O método conhecido como as 5 Forças de Porter teve origem em um artigo publicado pelo professor de estratégia e competitividade da Harvard Business School, Michael Porter, em 1979. O objetivo do texto era auxiliar as empresas a analisarem o mercado em que estavam inseridas, encontrando soluções pertinentes para se posicionarem com mais assertividade, aproveitando as oportunidades e contornando as ameaças.

O que são as 5 Forças de Porter?

A competitividade está cada vez mais acirrada no universo corporativo, independentemente do segmento de atuação das empresas. O surgimento e consolidação do e-commerce encurtou a distância entre os consumidores e os mais variados produtos e produtores. Dessa forma, é possível comprar de uma empresa de outra cidade, estado ou país, algo que ampliou o alcance da concorrência. Conseguir se estabelecer e encontrar caminhos para não sucumbir aos concorrentes é essencial no meio empresarial.

As 5 Forças de Porter permitem organizar uma avaliação consistente dos motivos que fazem com que uma companhia não se destaque tanto diante de suas concorrentes. O momento ideal para utilizar esse método é quando se tem a percepção de que a organização não está conseguindo plenitude no atendimento das necessidades de seus consumidores e nem na competição com os concorrentes.

Quais são as 5 Forças de Porter?

A seguir, vou apresentar com detalhes os 5 elementos que Michael Porter recomendou para uma análise do mercado e estruturação do potencial competitivo de uma empresa. Lembre-se de que a mudança de um desses elementos exige uma nova avaliação do cenário corporativo, pois leva a um reposicionamento das bases para se manter no mercado.

1 – Rivalidade entre os concorrentes

Se há um número significativo de empresas disputando os mesmos clientes, é natural que a concorrência adquira ares de rivalidade. Há diversos casos em que essa rivalidade ultrapassa a mera competição de preços, seguindo para estratégias de marketing, ampliação e modernização da capacidade produtiva, entre outras ações.

Quanto menor for o mercado e mais marcas existirem competindo pelos consumidores, mais rivalidade se formará. Em mercados maiores e com menos companhias inseridas, a rivalidade tende a ser menor.

2 – Ameaça gerada por novos produtos/serviços

O surgimento de novos produtos e serviços pode representar uma ameaça para as empresas conforme se constituírem em novidades com capacidade de substituição dos itens antigos com mais funcionalidades e preços mais em conta.

O maior número de empresas com capacidade de oferecer produtos/serviços com uma relação custo e benefício mais interessante ao bolso dos consumidores pode significar disrupções nos mercados, levando muitos empreendimentos a perderem seu poder de competitividade. A ameaça está na incapacidade de acompanhar o ritmo e o modelo produtivo dessas organizações.

3 – Poder de barganha dos fornecedores

Uma companhia que possui um número limitado de fornecedores se vê diante de um cenário pouco favorável a negociações de condições e prazos de pagamento. Ao contrário, uma empresa que possui uma extensa lista de opções consegue chegar a um acordo mais interessante para o seu orçamento, haja vista que os fornecedores reconhecem a ameaça de perder os seus clientes. Ninguém quer perder vendas, porém, ao deixar o poder de barganha na mão dos seus fornecedores, sua organização abre brechas para a estruturação de negociações ruins.  

4 – Ameaça de novos concorrentes

A chegada de um novo concorrente deve ser sempre analisada com cuidado, pois pode representar perda de uma fatia do mercado que já havia sido conquistada. Alguns setores, como o de varejo, por exemplo, vivem cotidianamente a realidade da inserção de novos concorrentes.

Os gestores devem iniciar olhando para seu próprio empreendimento, tentando detectar quais são as características que fazem dele insuperável pela concorrência. O preço, qualidade ou sistema de entrega eficiente tornam a sua marca a melhor escolha indiscutivelmente? Quando uma nova marca chega ao mercado é interessante reavaliar esses pontos para entender como se manter nessa posição inabalável.

5 – Poder de barganha dos clientes

Os clientes, assim como os fornecedores, podem ter influência na rentabilidade das empresas se tiverem poder de barganhar os preços. Em um mercado em que há muitas marcas competindo pela atenção dos consumidores, esse poder de barganha é maior. Já quando não há muitas opções de empresas oferecendo os produtos/serviços e os consumidores necessitam dos mesmos, o poder de barganha diminui.

Contudo, independentemente do cenário, essa é uma relação que se mantém de certa forma equilibrada já que as duas partes possuem interdependência. Os consumidores precisam que as empresas produzam e as companhias precisam vender para se manter operando.

Como aplicar as 5 Forças de Porter?

O próprio Michael Porter definiu as estratégias a serem seguidas para que fosse possível aplicar as 5 forças da competitividade nas empresas. Três conceitos são básicos para conseguir extrair o melhor dessa metodologia: diferenciação, foco e controle sobre os custos. Abaixo vou explicar cada um dos tópicos.

Diferenciação

Ao longo da apresentação das 5 Forças de Porter, mencionei algumas vezes a importância de ter um negócio bem estruturado e calcado em diferenciais que tornem a sua marca a primeira escolha.

É exatamente disso que esse tópico trata, de desenvolver diferenciais capazes de manter a sua marca altamente competitiva em seu mercado. Para isso, a empresa deverá estar disposta a modernizar sua metodologia de atuação, bem como se manter pesquisando as novas demandas do seu público consumidor.

Foco

Toda empresa deve ter seu foco de atuação muito bem definido desde o seu primeiro dia no mercado, ou seja, conhecer seu público-alvo, conhecer seu segmento, os indicadores de crescimento, estabelecer metas e objetivos alinhados com a realidade. Trabalhar sem foco é como entrar no mercado com uma venda nos olhos.

Controle sobre os custos

O controle dos custos é imprescindível para manter a sua empresa operando de maneira sustentável no mercado. É crucial que sua companhia tenha um planejamento financeiro de médio e longo prazo, identificando oportunidades para se tornar mais rentável. Conseguir manter os custos sob controle influencia na formação de preço e inserção mais competitiva no mercado.

As 5 Forças de Porter representam uma oportunidade para fazer uma análise estratégica do mercado, encontrando soluções mais pertinentes para um posicionamento mais assertivo.