

  1. Confiança

Também é importante citar a questão da confiança. As certificações a que as lojas virtuais têm se submetido, além dos olhares atentos dos próprios consumidores, têm tornado a internet um ambiente bastante seguro e confiável. Ainda há quem tenha medo de mexer com dinheiro na web, ou aqueles que receiam um extravio de seus produtos, mas, em geral, esses riscos têm diminuído bastante.

  1. Diversidade de produtos

Outra grande vantagem do e-commerce é a “democracia”. São muitos os produtos que podem ser comercializados pela web, dispensando os gastos com lojas físicas. Livros, discos, equipamentos eletrônicos, roupas, alimentos, móveis, viagens, enfim, quase tudo pode ser encontrado em poucos cliques (ou toques, no caso dos smartphones).

Além disso, os produtos digitais também têm se popularizado pela internet. Há muitas pessoas vendendo seus e-books e cursos 100% online, o que também representa uma ótima possibilidade de negócios.

  1. Potencial de crescimento

Por fim, é importante ressaltar que, apesar dos ótimos resultados que o e-commerce tem obtido nos últimos anos, ele está longe de ter atingido sua capacidade máxima. Ainda há muitas pessoas que não têm fácil acesso à internet ou que ainda não adquiriram o hábito de comprar pela web.

À medida que a tecnologia avance e que essa mudança cultural se configure, portanto, os e-commerces ganharão cada vez mais força, e seus consumidores vão usufruir de todas as suas vantagens.

Como criar um e-commerce?

O e-commerce é uma possibilidade de negócios para basicamente qualquer pessoa: quem já possui uma loja física; quem já tem um produto, mas ainda não sabe como comercializá-lo, e até mesmo quem deseja começar a empreender do zero.

Para empreender por meio de um e-commerce, é só seguir os seis passos a seguir:

  1. Pesquise sobre o meio

A fase de pesquisas é essencial para identificar a viabilidade de qualquer negócio. Na internet, não é diferente. Você deve pesquisar se o seu nicho de mercado já existe na internet, se há muitos concorrentes a serem vencidos, quem é o seu público-alvo e se ele está presente na web, enfim, todos os questionamentos que permitam ao empreendedor identificar se um negócio na internet vale a pena.

Também é importante conhecer os hábitos de seu público-alvo na internet: ele já compra pela internet? Faz pesquisas nos mecanismos de busca? Utiliza redes sociais? Quais? Todas as respostas servirão para direcionar o funcionamento de seu e-commerce, bem como as ações de marketing e comunicação que você poderá realizar.

  1. Faça um plano de negócios

Essa história de que planos de negócios só são necessários para as grandes empresas é bobagem. Qualquer negócio, por menor que seja, precisa deixar bem definido o seu plano de negócios, respondendo às perguntas a seguir:

  • Quais produtos/serviços serão comercializados?
  • Qual é o público-alvo do negócio?
  • Quais serão os seus fornecedores?
  • Quais são os seus diferenciais em relação à concorrência? (afinal de contas, não vale a pena entrar num negócio para fazer o que todo mundo já faz, certo?)
  1. Pense na estrutura de seu negócio

Não é porque um e-commerce dispensa uma loja física que não há necessidade de definir os aspectos estruturais do negócio. Algumas questões que você precisará definir são:

  • Qual será a plataforma escolhida? Utilizará as redes sociais? Fará anúncios nos sites de busca?
  • Como será a sua rede de distribuição?
  • Quais serão os meios de pagamento?
  • Você contratará outros profissionais (vendedores, desenvolvedores, publicitários, contadores)?
  1. Faça testes

Será que o produto que você achava que seria o campeão de vendas teve mesmo o melhor desempenho? Seu público é exatamente aquele que você achou que seria? É possível pensar em outros produtos que possam ser vendidos? Quais estratégias de comunicação e marketing podem ser implantadas para potencializar o início do negócio e estimular o fluxo de caixa?

O início de um e-commerce é complicado, como em qualquer negócio, mas é também uma ótima fase para conhecer melhor o seu público, fazer testes e adequar suas estratégias. Ah, e lembre-se: reinvista tudo aquilo que ganhar nesse começo de negócio.

  1. Construa sua audiência

Há empresas que compram listas de e-mails e saem disparando suas ofertas a pessoas que nem sempre fazem parte do perfil desejado. É uma estratégia invasiva e pouco inteligente. Por isso, o ideal é gerar leads (potenciais clientes) de forma orgânica. Isso se faz com um trabalho de formiguinha de produção de conteúdo e engajamento com o público, sobretudo nos blogs e redes sociais. Depois, na medida em que você obter os dados cadastrais dessas pessoas, conseguirá enviar suas ofertas, sem ser invasivo.

  1. Construa relacionamentos e foque em fidelização

Depois que você construiu sua audiência e começou a fazer suas vendas, é preciso construir um relacionamento de confiança com seus clientes. É muito mais fácil e barato fidelizar um cliente para que ele compre novamente em seu negócio do que atrair novos compradores. Por isso, esteja sempre enviando sugestões e conteúdos aos seus clientes, não se esquecendo também de promover interação nas redes sociais.

Assim, você criará um grupo de defensores da sua marca que o auxiliarão a obter mercado, autoridade e boa reputação na web.

Agora que você já entende o que é um e-commerce, as vantagens de utilizá-lo como estratégia empreendedora e o passo a passo para iniciar um negócio na internet, é só arregaçar as mangas e mãos à obra!