Precisa estruturar o seu plano de negócios, mas não sabe por onde começar? A dica é conhecer o Modelo Canvas, também chamado de Business Model Canvas (BMC), que consiste em montar um mapa visual do empreendimento. Essa metodologia se tornou uma das mais utilizadas por empresários que estão debutando no mercado por ajudar a prever cenários com oportunidades e barreiras. Continue lendo para entender um pouco melhor sobre o Canvas.

O que é o Modelo Canvas?

Canvas é uma ferramenta de planejamento que contribui para o desenvolvimento de um negócio iniciante ou já inserido no mercado. Na prática, é um mapa visual que possui nove blocos:

  • Proposta de valor da empresa;
  • Segmento de clientes;
  • Os canais;
  • Relacionamento com clientes;
  • Atividade-chave;
  • Recursos principais;
  • Parcerias principais;
  • Fontes de receita;
  • Estrutura de custos.

A palavra canvas pode ser traduzida como tela, os blocos mencionados acima são dispostos como num quadro, de forma que é intuitivamente visual trabalhar com esses dados. Através dessa metodologia, é possível compreender a lógica de geração de valor do seu modelo de negócios e conhecer mais profundamente quem é o seu público-alvo. Recomendo que, antes de iniciar a estruturação do seu plano de negócios, o empresário já tenha o seu Canvas pronto.

Plano de negócios: 10 dicas de como usar o modelo Canvas

O Modelo Canvas pode ser usado para a estruturação do seu plano de negócios em um âmbito visual. Essa ferramenta facilita a exposição dos tópicos base para a consolidação de um empreendimento no mercado. Em uma reunião em que seja necessário explicar para seus colaboradores os objetivos da empresa, é mais válido usar esse método. A seguir vou apresentar 10 dicas de como fazer a estruturação usando o Modelo Canvas.

1 – Defina como montará seu quadro

Antes de partirmos para as questões que compõem os blocos do Canvas, é necessário definir se a estrutura será montada fisicamente em um quadro com post-its ou em um quadro digital. Há softwares e modelos de Canvas online disponíveis para quem desejar uma abordagem digital. Os blocos que compõem modelo devem ser distribuídos entre quatro questões centrais da seguinte forma:

Como?

  • Parcerias principais
  • Atividades principais
  • Recursos principais

O que?

  • Proposta de valor

Para quem?

  • Relacionamentos com clientes
  • Segmento de clientes
  • Canais

Quanto?

  • Estrutura de custos
  • Fontes de receitas.

2 – Determine quem é o seu público-alvo

A estruturação de um plano de negócios depende de uma leitura correta de quem é o público-alvo daquela empresa. Se houver um posicionamento voltado para um público pouco assertivo, a companhia não terá o retorno esperado.

O ideal é que, antes de começar as atividades empreendedoras, seja realizado um estudo do perfil das pessoas que consomem o produto ou serviço em questão com o cuidado de se atentar para qual nicho dentro desse público amplo tem mais afinidade com a sua companhia em particular.

3 – Por que os clientes escolherão minha empresa? (Proposta de valor)

O segundo ponto essencial para montar o Modelo Canvas, estruturando seu plano de negócios, consiste em determinar qual a proposta de valor do seu negócio, ou seja, o motivo pelo qual os consumidores deixarão de comprar da concorrência para comprar da sua empresa.

Para facilitar o entendimento, recomendo que o empresário responda a seguinte questão: “Como sua empresa atende à necessidade do consumidor?”. Basicamente, se trata de considerar como a companhia supre mais satisfatoriamente os desejos do seu público. Ressalto que pode ou não ser uma proposta inovadora, o mais importante é que atenda a demanda com mais satisfação.

4 – Estruture o caminho da empresa até os clientes (Canais)

Um bom plano de negócios precisa definir quais são os caminhos utilizados para alcançar os clientes, isto é, os canais através dos quais será possível iniciar um contato assertivo. Para ter um bom plano de comunicação junto aos seus clientes é essencial saber exatamente quem é o seu público-alvo e onde ele está.

5 – Fidelização dos clientes

Ao fazer um planejamento organizado com o Modelo Canvas, o empreendedor consegue determinar quais são as formas de fidelizar seus clientes. Não basta apenas conquistá-los para uma primeira compra, o trabalho terá sido realizado com eficácia se eles retornarem. Responda: “Como sua empresa fará com que os clientes queiram comprar novamente?”.

6 – Determine as fontes de receitas

Para trabalhar de maneira inteligente com a base de clientes formada para a sua marca, é necessário considerar diferentes fontes de receitas. Hoje em dia, muitas empresas possuem em seu mix de possibilidades assinaturas de produtos e serviços, espaços para anúncios, aluguéis, entre outros. A consolidação fica mais próxima quanto mais fontes de entrada de recursos existem.

7 – Defina quais são os recursos principais

Ter capital de investimento permite que uma empresa trabalhe com mais tranquilidade para se tornar uma marca sólida. O empresário precisa conhecer com clareza quais são os recursos principais que possui para iniciar as suas atividades. Se houver poucos recursos, esse é o momento de pensar em estratégias para que tal fato não mantenha a companhia estagnada.

8 – Estruture as atividades-chave

Entende-se por atividade-chave aquela que permite ao negócio alcançar o sucesso em seu mercado. Dependendo da forma como a companhia se posiciona diante do seu público e dos anseios do mesmo, conta com algumas atividades-chave que precisam ser realizadas. Se a qualidade do produto for o grande diferencial do negócio, é válido investir na melhoria contínua do processo produtivo, por exemplo.

9 – Saiba quem são os principais parceiros da sua empresa

Contar com fornecedores e empresas parceiras contribui para ter uma sistemática de trabalho mais saudável, garantindo a presença em longo prazo no mercado. O empreendedor deve observar quais são as áreas em que precisará de parceria e estudar quais são as melhores alternativas. O Modelo Canvas permite montar um plano de negócios voltado para responder às principais questões.

10 – Estruturação dos custos

Para finalizar o desenho do quadro do Modelo Canvas, é necessário estruturar os custos da empresa, somente através de um planejamento focado em detalhes dessa área será possível garantir um ritmo fluido de trabalho. Defina quais são os custos mais relevantes para manter a operacionalidade da empresa, saiba quais são os recursos de custo mais alto e quais são as atividades mais caras para a companhia.

Com essas dicas de como montar um plano de negócios com o Modelo Canvas será mais fácil planejar uma trajetória de sucesso no mercado!