A gratidão é uma emoção e uma manifestação de agradecimento e reconhecimento por tudo aquilo que a vida nos proporciona. Se só te fossem concedidos hoje os itens pelos quais você agradeceu nesta manhã, o que você teria?

Muitas vezes, não nos damos conta do quanto recebemos. Com certeza, temos muito a agradecer.

A gratidão é um sentimento importante, já que a sua manifestação comunica o universo de que estamos agradecidos pelo que recebemos e que estamos aptos a receber novas energias positivas. Neste artigo, você confere uma prática especial para a meditação da gratidão.

Preparação

Para realizar a meditação, encontre um ambiente calmo e tranquilo, em que você não seja interrompido pelos próximos minutos. Coloque a temperatura e a luminosidade do local em níveis confortáveis para você.

Sente-se numa posição confortável, com a coluna ereta. Faça algumas respirações mais lentas e mais profundas. Elas ajudarão a sua mente a entrar num estado de mais tranquilidade, além de permitir que você foque sua atenção no momento presente.

Relaxe corpo e mente, deixando as suas preocupações de lado pelos próximos momentos. O objetivo desta meditação é que você reconheça a importância e sinta a energia da gratidão. É o momento de focar em tudo aquilo que você já é, já possui e já conquistou.

A energia da gratidão

Ao manifestar gratidão, você se abre para receber mais energias positivas. Esse sentimento modifica sua mente em âmbito psicológico, bioquímico e quântico. Quando praticada diariamente, a gratidão permite que uma realidade ainda melhor se concretize. As energias que emitimos são as energias que atraímos.

A atenção é uma energia que você tem o poder de direcionar. Em que você tem direcionado a sua atenção: na falta e na reclamação, ou no agradecimento? A emissão vibracional da gratidão permite que você atraia pessoas e circunstâncias extremamente positivas para sua vida.

Foque no presente. Aliás, não é por acaso que o momento presente tem esse nome. Ele é de fato um presente, desde que saibamos conduzir nossos pensamentos, sentimentos e hábitos positivamente.

Motivos para agradecer: corpo e mente

Respire de forma lenta e profunda, mantendo a tranquilidade. Mentalize todos os motivos pelos quais você pode agradecer: sua saúde física, sua saúde mental, o teto que te cobre, o alimento que te nutre, a roupa que te veste, o veículo que te leva a diferentes lugares, o estudo que te abre portas, o emprego que permite que você realize seus sonhos.

Agradeça por seu corpo. Cada célula, cada tecido e cada órgão estão, neste momento, trabalhando de forma harmônica para que você possa viver em plenitude. Nosso corpo é um templo que funciona de forma orquestrada para a manutenção da vida. É por meio dele que sentimos e recebemos as energias do universo que nos cerca. É por meio dele que também lutamos por nossos objetivos e construímos a realidade que desejamos.

Agradeça também por sua mente. Cada emoção, sentimento, criação e raciocínio que você possui permitem que você tome as decisões certas. Seja grato pela força de sua mente, pois é ela que te aproxima de seus objetivos e de sua felicidade.

Pessoas que fazem parte de nossas vidas

Além disso, reflita também sobre todas as pessoas que estão ou que já passaram por sua vida. Pense em seus familiares, em todo o amor que já recebeu deles, em todos os ensinamentos que foram compartilhados com você desde a sua infância e em toda a ajuda te foi concedida nos momentos mais difíceis.

Lembre-se também dos amigos, que nada mais são do que a família que nós mesmos escolhemos. Reflita sobre os bons momentos vividos juntos, as manifestações de carinho, a ajuda mútua nos momentos difíceis, as risadas, os abraços. Pense nos amigos da infância, da escola, do trabalho, do bairro.

Todas essas pessoas foram atraídas pela sua energia e, com certeza, não entraram em sua vida sem um propósito. Da mesma maneira, agradeça por você também participar da vida delas.

Pessoas que já partiram

Manifeste sua gratidão também por aqueles que já partiram e não estão mais presentes fisicamente aqui na Terra. Resgate as memórias valiosas. Lembre-se do tempo de qualidade que passaram juntos. Agradeça por essas pessoas que fizeram parte de sua vida e que tanto contribuíram para que você se tornasse o que é hoje.

