A expressão B2B é uma abreviação de business-to-business e refere-se a empresas que fazem negócios com outras empresas. O cliente não é o consumidor final, como no caso de negócios B2C (business-to-customer ou de empresa para consumidor), e sim outras companhias que podem utilizar os produtos ou serviços em seu sistema de produção. Continue lendo para conhecer as principais vantagens de ter uma empresa nesse modelo.
Contents
O que é negócio B2B?
Resumidamente, uma empresa B2B é aquela que tem como clientes outras empresas, não trabalha com o consumidor final. Alguns exemplos são atacadistas que abastecem lojas de varejo e fornecedores de pneus que revendem para montadoras. O ponto crucial que deve ser compreendido é que numa transação B2B não existe um ponto de venda e sim a construção de um relacionamento.
Trata-se de um sistema de negociação de venda mais complexo porque conta com uma extensa cadeia de tomadores de decisão. Empresas do modelo B2C trabalham para convencer o consumidor final a comprar, no caso do B2B, é necessário convencer outras empresas a agregar seu produto ou serviço à sua rotina produtiva. Como isso afeta o preço final que a compradora oferecerá aos seus consumidores, precisa de um longo caminho de negociação.
Estruturação de uma empresa B2B
A estrutura de trabalho de uma companhia B2B é muito mais complexa do que a de um negócio B2C. Vender para outra empresa significa ter um cliente com expectativas bem diferentes daquelas dos consumidores finais. Tópicos, como preço mais competitivo e adaptabilidade a processos diversos, são muito mais relevantes nesse contexto.
O gestor de um empreendimento B2B precisa ter pleno conhecimento das necessidades e anseios dos seus clientes antes de fechar negócio. A relação ideal a ser estabelecida nesse tipo de negociação é muito mais de parceria do que compra e venda. Ressalto que um negócio B2B geralmente é bem mais lucrativo que um empreendimento B2C.
Quais são as vantagens do negócio B2B?
O modelo B2B vem se mostrando uma grande oportunidade para quem deseja empreender com escalabilidade, previsibilidade e rentabilidade. Abaixo vou apresentar as principais vantagens de optar por esse modelo.
1 – Construção de um relacionamento com os clientes
Por se tratar de uma venda com característica de fornecimento de matéria-prima ou afim, o negócio B2B oferece a possibilidade de construir um relacionamento em longo prazo com seus clientes. Dependendo da forma como o produto/serviço fornecido corrobora para o bom andamento da empresa que compra, pode se tornar uma alternativa sólida para mais tempo.
2 – Produto com mais valor agregado
O preço de produtos B2B é mais elevado em comparação com produtos B2C pelo fato de ter mais valor agregado. Geralmente, existe um trabalho de desenvolvimento mais elaborado por trás desses itens, com mais tecnologia para oferecer resultados mais positivos para a empresa que está comprando. Os produtos B2B têm a função de adicionar alguma característica ou benefício para a produção do fabricante.
3 – Estabilidade no sistema de vendas
Geralmente, empresas não exigem grandes mudanças na forma como são atendidas por seus fornecedores, então, um negócio que atua no sistema B2B tende a manter sua metodologia de trabalho estável. Empreendimentos B2C normalmente precisam passar por algumas mudanças no seu sistema de trabalho para atender às demandas dos seus clientes que se tornam mais exigentes.
4 – Rentabilidade previsível
A recorrência das vendas para um mesmo cliente faz com que o modelo B2B se torne mais previsível no tocante à rentabilidade, isso significa que o gestor tem mais facilidade para projetar seus ganhos e organizar as suas finanças. Outro ponto interessante é o fato de ter um ticket médio mais elevado, pelo fato de os clientes serem outras empresas, irão comprar mais quantidade por pedido.
5 – B2B é um negócio do futuro
Analistas de mercado definem o B2B como sendo o modelo de negócios do futuro, ou seja, companhias que trabalham com esse sistema provavelmente conseguirão se manter no mercado em médio e longo prazo. O atendimento das demandas de outras empresas abre mais chances de consolidação no mercado, de se manter competitivo.
Confira 5 dicas para ter um negócio B2B
O grande desafio de um negócio B2B é encontrar a melhor forma de abordar e conquistar um cliente, que é um comprador profissional. A empresa que está em busca de um determinado produto ou serviço tem muito bem delineado os critérios para escolher esse ou aquele fornecedor. A seguir vou apresentar 5 boas estratégias para se inserir com competitividade no mercado.
1 – Atendimento diferenciado
Um negócio B2B deve ter um atendimento focado em conhecer as demandas dos seus clientes, saber exatamente o que a empresa compradora precisa contribui para moldar seus produtos ou serviços para um atendimento mais assertivo. Fidelização é o que permite tornar a rentabilidade previsível.
2 – Otimize o processo de vendas
O processo de negociação entre duas empresas tende a ser mais complexo, no entanto, é essencial que a companhia fornecedora otimize seus processos para evitar a perda do cliente. Oferecer canais alternativos de contato é uma excelente estratégia.
3 – Constante atualização
Um dos principais objetivos de uma empresa B2B deve ser oferecer aos seus clientes o que há de melhor para agregar ao processo produtivo deles. Dessa forma, é necessário estabelecer um sistema de constante atualização de parque tecnológico e adaptação às novidades.
4 – Invista em marketing digital
Como mencionei, um negócio B2B precisa convencer um comprador profissional a adquirir o produto ou serviço em questão e ter o apoio de uma estratégia de marketing digital é crucial para efetivar a fidelização. Conteúdos de formatos variados contribuirão para apresentar os diferenciais do que sua empresa oferece, garantindo o início de uma relação que pode se tornar duradoura.
5 – Sistema de avaliação
Para fechar a lista de estratégias para ter bons resultados no mercado B2B, recomendo que seu empreendimento adote um sistema de avaliação em que as empresas compradoras possam emitir opinião a respeito dos produtos/serviços e do atendimento. Ouvir e assimilar o que os clientes têm a dizer faz toda a diferença para que um empreendimento seja bem sucedido.
O modelo de negócio B2B é um modelo focado no futuro que pode ter uma série de vantagens.