Todos nós oferecemos aquilo que possuímos. Agradeça por todo o amor e sabedoria que você já recebeu em sua vida. Agradeça também por ter a oportunidade de retransmitir ao universo esse amor e essa sabedoria, construindo uma corrente de positividade.

Momentos de felicidade e experiências de aprendizado

Seja grato por todos os momentos que você já viveu. Os momentos felizes fizeram você perceber que viver vale a pena, que a vida é um milagre, e que você tem muito a agradecer.

Seja grato também pelos momentos difíceis e pelos erros que você cometeu. É nos problemas que desenvolvemos nossas maiores qualidades: resiliência, determinação, paciência, inteligência, criatividade e equilíbrio emocional. Pense que os erros nunca foram fatores definitivos, mas apenas degraus na escada da felicidade.

Quantos ensinamentos e lições você recebeu da vida por ter errado? Talvez, se tudo tivesse dado certo, você não teria evoluído tanto em sua jornada do desenvolvimento pessoal. Portanto, confie no fato de que tudo o que te acontece tem um propósito. Sem obstáculos, você não evolui.

Seja grato, inclusive, pelas pessoas que, de alguma maneira, tiveram atitudes negativas com você. Elas te ensinaram como não ser. Mesmo as experiências que consideramos muito ruins na hora em que foram vividas podem ser ressignificadas em aprendizado e maturidade. Tudo depende do seu ponto de vista, ou seja, de onde você deposita a sua atenção. Seja grato também por essa incrível capacidade de cura.

Grandes sonhos e pequenas vitórias

Manifeste gratidão por sua capacidade de sonhar. É ela que faz a roda da vida movimentar-se. É ela que te coloca na posição de autor de sua própria história. Agradeça por essa incrível habilidade de sonhar, planejar, estabelecer metas e objetivos. Sem isso, não há motivação, e nós não saímos do lugar.

No entanto, lembre-se de agradecer também pelas pequenas vitórias diárias. A beleza da vida está muito mais na trajetória do que na linha de chegada. Portanto, celebre e seja grato por cada experiência, por simples que seja. Não projete sua felicidade para um momento futuro. Observe a felicidade que existe no agora.

A natureza ao redor

Agradeça pela natureza de nosso planeta. Faz bem pensar que estamos num universo que nos dá tudo de que precisamos para viver. Faz bem pensar que cada espécie que habita este planeta faz parte de uma rede de total equilíbrio.

Você faz parte desta rede, sinta-se acolhido pela natureza que te cerca. Agradeça pelo calor do sol, pelo canto dos pássaros, pelo ar que você respira, pela água que bebe. Cada um desses elementos é uma poderosa fonte de energia para a humanidade.

Atenção plena nos motivos para agradecer

Por fim, jamais deseje a vida de outras pessoas. Cada indivíduo sabe a dor e a felicidade de ser quem é.  Sonhe por você e pelas pessoas que você ama, sem cobiçar o que não te pertence. Emane uma energia de sonhos e de motivação, mas nunca de inveja.

Respire de forma lenta e profunda, sentindo toda a energia poderosa da gratidão. Agradecer diariamente é um exercício que modifica nossos padrões cerebrais. A gratidão nos faz perceber que a vida é melhor do que imaginamos. Ela produz em nós uma sensação de positividade, otimismo e bem-estar.

Em contrapartida, a reclamação constante ocorre quando canalizamos nossa atenção naquilo que nos falta, mais do que naquilo que já possuímos. Ela produz ansiedade, depressão, tristeza, raiva, arrependimento, inveja, e outros sentimentos negativos. Que essa prática meditativa tenha contribuído para que você tenha modificado seu mindset, percebendo que você tem muito mais a agradecer do que a pedir.

Se desejar, ao concluir esta meditação, escreva todos os motivos que você tem para agradecer. Colocar as coisas no papel tem um poder incrível de ampliar a nossa percepção.

Mantenha esse estado vibracional de gratidão. Sinta toda a positividade da energia que o agradecimento pelo milagre da vida produz em seu ser. Sinta o flow da gratidão, obtido em cada memória positiva e em cada respiração profunda.

Por fim, não se esqueça de fazer da gratidão uma prática diária. Ela é transformadora quando se torna um hábito. Fique em paz!